Buscar

1 ava de bromatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Roraima
Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Zootecnia
1ª AVALIAÇÃO PARCIAL EZOO410 - BROMATOLOGIA
CAPÍTULOS: 1 e 2
Com o conhecimento adquirido a partir da leitura do material disponibilizado: livros, capítulos da apostila, além das vídeos-aulas, responda as seguintes questões com suas palavras, sem esquecer os termos técnicos:
Coloque seu nome na Avaliação
Aluno(a): GESSICA CLARA ALVES MACHADO 
1. Marque com X a(s) alternativa(s) correta(s). A Bromatologia é a ciência que estuda os alimentos, e suas as principais aplicações são:
a ( ) Auxiliar na fabricação de produtos agrotóxicos destinados a indústria de alimentos.
b ( X ) Determinar a qualidade do processo da produção de alimento, a sua coleta, o transporte da matéria-prima, e o enquadramento nas especificações legais.
c ( X ) Determinar a presença de adulterantes, aditivos e contaminantes em alimentos, permitindo identificar a qualidade do mesmo.
c ( X ) Promover o estudo da composição química dos alimentos e suas características de aptidão para o consumo.
2. Julgue as frases seguintes e marque com X apenas as VERDADEIRAS:
a ( X ) Para formação, desenvolvimento e manutenção do organismo é necessário a ingestão de alimento, que sofre a ação das enzimas dos sucos digestivos e são transformadas em metabólitos (açúcares, lipídios e proteínas, entre outros).
b ( X ) Todos os alimentos que, de acordo com a legislação são isentos de substâncias não autorizadas, sendo comercializados com denominação e rótulos legais são considerados aptos para o consumo.
c ( ) Alimentos fabricados clandestinamente e comercializados ilegalmente podem ser considerados aptos para o consumo.
d ( ) As latas de conservas estufadas devido enchimento excessivo ou desenvolvimento de microrganismos são consideradas alimentos falsificados.
3. De acordo com as leis vigentes, alimentos inaptos para o consumo são aqueles que não estão dentro das especificações da legislação.
Marque com X as alternativas que correspondem a alimentos impróprios ou inaptos para consumo:
a ( X ) Alimentos que contém microrganismos vivos, como vírus, bactérias, parasitas, etc.
b ( X ) Alimentos que sofreram deteriorações em suas características organolépticas, em sua composição intrínseca ou em seu valor nutritivo.
c ( X ) Alimentos com adição de substância de qualquer natureza, que tenha por objetivo dissimular ou ocultar alterações e deficiências na qualidade da matéria-prima.
d ( ) Alimentos que estão dentro das especificações das leis vigentes e atendendo as suas exigências.
4. Um dos pontos críticos no controle de qualidade de um laboratório de Bromatologia é a coleta e preparo da amostra. Marque com V as alternativas Verdadeiras e com F as alternativas Falsas, em relação as etapas de coleta e preparo da amostra.
a ( V ) Para garantir uma eficiente coleta de amostras devemos considerar a qualidade da amostragem, documentação, controle de contaminação, preservação das amostras e seu transporte para o laboratório.
b ( V ) Os pontos críticos em laboratório de análise de alimentos estão resumidos nas seguintes fases: coleta e preparo da amostra, método de análise da amostra, erros, instrumentação e analista.
c ( V ) As amostras para análise podem sofrer perda de umidade, decomposição, separação de fases, infestação por insetos, e aumento na contaminação microbiológica, entre outras inadequações.
d ( V ) O método de análise da amostra deve apresentar exatidão, precisão, especificidade e sensibilidade, além de ser prático, rápido e econômico.
5. Para o perfeito funcionamento do laboratório de análise físico-química bromatológica é necessário que se observe aspectos de organização e segurança, tanto nas bancadas, como das vidrarias e reagentes que serão utilizados. Com base nesta afirmação descreva como deve ser a organização e limpeza de bancadas, vidrarias, equipamentos e reagentes de uso no laboratório.
As bancadas devem ser mantidas limpas e organizadas e lavadas, quando qualquer substância como ácido sulfúrico ou soda caustica forem utilizadas , as vidrarias devem ser lavadas com sabão neutro e depois enxaguada com água destilada. Após, deve ser seca em estufa, com exceção das vidrarias de precisão, guardada de forma fácil. Os equipamentos devem seguir as ordens do fabricante, fazendo a sua limpeza de maneira racional deixando – o pronto para a próxima utilização, ao terminar de usar deve se desliga ló. Os frascos de reagentes não devem ficar sobre a bancada. Após sua utilização devem ser guardados em local apropriado de acordo com sua especificidade
6. Marque com X as alternativas que correspondem as medidas preventivas de acidentes em laboratórios.
( X ) Sempre que entrar no laboratório utilizar jaleco que proteja os braços, os calçados devem ser fechados e os cabelos presos.
( X ) É importante obter informações precisas sobre os reagentes que vai utilizar nas análises.
( X ) É proibido consumir alimentos ou líquidos quando estiver no laboratório.
( X ) Em caso de acidente com ácido nos olhos, lavar imediatamente com bastante água.
( X ) Após a utilização de um equipamento não é necessário limpar e deixar pronto para próxima utilização, nem desligá-lo, pois eles devem ficar ligados e serão limpo quando forem utilizados.
7. O estudo da eficiência de métodos de análise e controle de qualidade pode ser feito em três etapas distintas. Descreva detalhadamente cada etapa.
- Utilizando material de referência: o resultado do método novo, em análise, é comparado com o resultado obtido através de uma amostra referência.
- Relações Inter laboratoriais: a mesma amostra é analisada por vários laboratórios utilizando o método em teste - é denominado estudo colaborativo;
- Iniciação ao controle de qualidade: aplicar cálculos estatísticos como média, desvio padrão e coeficiente de variação sobre os resultados obtidos, de maneira a obter a exatidão e precisão do método em estudo.
8. A confiabilidade dos resultados em um método analítico vai depender de quatro fatores. Explique em que consistem.
À confiabilidade dos resultados depende de vários fatores, como a especificidade, que é a capacidade onde o método analítico se mede o composto do interesse, a exatidão que é o que mede com próximo do resultado de um método analítico próximo do resultado real, a precisão se determina pela variação entre resultados obtidos na mensuração de um determinado componente de uma mesma amostra, o desvio padrão que é a diferença entre a média e o valor inicial sendo de acordo com a variabilidade, já a sensibilidade é a menor quantidade do componente que se consegue medir sem erro, podendo ser elevada aumentando a resposta da medida e aumentando o poder de leitura do equipamento.
9. Sabemos que existem duas categorias de erros em análise de alimentos: determinados ou sistemáticos e indeterminados. Descreva sobre esses erros.
Erros determinados são aqueles que já se tem um valor definido e pode ser medido e computado no seu resultado final. Ja os indeterminados não podem ser medidos pois não se tem um valor definido, porem, pode ser submetido a um tratamento estatístico.
10. Explique a diferença entre alimentos contaminados, alterados, falsificados e adulterados. Cite exemplos.
Os alimentos alterados que sofreram deteriorações em suas características 
Organolépticas, em sua composição intrínseca ou em seu valor nutritivo. 
Alimentos contaminados são os que contêm microrganismos vivos, como vírus, bactérias e parasitas. 
Alimentos adulterados são o que contém adição de substância de qualquer natureza, que tenha por objetivo dissimular ou ocultar alterações e deficiências na qualidade da matéria prima. 
E por ultimo os alimentos falsificados são os que são fabricados clandestinamente é comercializado de maneira ilegal.
1

Continue navegando