Buscar

COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO EMPRESARIAL - trilha 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO EMPRESARIAL 
Pensamento estratégico organizacional: origens, evolução e principais influências.
A inovação é considerada um fator fundamental para o desempenho das empresas. O desenvolvimento de novas tecnologias, métodos, produtos, formas de se relacionar e de trabalhar necessitam de muitas transformações.
Existem diversas etapas entre uma invenção e o consumidor final, a inovação de um produto ou serviço seja novo ou aprimorado dentro na organização antes da disponibilização ao mercado ou do uso comercial exige o envolvimento de diversas áreas. Exemplificando, se uma empresa irá inovar em um produto terá que envolver os departamentos de produção, logística, compras, entre outros, ou ainda, se a inovação foi em um novo serviço poderá ter que envolver as áreas de desenvolvimento, tecnologia da informação, sistemas, jurídico, etc. 
Tendo como exemplo, um produto tecnologicamente novo, não precisa ser necessariamente criado do zero, podendo ser algo aperfeiçoado ou renovado, cujas características diferem de todos os produtos previamente produzidos pela empresa. Um produto pode ser melhorado, para se obter um melhor desempenho ou um menor custo. 
Atualmente podemos observar que para atingir o mercado o processo de inovação se inicia pelo conhecimento, pela criatividade e pela efetiva implementação, neste processo deve-se envolver a busca, a descoberta, o desenvolvimento, a melhoria, a adesão de novos processos, procedimentos, produtos e estruturas organizacionais. 
Os estudam mostraram que as empresas consideraras inovadoras tendem a ter um aumento nas taxas de crescimento e nas vendas maior do que de empresas não inovadoras. Investir em inovação melhora não apenas a concorrência entre empresas, mas traz benefícios para todo o país. Com empresas inovadoras, países como o Brasil podem reduzir competividade com o mercado global, aumentando a riqueza interna, sendo assim investir em inovação também é investir no crescimento da economia com vistas ao desenvolvimento social.
Além disso, o texto também apresentou que que a inovação contribui significativamente para o desempenho geral de venda, produtividade (medida pela relação de vendas por colaborador) e crescimento do nível de emprego. Sendo assim, podemos observar que a inovação tem boa interferência para o ambiente externo e interno das organizações.
 
Na contemporaneidade investir em inovação é um desafio para empresas de todo o mundo. Empresas que inovam mais, crescem mais. Também é preciso manter as empresas atualizadas com as novas tecnologias e tendências para que seja possível desenvolver melhores produtos, reduzir custos, melhorar processos, aumentar a produtividade, amplificar a competividade, tornar o ambiente de trabalho mais seguro e melhorar a relação com clientes e colaboradores, aumentando o lucro e os benefícios sociais. 
No meu ambiente de trabalho posso observar que os processos e melhorias acontecem constantemente. Dentro do Banco as inovações podem ocorrer desde a atualização ou troca de um sistema, até a mudança ou encerramento da prestação de serviço para determinada atividade ou público. As inovações são determinadas de acordo com a estratégia organizacional que é definida por um grupo de diretores. Acredito ser um benefício trabalhar em uma empresa disposta ao aperfeiçoamento constante, pois é possível observar os resultados a curto e/ou longo prazo.

Continue navegando