Buscar

PARCERIAS PÚBLICO EX 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E CONCESSÕES
 Avaliação de Aprendizagem
Questão 1
A respeito das garantias prestadas pela unidade federativa e por suas unidades, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. No caso da prestação direta do serviço público, o financiamento pode ser tanto indireto, por meio de arrecadação de tributos desvinculados da prestação, quanto direto, por meio de taxa cobrada pela prestação do serviço. A alternativa está correta. No ambiente da prestação direta, é comum a criação de um órgão interno responsabilizado pela prestação do serviço. O financiamento do serviço pode ser por meio de arrecadação de tributos desvinculados da prestação (IPTU, por exemplo), se configurando como financiamento indireto. Mas também pode ser por meio de taxa cobrada pela prestação do serviço (taxa de coleta de lixo, por exemplo, se configurando como financiamento direto).
b. No caso de prestação do serviço público por meio de entidade criada pela própria unidade federativa e a ela vinculada, a unidade criadoura é que se responsabiliza financeiramente pela prestação do serviço.
c. A distinção entre a prestação direta e a indireta do serviço público é irrelevante para a identificação de perfis de garantia.
d. Na prestação direta, os tributos desvinculados da prestação servem como uma das formas de garantia, assim como as taxas.
Questão 2
No âmbito dos estudos técnicos, tem-se o estudo de demanda e a definição dos níveis de desempenho. O primeiro analisa o consumo atual do serviço, se houver, o crescimento histórico que refletiu na demanda atual, a existência de uma demanda reprimida, e faz uma projeção da demanda futura. Já o segundo se relaciona com a permissão de que a remuneração do concessionário seja atrelada ao atingimento de níveis de desempenho, buscando maior eficiência. Sobre ambos, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. O estudo de demanda não pode conter imprecisão derivadas da metodologia adotada, da fonte de dados e dos parâmetros utilizados. Só são aceitas imprecisões no caso de projetos greenfield.
b. O estudo de demanda é, geralmente, padronizado, e os percentuais, a definição das responsabilidades e a metódica e periodicidade de averiguação da variação são genéricos.
c. A definição de níveis de desempenho com remuneração do privado atrelada a eles não é tão eficaz quanto sanções restritivas de direitos ou a aplicação de penalidades contratuais, pois os efeitos da má prestação do serviço demoram mais para serem sentidos pelo particular.
d. Para o bom funcionamento do sistema de remuneração do particular atrelado ao seu desempenho, é necessário que os níveis de desempenho definidos sejam objetivamente aferíveis e monitoráveis, e seu não cumprimento impacte efetivamente a remuneração do concessionário. 
Questão 3
Os mecanismos de interação com a sociedade são importantes para que a população tenha acesso aos projetos pretendidos pela unidade federativa e possam apresentar sugestões, interagindo e validando as escolhas que a unidade federativa faz em nome da população. Sobre o tema, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. Na consulta pública, é recomendado (não é obrigatório) que as minutas do edital e do contrato sejam disponibilizadas ao público antes de sua realização. Após a divulgação da abertura da consulta, haverá um prazo de pelo menos 30 dias para manifestação do público.
b. A audiência pública é considerada uma sessão oficial por meio da qual se divulga o interesse da unidade federativa em realizar um projeto de concessão ou PPP. Ela é um requisito obrigatório em todos os projetos de concessões ou PPPs, de acordo com a LGL.
c. Caso o objeto licitado seja superior a R$ 150 milhões, as informações relevantes sobre a audiência pública devem ser divulgadas pelos mesmos meios da futura licitação, com antecedência mínima de 10 dias úteis. 
Questão 4
Quanto à estruturação de garantias públicas, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. O sistema de garantias públicas de adimplemento das obrigações pecuniárias do poder concedente é tão fundamental nos contratos de concessão administrativa quanto nos contratos de concessão patrocinada. Alternativa incorreta. O sistema de garantias públicas de adimplemento das obrigações pecuniárias do poder concedente é relevante nos contratos de concessão patrocinada. No entanto, tais garantias são ainda mais fundamentais nos contratos de concessão administrativa, haja vista que, na ausência de receita tarifária, eventual inadimplemento das contraprestações públicas certamente terá forte impacto no fluxo de caixa do projeto.
b. A estruturação de garantias sólidas e eficazes para acautelar os agentes envolvidos concorre para a redução dos custos dos projetos de PPP, tornando a contratação mais econômica e vantajosa à Administração
c. A utilização de um fundo garantidor, assim como a destinação de recursos a uma conta vinculada, colocada aos cuidados de um Agente Financeiro Garantidor, são possibilidades de garantias públicas pouco comuns e sem previsão legal.
d. A vinculação de receitas advindas de impostos é permitida pela Constituição, mas não é uma garantia clássica para fins das contratações de concessão e PPP.
