Buscar

Prévia do material em texto

Marketing
	Fundamentos da Administração – Atividade 3
Leia o trecho:
“O núcleo central de qualquer organização é seu sistema de operações, responsável pela transformação dos insumos em produtos ou serviços concretos. Por meio de uma administração competente desse processo de transformação, as organizações tornam-se mais eficientes, mais produtivas e capazes de oferecer produtos e serviços de acordo com as necessidades de seus clientes”.
	Referência Bibliográfica
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2013, p. 407.
	
As organizações modernas são amplas e complexas, muitas vezes atuando de maneira transnacional, isto é, em diferentes países. Por isso, dependem de uma organização eficiente e eficaz de seus colaboradores para que o desempenho geral da organização ocorra de acordo com seus objetivos delineados no nível estratégico. Portanto, as organizações são subdivididas em diferentes áreas funcionais, especializando, assim, a atuação dos colaboradores de cada área funcional. Quando maior a organização, maior a complexidades das relações existentes e, consequentemente, maior a necessidade da divisão funcional da organização. Logo, explique a função das seguintes áreas funcionais:
I) Logística: é a área responsável por separar os pedidos e encaminha-los para os consumidores finais dentro do prazo estipulado. Em outras palavras, é conseguir atender às necessidades e exigências do mercado desde o processo interno até o fornecimento de produto correto, em determinada localização e no tempo programado durante o processo de negociação entre as organizações.
II) Comercial: está relacionada ao processo de venda de produtos produzidos pela organização, proporcionando demanda para os produtos da organização, garantindo a geração de receitas para essas organizações. Na pratica, é puxado pelos vendedores internos e externos, que se esforçam continuamente para bater metas de vendas.
III) Financeiro: é responsável por administrar os recursos financeiros da organização e por tomar determinadas decisões sobre: preço, controle de gastos, custos diretos e indiretos, orçamentos, entre outros. Resumindo, controlar todas as entradas, saídas, pagamentos de impostos e verificar os riscos da atividade econômica.