Buscar

Síndromes Coronarianas Agudas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE DISCUSSÃO
Urgência e Emergência
Professor Ms. Cleydson Rodrigues
	Curso:
	Enfermagem
	Data: 	
	/	/	
Questão 1 - Analise os casos clínicos abaixo e descreva quais condutas são recomendadas pela American Heart Association, baseado no protocolo de Síndromes Coronarianas Agudas de 2020.
Caso Clínico 1
Paciente de 63 anos, portador de HAS e DM2, com relato de precordialgia de curta duração (< 10 minutos) e irradiação da dor para MSE a 3 dias. Informa que a dor geralmente surge durante o esforço físico. Hoje chega ao Pronto Socorro com dor que iniciou há 20 minutos.
PA 158/104 FC 88 bpm SatO2 95% FR 16 Irpm 
Resposta: 
Pressão arterial elevada, FC Boa , saturação ideal e FR normal. ECG
Síndrome coronariana aguda sem supra do segmento ST nos segmentos V4 V3 IAM sem Q ou angina instavel.
Deve se realizar uma anamnese cuidadosa e direcionada, observando atentamente os sintomas referido pelo paciente que é portador de HAS e DM2 , com precordialgia curta e dor MSE a 3 dias , durante esforço fisico. 
Devido ao periodo e considerado sindrome coronariana aguda evidenciada pelo periodo, dor no peito MSE e ECG podendo visualizad SASST nos segmentos V4 e V3 sem Q 
Caso Clínico 2
Homem de 62 anos, caminhoneiro, tabagista, portador de DM2 e hipertensão arterial, foi admitido no Pronto Socorro queixando dor retroesternal intensa com início há 90 minutos, irradiando para MSE, mandíbula, pescoço. Relata também náuseas e sensação de desmaio, encontra-se sudorético e pálido.
FC: 114 bpm PA: 168/106 mmHg	FR: 22 Irpm Sat O2 89% ECG
Respo. 
Síndrome coronariana aguda com supra do segmento ST nos segmentos V 2 e V3 IAM com Q , 
Caso Clínico 3
Mulher de 58 anos, relata dor precordial progressiva aos esforços há 2 semanas e também há 2 dias ao caminhar pequena distância. Procura o PS com dor em repouso há 30 min. É tabagista, sedentária, e possui antecedente familiar positivo. (apresentou melhora da dor após administração do nitrato).
FC= 92 Bpm PA= 150X100 mmHg, FR 16 Irpm	Sat O2 96%
	Respo. Síndrome coronariana aguda com infra do segmento ST nos segmentos V 2 e V3 
Questão 2: Descreva o mecanismo de ação dos fármacos do protocolo de Síndromes Coronarianas Agudas indicados para os pacientes dos casos clínicos acima.
Dentre os farmacos ultilizados e de acordo com o protocolo da SCA e seus respectivos mecanismo de ação estão:
 Ácido Acetil Salicílico (AAS): O ácido acetilsalicílico é um analgésico e antipirético utilizado para alívio sintomático de dores leves a moderadas. O Ácido acetilsalicílico é, como todos os AINEs, um inibidor inespecífico da enzima ciclo-oxigenase (COX). Ele acetila irreversivelmente essa enzima.
As COX são enzimas fulcrais da cascata do ácido araquidónico, pela qual este ácido araquidónico, um lipídio presente nas membranas das células, é transformado em mediadores prostanóides.
Nitratos: e um relaxar a musculatura lisa vascular. Os efeitos vasodilatadores dos nitratos são evidentes tanto nos artérias sistêmicas (incluindo as coronárias) quanto nas veias. O predomínio da ação é na circulação venosa. O efeito venodilatador reduz a pré-carga ventricular, que, por sua vez, reduz a tensão parietal miocárdica e os requerimentos de oxigênio
Clopidogrel
Questão 3: Caso algum destes pacientes tenha a indicação de IPC ou utilização de trombolíticos descreva os critérios para escolha destes métodos
OBS: Descreva as contra-indicações absolutas e relativas relacionadas a administração dos trombolíticos.
Dentre as indicaçoes de trombolíticos como metodo de tratamento estão dor sugestiva de infarto agudo do miocardio com tempo maior que 20 min não responsiva a nitrato SL, no sentido de afastar espasmo coronário. Sendo o tempo maximo para utilização do fibrinolitico a partir do inicio da dor é de 12h, tambem ultilizado quando ha elevação do segmento ST em 1mm em pelo menos duas derivações da mesma parede ou bloqueio completo de ramo esquerdo e tambem quando bloqueio completo de ramo direito.