Questão 5
O artigo 8° da Lei de PPPs inaugurou modelo de garantias contratuais a serem prestadas pela unidade federativa contratante. Sobre elas, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. A existência de garantias públicas é uma condição necessária para o desenvolvimento de um projeto de PPP.
b. As garantias contratuais a serem prestadas pela unidade federativa contratante tornam o projeto mais atrativo para os financiadores e para os interessados em contratar com a unidade federativa. 
c. Um ponto negativo das garantias contratuais é que elas encarecem o projeto, promovendo o aumento do seu custo financeiro.
d. O art. 8° da Lei de PPPs dispõe de uma lista taxativa e exaustiva de garantias públicas. Elas são: vinculação de receitas, instituição ou utilização de fundos especiais, contratação de seguro-garantia, garantia prestada por organismos internacionais ou instituições financeiras não controladas pelo Poder Público, e garantias prestadas por fundo garantidor.
Questão 6
O segundo passo da prospecção é o momento da análise dos ativos da unidade federativa, o qual revela as características locais ou regionais que podem direcionar o desenvolvimento do projeto em determinado setor em detrimento de outros. Sobre essa fase, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. O inventário dos ativos públicos deve relacionar os principais ativos passíveis de serem cedidos aos concessionários que executarão o projeto, identificando o bem, sua natureza e seu valor patrimonial. 
b. A cessão do uso de bens públicos equivale à contraprestação pública, pois não se trata de uma transferência meramente instrumental de determinado ativo.
c. Os ativos não precisam estar em situação regular para a cessão do uso, ou seja, não é necessário que eles sejam de titularidade da unidade federativa ou de alguma entidade da administração indireta a ela vinculada.
d. Uma unidade federativa não pode nunca utilizar um bem que é de propriedade de outra unidade federativa.
Questão 7
A contratação do executor do projeto ocorre por meio de licitação, processo administrativo utilizado para eleger a proposta mais vantajosa para a unidade federativa. Sobre as fases da licitação é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. Há uma fase interna, de preparação, na qual são adotadas as providências para o bom andamento da licitação, e outra externa, na qual há efetivamente a disputa entre os licitantes que pretendem executar o objeto do contrato. 
b. A autorização para a abertura de licitação precisa apenas de alguma demonstração de que o projeto de PPP que será licitado pode vir a atender à necessidade pública.
c. As minutas de editais elaboradas nos estudos não poderão sofrer alterações desde a fase interna.
d. O prazo entre a publicação do extrato do edital e a data da sessão é definido em lei como mínimo de 15 dias se o tipo de licitação tiver somente referência financeira e mínimo de30 dias caso haja uma combinação entre aspectos financeiros e econômicos.
Questão 8
Já na fase de estudos iniciais do projeto, há a necessidade de estimação dos custos envolvidos na concessão. A respeito do tema, escolha a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. A definição preliminar dos custos serve de referência para verificar a atratividade do projeto para o mercado, no entanto, não é suficiente para revelar se há condições de desenvolvimento do projeto.
b. Existem duas modalidades de custos a serem analisados – a relativa aos investimentos necessários para que a prestação dos serviços seja iniciada (CAPEX) e a relativa à operação da prestação (OPEX). 
c. As referências dos custos envolvidos no projeto não se relacionam com o estudo preliminar acerca das garantias públicas, pois este demanda averiguação dos riscos do projeto, não de seus custos.
d. A utilização de ativos como garantias é autorizada apenas no caso de fundo especial.
Questão 9
A matriz de riscos de um contrato retrata a identificação dos principais riscos que podem interferir no ciclo de vida do contrato e sua alocação à responsabilidade de cada uma das partes. Sobre ela, é correto:
Escolha uma opção:
a. A finalidade fundamental da matriz de risco é identificar todos os possíveis riscos do projeto para medir a necessidade de garantias financeiras. A alternativa está incorreta. A “regra de ouro” da formulação de uma matriz de risco consiste em alocar a cada parte o risco que ela tenha melhor condições de gerenciar. Trata-se de avaliar, dentre as capacidades das partes contratantes em relação a determinado risco, qual possui condições de, a um menor custo, evitar a materialização do risco ou mitigar as consequências daí decorrentes.
b. Situações de indefinições e incertezas são comuns nas licitações, de forma que já são levados em conta previamente pelos licitantes e não modifica suas propostas, nem impacta o processo licitatório.
c. A elaboração de uma matriz de risco é balizada por limites impostos pelo ordenamento jurídico.
d. A má formulação de matrizes de risco contratuais dificilmente acarreta em insucessos dos contratos de concessão e PPP, visto que sempre há ocorrência de situações não previstas normais em relações de longo prazo.
Questão 10
A Lei n° 8.987/95 indica como prioritária a resolução consensual dos litígios nas concessões. Quanto aos modos amigáveis de resolução de conflitos derivados da concessão, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. Apesar da arbitragem oferecer maior segurança jurídica e efetividade do que a via judicial, ela aumenta os custos, implicando maiores preços cobrados pelo particular.
b. O estímulo ao uso da arbitragem por parte da Administração se limita a novos contratos de concessão, visto que aqueles em vigor sem a previsão da arbitragem nas cláusulas contratuais não podem ser alterados para acrescentá-la.
c. Somente o direito público designado como “disponível” é passível de questionamento na via arbitral. 
d. Não é recomendável que os documentos editalícios disponham os contornos do procedimento arbitral, pois isso colabora para o engessamento do Edital.
BENEDIXIMUS!

Continue navegando