Prévia do material em texto
26/09/2022 10:03 Ilumno ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/resultcandidatedetailprint/6961131/0401d4dc-957f-11ec-a853-0242ac110049/ 1/5 Local: Sala 1 - Sala de Aula / Andar / Polo Duque de Caxias / POLO DUQUE DE CAXIAS - RJ Acadêmico: EAD-IL10002-20221A Aluno: ALINE CRISTINA REGIS ESTRELA Avaliação: A2- Matrícula: 20221301499 Data: 7 de Abril de 2022 - 08:00 Finalizado Correto Incorreto Anulada Discursiva Objetiva Total: 10,00/10,00 1 Código: 31305 - Enunciado: Um gerente modela o lucro L ( em reais ) de uma empresa em função do número x de unidades vendidas a partir da equação . Com o objetivo de estimar o lucro na venda da décima primeira unidade, utilizou como referência o lucro marginal. Nesse contexto, podemos afirmar que uma estimativa para o lucro referente a décima primeira unidade será igual a: a) R$ 40.000,00 b) R$ 6.000,00 c) R$ 2.000,00 d) R$ 400,00 e) R$ 1.800,00 Alternativa marcada: c) R$ 2.000,00 Justificativa: Resposta correta: 2000 reais por unidade.Distratores:R$ 1.800,00. Errada, porque aplicou 11 na função derivada (marginal, fez L'(11), quando deveria ter feito L'(10).R$ 6.000,00. Errada, porque somou os valores finais, fez 2000 + 4000.R$ 40.000,00. Errada, porque não calculou a derivada, aplicou o 10 na função de lucro e não na lucro marginal.R$ 4.000,00. Errada, porque não calculou a derivada, aplicou o 10 na função de lucro e não na lucro marginal, e ainda não multiplicou por 100, que é o coeficiente de cada um dos termos da função. 1,00/ 1,00 2 Código: 31312 - Enunciado: Uma pequena indústria que fabrica exclusivamente lápis vende cada unidade por R$ 0,50, sendo o custo por unidade calculado basicamente pela matéria-prima (R$ 0,15) e a mão de obra direta (R$ 0,10) por unidade. Sabendo-se que o custo fixo mensal é de R$ 1.500,00, indique a alternativa que contém, respectivamente: A margem de contribuição por unidade. O ponto de nivelamento. O lucro se a empresa produzir e vender 10.000 unidades por mês. a) $ 0,25 - 6.000 - $ 1.000,00 b) $ 0,15 - 1.000 - $ 600,00 c) $ 0,25 - 1.000 - $ 2.000,00 d) $ 0,00 - 6.000 - $ 10.000,00 e) $ 0,50 - 3.000 - $ 1.000,00 Alternativa marcada: a) $ 0,25 - 6.000 - $ 1.000,00 Justificativa: Resposta correta:R$ 0,25 - 6.000 - $ 1.000,00Margem de Contribuição: Preço de venda - Custos unitário = 0,50 - 0,10 - 0,15 = R$ 0,25Ponto de nivelamento: q = Cf / (Margem contribuição) = 1.500 / 0,25 = 6.000 unidades Lucro para 10.000 unidades: L (10.000) = Receita - Custos = Pv . q - Cf - Cu . q = 0,50*10.000 - 1.500 - 0,25 * 10.000 = R$ 1.000,00. Distratores:b) R$ 0,15 - 1.000 - R$ 600,00. Errada. A margem de contribuição é a diferença entre o Preço de Venda e o Custo Unitário, assim temos 0,50 - 0,10 - 0,15 = $0,25 e não $ 0,15. Mesmo que a Margem de Contribuição fosse 0,15 o Ponto de nivelamento seria 1.500 / 0,15 = 10.000 e não 1.000 como informado. c) R$ 0,25 - 1.000 - R$ 1,00/ 1,00 26/09/2022 10:03 Ilumno ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/resultcandidatedetailprint/6961131/0401d4dc-957f-11ec-a853-0242ac110049/ 2/5 2.000,00. Errada. A margem de contribuição está correta 0,25, mas o Ponto de nivelamento seria 1.500 / 0,25 = 6.000 e não 1.000 como informado. d) R$ 0,00 - 6.000 - R$ 10.000,00. Errada. A margem de contribuição é a diferença entre o Preço de Venda e o Custo Unitário, assim temos 0,50 - 0,10 - 0,15 = R$ 0,25 e não R$ 0,00e) R$ 0,50 - 3.000 - R$ 1.000,00. Errada. A margem de contribuição é a diferença entre o Preço de Venda e o Custo Unitário, assim temos 0,50 - 0,10 - 0,15 = R$ 0,25 e não R$ 0,50. Caso a Margem de Contribuição fosse R$ 0,50 o Ponto de nivelamento seria de fato 1.500 / 0,50 = 3.000. 