Buscar

DIREITO DO TRABALHO resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO
Remuneração é o conjunto de todas as verbas recebidas, como o salário e gorjetas.
Salário é uma das parcelas da remuneração paga diretamente pelo empregador, como contraprestação pelos serviços.
São verbas que integram o salário: comissão e gratificação legal. 
Verbas que não integram o salário: ajuda de custo, auxílio-alimentação, prêmios ou bônus, abonos e diárias para viagem.
Não são considerados salários as seguintes utilidade: vestuários, equipamentos, educação, transporte, médico, seguros de vida, previdência privada.
Não tem direito ao 13º o empregado que é dispensado por justa causa. Se a dispensa ocorreu por justa causa e a 1ª parcela já foi paga, o valor correspondente pode ser descontado das verbas rescisórias.
Só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, desde que não resultem, prejuízos ao empregado.
Rebaixamento: não é permitido, mesmo que não diminua o salário.
Não estão compreendidos na proibição de transferência sem consentimento os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos contenham condição implícita e explicita de transferência. Mas a transferência somente será válida se decorrer de real necessidade de serviço. (a transferência não precisa do consentimento do empregado, mas deve decorrer de real necessidade de serviço).
ALTERAÇÃO DE REGULAMENTO INTERNO NA EMPRESA: as cláusulas que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos (contratados) após a revogação ou alteração do regulamento.
Permissões legais de alteração vertical descendente:
1. reversão ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança. Não assegura o pagamento da gratificação.
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
O contrato de trabalho continua vigente, mas as principais obrigações dele decorrentes não são temporariamente exigível de forma total (suspensão) ou de forma parcial (interrupção).
Suspensão: não há trabalho, salário e tempo de serviço. 
Interrupção: não há trabalho, mas há salário e conta tempo de serviço. 
Hipóteses de interrupção: Descanso semanal e feriados, Férias, Faltas justificadas, Licença paternidade e maternidade, Afastamento por doença ou acidente até 15 dias, Período de greve.
Hipóteses de suspensão: Aposentadoria por invalidez (mas continua a concessão de plano de saúde).
Serão computados na contagem de tempo de serviço, o empregado afastado por motivo de acidente do trabalho. Ter-se-á suspensão contratual e a empresa continuará obrigada a depositar o FGTS na conta vinculada do trabalhador.
Art. 21 § 1º Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.
EXTINÇÃO DO CONTRATO DO TRABALHO
Extinção do contrato de trabalho por prazo determinado:
Verbas rescisórias devidas: saldo de salário, 13º salário proporcional, férias proporcionais + 1/3, levantamento do FGTS.
Extinção do contrato de trabalho por prazo indeterminado:
Por iniciativa do empregado: 
a) Pedido de demissão: Verbas rescisórias: saldo de salário, 13º salário proporcional, férias proporcionais + 1/3; O empregado não pode levantar o FGTS; O aviso prévio somente será pago se cumprido pelo empregado;
b) dispensa indireta: justa causa praticada pelo empregador; Verbas rescisória: receberá todas as verbas que receberia caso tivesse sido dispensado sem justa causa;
Por iniciativa do empregador:
a) dispensa sem justa causa: Verbas: saldo de salário, aviso prévio, 13º salário proporcional, férias proporcionais + 1/3, levantamento do 40% dos depósitos do FGTS.
b) dispensa por justa causa: somente pode ser considerado justa causa hipóteses previstas em lei.
Art. 494 - O empregado acusado de falta grave poderá ser suspenso de suas funções, mas a sua despedida só se tornará efetiva após o inquérito e que se verifique a procedência da acusação.
Art. 853 CLT - Para a instauração do inquérito para apuração de falta grave contra empregado garantido com estabilidade, o empregador apresentará reclamação por escrito à Junta ou Juízo de Direito, dentro de 30 (trinta) dias, contados da data da suspensão do empregado.
Conforme o Art. 477-A da CLT, a dispensa coletiva é válida, pois é equiparada à individual e não requer autorização prévia da entidade sindical.
O encerramento do contrato se dá no fim do aviso prévio e as verbas rescisórias deverão ser efetuadas em até dez dias contados a partir do término do contrato.
a) o aviso prévio será concedido na proporção de 30 dias aos empregados que tenham ATÉ UM ANO DE SERVIÇO na empresa.
b) ao aviso prévio de 30 dias serão acrescido 3 dias por ano de serviço, até o máximo de mais de 60 dias, perfazendo uma duração total de até 90 dias.
A confirmação da gravidez durante o aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada a estabilidade.
Dado o aviso prévio, a rescisão se torna efetiva, mas se a parte quiser voltar atrás é facultado a outra parte aceita ou não. O contrato continuará a vigorar, como se o aviso prévio não tivesse sido dado.
é vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical.
CIPA: . É vedada a dispensa do empregado eleito para cargo de direção de comissões internas de prevenção de acidentes. 
na CIPA a estabilidade é assegurada somente aos representantes dos empregados. Os representantes do empregador não tem direito a estabilidade.

Outros materiais