Buscar

Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CARLA DIONARA SANTOS SILVA
Março/2023
Com o passar dos anos as empresas tentam fazer o possível para se adaptar no mercado de forma competitiva e rápida, buscando conseguir vantagem frente aos concorrentes, isso não é uma tarefa fácil pois as mudanças cada vez mais agressivas mudam a todo tempo, sejam elas cultural, tecnológica ou situações essenciais para se manterem competitivas no mercado. 
Atualmente, as empresas estão enfrentando varias contradições. Elas têm de competir no mercado global e ainda adaptar-se aos mercados locais. Oferecer produtos diferenciados para satisfazer as necessidades diversificadas dos clientes e também vencer a concorrência de preços, mas construir o conhecimento tático, que se torna a base da competitividade a longo prazo, leva tempo e recursos. 
[...] a capacidade da empresa de formular e implementar estratégias concorrenciais, que lhe permitam conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável no mercado [...]. O sucesso competitivos das empresas advém da criação e da renovação das vantagens competitivas por parte das empresas, em um processo em que cada produtor se esforça por obter peculiaridades que a distinga favoravelmente dos demais, como por exemplo, custo e/ou preço mais baixo, melhor qualidade, menor lead-time, maior habilidade de servir a clientela [...] (COUTINHO; FERRAZ, 1993, p. 4).
O hospital X, necessita inserir em seu contexto administrativo, a gestão do conhecimento, que facilitará significativamente a adequação as novas mudanças no atual mercado, aumentando a capacidade de produção dos colaboradores, como também oferecer melhor atendimento, visto que os clientes estão cada vez mais exigentes, utilizar a estratégia organizacional que representa a mobilização de todos os recursos no âmbito global visando atingir os objetivos, o hospital deve adotar serviços diferenciados, com condições vantajosas, realizar consulta, exames e revisão da consulta no prazo de retorno, evitando assim o pagamento de nova consulta, que se vê hoje em dia é cobrança de nova consulta pois não se consegue a apresentação de exames em tempo hábil, uma verdadeira maquina de consulta, tirado-nos o direito de retorno. A estratégia oferecida tera resultado positivo, confiabilidade, bom relacionamento, novos clientes, colaboradores trabalhando com eficiência e consequentemente na frente com vantagem competitiva, o hospital X se destacara, tornando-se um corrente forte de qualquer organização. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Takeuchi, Hirotaka, e Ikujiro Nonaka. Gestão do Conhecimento. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2008. p. 87-88.
COUTINHO, L. G.; FERRAZ, J. C. Estudo da competitividade da indústria brasileira . Campinas: Unicamp, 1993
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 – 4ª. Reimpressão.
COSTA, L. V.; AUGUSTO, C. A.; NUNES, T. S. Gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva: a realidade dos cursos de administração de IES privadas em Maringá/PR. In : COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 12., 2017, Mar del Plata. Anais [...]. Mar del Plata, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2Psw6Fd . Acesso em: 13 mar. 2023.
Revista Eletrônica Administração: Gestão e Tecnologias – Volume 1 – nº 1 - 2011 http://docs.uninove.br/arte/sites/publicacaofmr/pdf/adm/AOADM05A.pdf Acesso em: 13 de mar. de 2023.

Outros materiais