3 Código: 31321 - Enunciado: Uma forma de classificar uma função é analisar o comportamento de seu valor em função da variação crescente da variável independente (eixo horizontal). Assim, uma função pode ser crescente, decrescente ou constante. Considere a função descrita no gráfico, a seguir: A partir da análise gráfica, indique a afirmação correta: a) A função é crescente no intervalo: 0 < x < 4. b) A função é decrescente no intervalo: -4 < x < -2. c) A função é decrescente no intervalo: 0 < x < 1. d) A função é crescente no intervalo: 4 < x < 6. e) A função é crescente no intervalo: -2 < x < 0. Alternativa marcada: c) A função é decrescente no intervalo: 0 < x < 1. Justificativa: Resposta correta:A função é decrescente no intervalo: 0 < x < 1.Uma função que diminui o seu valor com o aumento da variável do eixo horizontal (x) apresenta um comportamento decrescente, e se com o aumento de x o valor da função aumentar ela será dita crescente neste intervalo. Caso o valor de x aumente e o valor da função não se alterar a função é dita constante. Neste caso no intervalo de 0 < x < 1 o valor da função diminui quando o valor de x varia de 0 para 1, o que caracteriza uma função descrescente. Distratores:A função é crescente no intervalo: 0 < x < 4. Errada. Na verdade, no intervalo de 0 a 1 ela é decrescente, mas no intervalor de 1 a 4 ela é crescente.A função é crescente no intervalo: -2 < x < 0. Errada, pois o valor de x quando varia de -2 a 0 a função diminui de valor o que representa uma função descrescente. A função é decrescente no intervalo: -4 < x < -2. Errada, pois o valor de x quando varia de -4 a -2 a função aumenta de valor o que representa uma função crescente. A função é crescente no intervalo: 4 < x < 6. Errada, pois o valor de x quando varia de 4 a 6 a função diminui de valor o que representa uma função decrescente. 2,00/ 2,00 4 Código: 36501 - Enunciado: O discriminante, simbolizado pela letra grega (lê-se “delta”) corresponde ao radicando da fórmula que calcula as raízes da equação quadrática, conhecida como fórmula de Bhaskara, e tem o valor do coeficiente “b” elevado à segunda potência, menos o produto de quatro pelos coeficientes “a” e “c” de uma equação do 2º grau do tipo: Considere a equação do 2º grau: em que suas raízes são xʼ = 1 e xʼʼ = 7 e ainda que a soma de “a” + “b” é -14. O discriminante (delta) dessa equação é igual a: a) 144. b) 225. c) 169. d) 81. e) 100. Alternativa marcada: a) 144. Justificativa: Resposta correta: 144. Distratores:a) 81. Errada. Para que o discriminante (delta) fosse igual a 81, a raiz de delta deveria ser 9, o que não é compatível com as demais raizes da equação..b) 100. Errada. Para que o discriminante (delta) fosse igual a 100, a raiz de delta deveria 1,00/ 1,00 26/09/2022 10:03 Ilumno ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/resultcandidatedetailprint/6961131/0401d4dc-957f-11ec-a853-0242ac110049/ 3/5 ser 10, o que não é compatível com as demais raizes da equação.d) 169. Errada. Para que o discriminante (delta) fosse igual a 169, a raiz de delta deveria ser 13, o que não é compatível com as demais raizes da equação.e) 225. Errada. Para que o discriminante (delta) fosse igual a 225, a raiz de delta deveria ser 25, o que não é compatível com as demais raizes da equação. 