Buscar

Resolução do Caso (N1)

Prévia do material em texto

PÓS-GRADUAÇÃO
 PSICOPEDAGOGIA
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E IMPLICAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM
Nome: Priscila Oliveira Teixeira
 Matrícula: 2022300927
 No caso em questão a Psicopedagoga Andreia, depois que foi solicitada pela professora regente para ajudar com cinco alunos do 1º ano do ensino fundamental no qual apresentam dificuldades de aprendizagem cognitiva na leitura, escrita e matemática. Após ter realizado os primeiros passos onde procurou conhecer os alunos através do relatório feito pela professora, realizou uma anamnese com os pais dos alunos afim de conhecer mais sobre a vida das crianças e suas relações familiares. Devemos lembrar que a psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola e o contexto sócio-histórico (ABPP, 2011, p.1). 
Tento em vista a idade das crianças uma mediação individual inicialmente pode ser de grande valia quando utilizado a ludicidade como um instrumento para intervenção, podendo ser aplicado os objetivos que trabalham leitura, escrita, raciocínio lógico, memória e criatividade, dentro outras. O psicopedagogo ao utilizar da criatividade numa perspectiva dinâmica e lúdica, proporcionará meios eficazes para trabalhar a dificuldade do sujeito, orientando a professora a aderir uma nova maneira de planos de aula, através dos jogos.
Segundo Vygotsky (1935 apud ROJO, 1997, p. 51), para que seja eficaz a aprendizagem é importante que:
[...] a escrita deve ser “relevante à vida” [...], deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínseca deve ser despertada nelas e a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como um hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem [...]
Os jogos lúdicos manifestam benefícios quanto a aprendizagem da criança, o qual busca desenvolver seu pensamento e sua capacidade de compreensão ao seu redor, os ambientes de aprendizagem devem ser desenhados para proporcionar a construção do conhecimento e o ensinar deve ser mais do que despejar informações nas cabeças dos alunos sem que faça relação com sua realidade. Todo aprendizado quando relacionado ao seu convívio social é mais fácil e prazeroso para o indivíduo. 
REFERENCIAS
ABPP. Código de Ética da Psicopedagogia. 2011. Disponível em: http://www.abpp.com.br/wp-content/Código-de-Ética-última-revisão-Simpósio.pdf. Acesso em: 18 janeiro 2023.
ROJO, R. H. R. Garantindo a todos o direito de aprender: uma visão socioconstrutivista da aprendizagem de linguagem escrita no Ensino Básico. Ideias. São Paulo: FDE, v.28, pp.37-58, 1997.
SILVA, Benedita do C. M. A importância do lúdico na educação infantil. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-ludico-na-educacao-infantil.htm#indice_18. Acesso em 20 de janeiro 2023.

Continue navegando