Buscar

relatorio gestão escolar

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
MAIANE SIMPLICIO DOS SANTOS, 1323733, 2016/02.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO 
EDUCACIONAL
CURITIBA 
2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
MAIANE SIMPLICIO DOS SANTOS, 1323733, 2016/02.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de estágio Supervisionado- gestão educacional: apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
 
CURITIBA
 2019
SUMÁRIO
1-Introdução------------------------------------------------------------------------------------04
2- A escola estagiada------------------------------------------------------------------------05
2.1-Identificação da escola/instituição estagiada----------------------------------05
3-Concepção pedagógica da escola/instituição------------------------------------05
4-Descrição e analise reflexiva das atividades de estágio supervisionado---------------------------------------------------------------------------------------------------------06
5-Caracterização estrutural----------------------------------------------------------------06 
6-Caracterização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada-----------------------------------------------------------------------------------------07
6.1-A formação continuada----------------------------------------------------------------07
6.2-Reuniões com os pais--------------------------------------------------------------07,08
7-Plano de ação -------------------------------------------------------------------------------09
8-Considerações finais ---------------------------------------------------------------------10
9-Referências-----------------------------------------------------------------------------------10
10-Anexos-------------------------------------------------------------------------------11,12,13
1- Introdução
O estagio teve como objetivo de observar e participar nas atividades do ambiente de gestão escolar, dentro das praticas oferecidas na escola, oferece a compreensão da realidade escolar, articulando conhecimentos ,habilidades e possibilitando a investigação de projetos escolares.
Este relatório apresenta o processo de realização do estágio supervisionado gestão educacional foi realizado pela aluna Maiane Simplicio dos Santos no período de 21/052019 á 28/05/2019 no Centro Municipal de Educação Infantil Enedina Strapasson Colla. 
O estágio em Gestão Escolar possibilita o contato com um setor que, por vezes, se encontra mais fechado ou de difícil acesso por ser um trabalho burocrático e bastante específico.
 Ele ainda proporciona ao estagiários uma visão mais ampla da dinâmica escolar, de seus aspectos legais, da rotina burocrática, da tomada de decisões, de uma aproximação com as orientações advindas dos seguimentos superiores aos quais as escolas estão submetidas.
Durante este estagio pude vivenciar diferentes práticas e formas de trabalho com as crianças, além de entender um pouco do trabalho docente.
	 A metodologia adotada durante o estágio foi descritiva e participativa, os itens que serão trabalhados no relatório são: dados da instituição, descrição do espaço físico, perfil dos profissionais, entrevista com a coordenadora da instituição, vídeo aulas.
2-A escola estagiada
2.1- Identificação da escola estagiada
O estagio de gestão educacional foi realizado Centro Municipal de Educação Infantil Enedina Strapasson Colla. Que está localizado na Rua Osvaldo Cruz, no bairro Alvorada CEP 85508-038 na cidade de Pato Branco no estado do Paraná, para contato 32206053 ou através do e-mail enedinacolla@patobranco.pr.gov.br. O horário de atendimento da escola é 07h30min, totalizando 11horas diárias e 11 meses no ano letivo.
O CMEI iniciou sua construção no ano de 2010, sendo um projeto do governo Federal em conjunto com o governo municipal. Devido á fata de vagas no bairro alvorada e aos arredores, as famílias se deslocavam a outros CMEIS, distantes do bairro, a procura de vagas, ou seja, sua criação foi uma reivindicação dos moradores do bairro. O CMEI tem capacidade para pouco mais de 200 crianças de 0 a 5 anos de idade, nas turmas de berçário, maternal, jardim I, e Pré I, todas distribuídas de acordo com as faixas etárias, sendo o atendimento das 7h30min às 18h30min, para todas as turmas, tendo sua primeira coordenadora senhora Joseane Frider Gonsalves da Rocha.
3- Concepção pedagógica da escola/instituição
Ao iniciar sua trajetória de vida, as crianças têm direito a saúde, amor, aceitação e segurança, que constituem um forte alicerce para suportar as fases posteriores de desenvolvimento.
Assim sendo, surge uma nova concepção de educação e cuidados que sinaliza para a fundamental importância de que a este espaço, anteriormente direcionado somente aos cuidados com as crianças, atribua-se um papel educativo complementar junto ás famílias. 
As famílias, as instituições e a sociedade como todo são responsáveis pela infância e realizam ações que se complementam. Em momento algum, uma substituirá a outra, pois são de grande importância para a educação infantil.
O centro Municipal de Educação Infantil Enedina Strapasson Colla entende o ser humano como, histórico, social e transformador. Nesta perspectiva, compreendemos o desenvolvimento humano como um processo inacabado, sempre em processo de construção do conhecimento.
4- Descrição e analise reflexiva das atividades de estágio supervisionado
No primeiro contato com a realidade escolar foi uma grande expectativa segundo ANDRÉ (1995):
Conhecer a escola mais de perto significa colocar uma lente de aumento na dinâmica das relações e interações que constituem o seu dia-a-dia, apreendendo as forças que a impulsionam ou que a retêm, identificando as estruturas de poder e os modos de organização do trabalho escolar e compreendendo o papel e a atuação de cada sujeito nesse complexo interacional onde ações, relações, conteúdos são construídos, negados, reconstruídos ou modificados (p. 41).
5- Caracterizações estruturais
