Buscar

Resenha crítica do documentário- Muito Além do Peso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha crítica do documentário: Muito Além do Peso
 O documentário “Muito Além do Peso” aborda a questão da obesidade infantil e fatores relacionados ao ganho de peso e suas consequências. Estudos mostram que a taxa de crianças obesas vem crescendo não só no Brasil, como no mundo todo, trazendo consigo consequências desastrosas. 	
 Nem sempre é culpa dos pais seus filhos consumirem tantos alimentos industrializados, pois, o ambiente que vivemos hoje em dia não torna tão favorável, na maioria dos casos, o consumo a uma boa alimentação e a prática de atividades físicas. Seja por condições financeiras, segurança ou a correria do dia a dia no mundo moderno. Por exemplo, uma família que não possui uma vida financeira tão boa, que não pode ter o privilégio de escolher os alimentos mais saudáveis e certos para consumo, obviamente vai optar por aquele que é mais rentável e que faz parte da indústria de alimentos prontos, ou seja, os alimentos industrializados.
 No Brasil 33,5 das crianças sofrem de obesidade ou sobrepeso, muitas dessas crianças viram obesas, na maioria das vezes, por ter sofrido algum tipo de trauma emocional, como foi relatado no documentário, por exemplo: O caso menino chamado Leo, de 9 anos com colesterol alto e cansaço nas pernas; aos 3 anos de idade ficou muito abalado com a separação dos pais e acabou desenvolvendo ansiedade, de acordo com o medico que atende o menino, como ele não podia falar e argumenta sobre a situação por ser muito novo, seu sistema nervoso fez com que ele recorresse a comida como forma de suprir todo o emocional que sentia. Os fatores que levam a obesidade infantil são: desmame precoce; excesso de consumo de alimentos industrializados; sedentarismo; estilo de vida; nível socioeconômico e publicidade infantil.
 O longa faz uma análise da obesidade infantil principalmente no Brasil, mas também amplia a discussão para o âmbito internacional, mostrando como esta doença é tratada em diferentes lugares, abordando a falta de informação por parte dos pais, as propagandas prejudiciais e a predisposição da nova geração para a obesidade.
 Segundo o documentário medidas conjuntas são necessárias para o combate a obesidade infantil, como, reeducação alimentar do grupo familiar, pois, o hbito saudável tem que estar presente no cotidiano da família e na escola. É preciso também que se cuide da alimentação das crianças desde o primeiro ano de vida, para garantir que elas cresçam saudáveis, com disposição, livre de doenças e com qualidade de vida, assim iremos garantir um futuro melhor para todas as crianças.

Outros materiais