Buscar

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS ALIMENTOS

Prévia do material em texto

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS ALIMENTOS
Conhecer os alimentos é o primeiro passo para que possamos assegurar a boa produtividade a um custo compatível para os animais.
A analise dos alimentos é um ponto a ser observados no setor da nutrição. O objetivo da análise é conhecer a composição química dos alimentos, a ação no organismo, o seu valor alimentício e calórico, propriedades físicas e químicas, taxológicas, fraudes e contaminantes. Um estudo mais completo dos alimentos e forragens compreende o conhecimento e propriedades gerais, tais como: Aroma, sabor, alterações estrutura microscópica e também o teor de substâncias nutritivas. Além da análise dos alimentos, os técnicos desejam conhecer suas digestibilidades, que é a parte do alimento que estaria pronta para o animal. 
 O alimento se relaciona diretamente com a quantidade e qualidade dos constituintes químicos presentes no mesmo. Os alimentos de um modo geral, os constituintes podem ser divididos em duas categorias: 
· Constituintes nutritivos (água, carboidratos, gorduras, vitaminas, proteínas), e Constituintes secundários (ácidos orgânicos, enzimas, pigmentos) 
O método usado para as análises é o chamado Wendee, é método é que se tem a análise proximal dos alimentos, desde 1864. O método Wendee também chamado de Sistema de Analise proximal foi criado por Henneberg em 1860, Alemanha. As técnicas ainda são quase as mesmas com exceção do nitrogênio, que é feito segundo o método de Kjeldahl (AOAC, 1984).
Constituintes nutritivos
Processamento
Aroma
	 
Controle de qualidade
Sabor
Composição química
Valor alimentício e calórico 
Analise e método

Continue navegando