	Dentre as contraindicaçoes absolutas , ou seja não deve ser ultilizado em casos de doença terminal; história prévia de coagulopatia hemorrágica; acidente vascular cerebral nos últimos 3 meses; sangramento digestivo ou urinário nos últimos 3 meses; cirurgia de grande porte abdominal, torácica ou craniana e oftalmológica nos últimos 3 meses; biópsia de estruturas não compressíveis nos últimos 30 dias; outras afecções graves (coma, septicemia, etc); reanimação cardiopulmonar traumática; dissecção aguda de aorta; gravidez; úlcera péptica ativa
Questão 4: Explique detalhadamente a fisiopatologia do IAM , cite quais são os marcadores de necrose que geralmente são pesquisados em pacientes com síndrome coronariana aguda e explique de forma detalhada cada um deles.
Infarto é a morte por necrose do tecido muscular cardiaco, secundario a uma interrupção do fluxo sanguineo geralmente por trombose.
A fisiopatologia do IAM é composta por três mecinismo a ruptura da placa aterosclerotica havendo o contato do conteudo lipideo com os elementos presentes no do sangue dando origem a trombose coronariana (trombose) uma vez que o vaso esteja totalmente ocluso vem a disfusão diastolica, disfunção sistolica e a remodelagem de toda a area que ocorre apos o infarto do miorcardio, uma vez essa arteria não recebendo mais sangue inicia o processo de necrose.
Dentre os marcadores de necrose mais ultilizado na pesquisado em paciente com Sindrome coronariana aguda estão a troponina e o CK-MB. A CK-MB são encotradas em diferentes tecidos, a isoformas a a CKMB, a enzima CKMB e encotrada em maior quantidade na corrente sanguinea quando o paciente se encotra em IAM tendo o aumento de 2 a 6horas apos IAM, tendo maior especificidade para o miocardio.
O marcado mais ultilizado sao as Troponinas cardiacas , quando ocorre morte de celulas cardiaca a troponica cai na corrente sanguinea , sendo quanto mais elevado o numero de troponina fungindo dos limites de percentina 99 pode acarretar IAM.
Questão 5: Descreva os locais de posicionamento dos eletrodos para realização do ECG de 12 derivações e acrescente o posicionamento dos eletrodos para investigar o Ventrículo direito.
O posicionamento dos eletrodos do plano vertical, sendo 3 unipolares e 3 bipolares. Deve seguir os seguintes posicionamentos o eletrodo vermelho fica no membro superior esquerdo (AVR); eletrodo amarelo Membro superior direito (AVL), e o eletrodo verde fixado no membro inferior direito (AVF) e o preto fixado no membro inferior esquerdo porem e nulo. Somando as derivações AVR, AVL e AVF com as bipolares temos D1, D2 e D3, tendo assim 6 derivações.
As outras 6 derivações são do plano horizontal , onde são unipolares (precordiais e unipolares) O primeiro eletrodo torácico (V1), precisa ficar no 4º espaço intercostal, à margem direita do esterno; o segundo (V2) fica no 4º espaço intercostal, à margem esquerda do esterno; o terceiro (V3) deve ser inserido no espaço entre V2 e V4; o quarto (V4) fica no 5º espaço intercostal esquerdo, na linha abaixo do ponto médio da clavícula (hemicavicular); o quinto eletrodo (V5) deve ser posicionado também no 5° espaço intercostal, nível que V4, mais para a esquerda, na linha axilar anterior; o último dispositivo (V6) deve ficar no mesmo nível que V4 e V5, pouco mais para a esquerda, na linha axilar média.
O posicionamento para investigar o ventrículo direito de ser o primeiro e segundo mantem a posição do V1 e V2, o terceiro (V3R) localizado no meio caminho entre os eletrodos V1 e V4R. O quarto (V4R) e localizado no quinto espaço intercostal direito, na linha hemiclavicular direita, o Quinto (V5R) no quinto espaço intercostal direito, na linha axilar anterior é o ultimo (V6R) no quinto espaço intercostal direito, na linha axilar média, deve ser também inverta os eletrodos dos pulsos.
Questão 6: Quando é indicado o ECG para investigar o Ventrículo direito. Justifique.
A investigação do ECG do ventrículo direito é considerada uma derivação especial, ou seja, e ultizado porem tem duasposiçoes que as 12 derivaçoes não consegue captar sendo ele a do ventriculo direito e a face posterior do coração. onde recomendada em pacientes com infarto do miocárdio inferior, quando se suspeite infarto de ventrículo direito.

Continue navegando