5 Código: 34499 - Enunciado: Consideremos uma função de produção P que dependa da quantidade x de um fator variável. Chama-se produtividade marginal do fator a derivada de P em relação à x. Consideremos a função de produção em que P é a quantidade (em toneladas), produzida mensalmente de um produto, e x, o trabalho mensal envolvido (medido em homens/hora). Utilizando a produtividade marginal, podemos afirmar que, se aumentarmos a quantidade de homens/hora trabalhando de 10.000 para 10.001, teremos: a) Um decréscimo na produção de 2,5 toneladas. b) Um decréscimo na produção de 0,0025 toneladas. c) Um decréscimo na produção de 0,25 toneladas. d) Um aumento na produção de 0,25 toneladas. e) Um aumento na produção de 2500 toneladas. Alternativa marcada: d) Um aumento na produção de 0,25 toneladas. Justificativa: Resposta correta: Um aumento na produção de 0,25 toneladas. Porque: Distratores:Um decréscimo na produção de 0,25 toneladas. Errada, porque ocorreum acréscimo de 0,25 toneladas, mesmo que o expoente de x seja negativo.Um decréscimo na produção de 0,0025 toneladas. Errada, porque não é decréscimo, apesar do expoente negativo de x, e não ocorreu a multiplicação pelo coeficiente 25.Um aumento na produção de 2500 toneladas. Errada, porque para encontrar esse valor considerou o expoente de x como +0,5, quando ele é -0,5.Um decréscimo na produção de 2,5 toneladas. Errada, é um acréscimo e o valor de 2,5 resulta de expoente de x positvo (quando deveria ser negativo) e de conversão para tonelada(dividindo por 1000) quando o valor de P já estaria em toneladas. 1,00/ 1,00 6 Código: 31295 - Enunciado: O custo de produção de x unidades de um produto é dado em reais pela função O custo médio de produção de x unidades de um produto é denotado por CM(x) e calculado por meio da fórmula: Na produção referente a 30 unidades, podemos afirmar que cada uma delas custou, em média: a) R$ 213,63. b) R$ 23,33. c) R$ 700,00. d) R$ 623,33. e) - R$ 2.765,77. Alternativa marcada: b) R$ 23,33. Justificativa: Resposta correta: R$ 23,33.R$ 23,33, Correta, porque aplicando Distratores:- R$ 2.765,77. Errada, porque é resultado de realizar as multiplicações antes das potenciações.R$ 623,33. Errada, porque não considerou o sinal negativo do segundo termo do cálculo.R$ 700,00. Errada, porque não dividiu por x = 30.R$ 213,63. Errada, porque tratou as potenciações como se fossem multiplicações da base pelo expoente. 1,00/ 1,00 7 1,00/ 1,00 26/09/2022 10:03 Ilumno ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/resultcandidatedetailprint/6961131/0401d4dc-957f-11ec-a853-0242ac110049/ 4/5 Código: 31286 - Enunciado: O gerente de uma confecção está analisando os resultados de seu negócio e descobre que, ao vender cada unidade das suas peças de roupa por um preço “p”, obteve um volume de vendas de (p+15) peças, o que lhe gerou um lucro de R$ 320,00. Ele sabe que o custo unitário de produção é de $ 17,00. Então, pode-se afirmar que o custo total (em R$), com a quantidade de produtos vendidos, foi de: a) 560. b) 