O espaço físico onde funciona o CMEI Enedina Strapasson Colla é prédio próprio da prefeitura municipal, construído com recursos do Governo Federal. A construção é de alvenaria e possui 09 salas de aula bem iluminadas e ventiladas, sendo que 02 salas possuem seu próprio banheiro com sanitários e lavabo, 04 salas possui com pia, torneira e bancada, 03 salas sem banheiro pia, bancada, e todas as salas possuem área para recreação. Estas salas estão divididas em: 02 salas de berçário com lactário, 02 sala maternal I, 01 sala de maternal II, 02 salas de jardim I, 02 sala de jardim II, e ainda tem uma sala para brinquedoteca. Possui um espaço amplo de área externa, com pátio e áreas que podem ser arborizadas, e possui um parquinho. 
Os banheiros são adequados para a idade das crianças, com mobiliários acessíveis. As refeições são feitas em saguão amplo e especifico, com aproximadamente 7 metros quadrados. Há também espaço adequado para crianças com necessidade educativas em todos os ambientes. Estes ambientes são compostos por rampas de acesso na entrada/saída, banheiros adaptados, pias e fraudaria. As salas de aula são amplas para atender de forma a adaptar alunos com necessidades educativas especificas.
Todas as salas contam com mobiliário adequado ao tamanho das crianças, mesa, cadeira e armários.
6- Caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada
A secretaria municipal de educação e cultura, através do departamento de recursos humanos da prefeitura, contrata por meio de concursos públicos, processos seletivos simplificado-PSS e teste seletivo para estagiários, pessoal docente e pessoa de apoio, nu suprimento da demanda do	 Cmei. Dentre estes termos: 01 diretora, 02 professoras (pessoal docente); 07 auxiliares de educação infantil; 06 estagiarias; 01 zeladora e 02 merendeiras.
Na deliberação n° 02/14, Art. 19 diz que: “O profissional do magistério para atuar na docência na Educação Infantil deve ter a formação em nívelsuperior em curso de licenciatura em pedagogia ou curso normal superior admitida como formação mínima à oferecida em nível médio, na modalidade normal”.
6.1- A formação continuada: 
Dos profissionais constitui fator fundamental quando se pensa em qualidade na educação. É de fundamental importância quando se pensa em qualidade na educação. É de fundamental importância para o crescimento e o fortalecimento da instituição de ensino que os professores e funcionários se sintam motivados a participar das formações que são ofertadas pela mantedora nos períodos de recesso e/ou em dias específicos durante o ano letivo.
6.2- Reuniões com os pais:
No começo do ano letivo a coordenadora do Cmei fica responsável convocar os pais para a reunião por turmas, promovendo assim o contato com os pais professores e equipe pedagógica quase sempre são feitas na parte da noite onde a maioria dos pais não trabalha nesse período.
. Nas mesmas são discutidas questões como: funcionamento do CMEI, o material que o aluno deve ter higiene, segurança, calendário escolar etc.
Datas como dia das mães/dos pais encerramento do ano letivo são feitas apresentações de alunos, é feito o convite para a família estar presente durante essas apresentações.
Porem o atendimento com os pais não são só feitos através de reuniões sempre são enviados avisos bilhetes que são colados na agenda do aluno.
Uma grande dificuldade que se encontra com relação ás crianças atendidas, é a carência afetiva, indiferença dos pais pela aprendizagem, instabilidade de moradia das famílias e inversão de valores, sendo assim, o CMEI desencadeia ações fundamentadas em propostas objetivas direcionadas sempre á realidade, sem desprezar a história da clientela, mostrando que é possível transformar o CMEI num ambiente organizado, alegre de confiança e transparência. Um lugar de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento humano.
No CMEI as instancias colegiadas estão representadas pela APMF (associação de pais mestres e funcionários) e pelo apoio do conselho escolar. Este elo constante entre os pais, professores e funcionários com a comunidade, prima também pela busca de soluções equilibradas para os problemas coletivos do cotidiano escolar, dando suporte á direção e a equipe, visando o bem estar e formação integral dos alunos.
O conselho escolar é o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola. Este é o formado pela representação de todos os seguimentos que compõe a comunidade escolar, como: alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores, e comunidade externa.
7- Plano de ação 
Tema: Família na escola 
Justificativa:
 A parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual e na formação do individuo na faixa etária. Quando a família e a escola andam junto o aluno passa a se desenvolver na aprendizagem. O amor da família é base principal no desenvolvimento da criança.
Objetivos:
Promover atividades com as famílias e as crianças visando fortalecimento a convivência e os vínculos familiares, bem como incentivos e socialização e a convivência comunitária.
Proposta de trabalho: Trazer para a escola a família, fazer um “Dia diferente na escola” onde os pais possam participar de brincadeiras que seus filhos brincam na escola exemplo: pular amarelinha musica infantil, danças desafios e vários outros tipos. E para finalizar uma peça de teatro preparado pela equipe pedagógica, exposição de trabalhos feita pelos alunos e para encerrar um coquetel e sorteio de brindes.
8- Considerações finais 
A experiência vivenciada ao longo do estágio em gestão permitiu compreender a necessidade de rever e resgatar os mecanismos e ações importantes para o aperfeiçoamento do processo democrático. Percebemos que, apesar do discurso em defesa da gestão democrática, a cultura autoritária que sustenta o processo de tomada de decisão, contribui e reforça no comportamento apático e acomodado dos sujeitos. Acrescenta-se ainda que, a ausência de uma tradição democrática, associada à presença de um autoritarismo cristalizado, dificulta a implantação de mecanismos participativos de gestão.
         Enfim, por meio das experiências vivenciadas sobre a prática de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, evidencia-se que o Estágio em Gestão é imprescindível para a formação do pedagogo. Ele possibilita ter uma visão ampla da estrutura administrativa e pedagógica da escola e do sistema educacional.
9- Referências
https://www.partes.com.br/2018/06/04/a-importancia-do-estagio-supervisionado-em-gestao-escolar-na-formacao-do-pedagogo/
http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2011/03/didatica-marli-andre-ideias.pdf
PPP - Projeto Politico Pedagógico da escola
10- Anexos
11

Continue navegando