Buscar

BANNER PCC - 2 SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2° SEMESTRE
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL
TÓPICO: A PERSONAGEM DE FICÇÃO – TEORIA LITERÁRIA
Nayara Torres Ferreira – R.A.: 0520470
REFERÊNCIAS 
Apostila UNIP. Teoria Literária. A personagem de ficção. Páginas 180-184. CANDIDO, A. apud A personagem do romance. In: CANDIDO, A. et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2007.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 1991
O texto “A personagem de ficção” (páginas 180-184), comenta sobre os principais elementos de uma narrativa. São eles: enredo, personagem e ideias. Destes três elementos, o mais importante é o personagem, porque é quem dá vida ao enredo e valor significativo às ideias. Sendo assim, estes três elementos narrativos estão inteiramente conectados e um complementa o outro. De acordo com Candido (2004), os personagens podem ser classificados de acordo com a sua natureza biológica ou física, seu papel desempenhado no enredo e/ou suas características.
Conclui-se que uma narrativa só pode ser construída de acordo com as ações do personagem, e todo o desfecho será guiado pelo desenrolar do enredo ligado ao personagem. Um exemplo clássico da literatura brasileira, é o personagem João Romão, de O Cortiço (Aluísio de Azevedo, 1890). João é o dono do cortiço e usa de sua ambição para alcançar uma posição de mais prestígio na sociedade se casando com Zulmira, filha de um comerciante de alta classe.

Continue navegando