710. c) 480. d) 310. e) 680. Alternativa marcada: e) 680. Justificativa: Resposta correta: 680.A equação do lucro é a diferença entre a receita (preço x quantidade) e o custo (custo unitário x quantidade). Sendo assim, temos: 320 = p*(p+15) – 17* (p+15) = p^2 + 15p – 17p – 255 >>> p^2 -2p – 575 = 0Calculando as raízes temos: Xʼ = -b+ / 2a = - (-2) + / 2*1 = 2 + 48 / 2 = 50 / 2 = 25 Xʼ = -b-/ 2a = - (-2) - / 2*1 = 2 - 48 / 2 = -46 / 2 = -23 (que iremos desconsiderar por ser preço negativo)Substituindo na função custo temos = 17*( 25+15) = 680 Distratores:a) 310. Errada. Com um custo de R$310 temos um preço de 310 = 17*(p+15) => p = 3,24 diferente, portanto de R$25,00 que é o preço necessário para um lucro de R$320b) 480. Errada. Com um custo de R$480 temos um preço de 480 = 17*(p+15) => p =13,24 diferente, portanto de R$25,00 que é o preço necessário para um lucro de R$320c) 560. Errada. Com um custo de R$560 temos um preço de 560 = 17*(p+15) => p = 17,94 diferente, portanto de R$25,00 que é o preço necessário para um lucro de R$320e) 710. Errada. Com um custo de R$710 temos um preço de 710 = 17* (p+15) => p = 26,76 diferente, portanto de R$25,00 que é o preço necessário para um lucro de R$320 8 Código: 31311 - Enunciado: Uma empresa que produz sacos de lixo vende, em média, 2.000 unidades por mês, pelo preço de R$ 0,10. Uma pesquisa de mercado realizada junto aos seus clientes revela que, reduzindo o preço em 10%, o número de unidades vendidas será 40% maior. Admitindo que a demanda tenha um comportamento linear, a equação que representa o comportamento da demanda versus preço é: a) D(p) = 10.000 - 70.000p. b) D(p) = 80.000 - 10.000p. c) D(p) = 10.000 - 80.000p. d) D(p) = 10.000 - 80.000p - p . e) D(p) = 20.000 - 70.000p - p Alternativa marcada: c) D(p) = 10.000 - 80.000p. 2 2. Justificativa: Resposta correta:D(p) = 10.000 - 80.000p.Montando o quadro:Preço Demanda 0,10 2.000 0,10 - 0,10 * 0,10 (10%) = 0,09 2.000 + 2.000 *0,40 (40%) = 2.800 Coeficiente angular: a = (2.000 - 2.800) / (0,10 - 0,09) = -800/0,01 = -80.000Coeficiente linear: a partir do ponto (0,10, 2.000), temos: 2.000 = -80.000 * 0,10 + b >>> b = 2.000 + 8.000 = 10.000 Logo a equação linear (1º grau) é: D (p) = 10.000 - 80.000p Distratores:a) D(p) = 10.000 - 70.000p. Errada. Este modelo é linear, mas o coeficiente angular de -70.000 é diferente do que é definido pelos parâmetros do problema por a = (2.000 - 2.800) / (0,10 - 0,09) = -800/0,01 = -80.000b) D(p) = 20.000 - 70.000p - p Errada. O enunciado fala em um comportamento linear; assim, este modelo dão atendo por apresentar o termo quadrático p c) D(p) = 80.000 - 10.000p. Errada. Este modelo 2. 2. 2,00/ 2,00 26/09/2022 10:03 Ilumno ilumno.sgp.starlinetecnologia.com.br/ilumno/schedule/resultcandidatedetailprint/6961131/0401d4dc-957f-11ec-a853-0242ac110049/ 5/5 é linear, mas o coeficiente angular de -10.000 é diferente do que é definido pelos parâmetros do problema definido por a = (2.000 - 2.800) / (0,10 - 0,09) = -800/0,01 = -80.000 e o coeficiente linear 80.000 é diferente do definido pelos parâmetros do problema a partir do ponto (0,10, 2.000), temos: 2.000 = -80.000 * 0,10 + b >>> b = 2.000 + 8.000 = 10.000 e) D(p) = 10.000 - 80.000p - p . Errada. O enunciado fala em um comportamento linear; assim, este modelo dão atendo por apresentar o termo quadrático p 2 2.