Buscar

Av 1 Tecnica Dietetica Avancada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECNICA DIETETICA AVANCADA
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as prevalências de sobrepeso e de obesidade estão aumentando em diversas partes do mundo em ritmo alarmante. Entretanto, o combate às DCNT e à obesidade deve ser conjugado com esforços para a reversão da prevalência da desnutrição infantil e para o controle das deficiências de micronutrientes, pois essas doenças ainda acometem considerável parcela da população. Com o intuito de minimizar essa situação, deve-se promover ações de educação alimentar e nutricional para incentivar os hábitos alimentares saudáveis. Sobre a importância do estoque para as Unidades de alimentação e nutrição, marque a alternativa INCORRETA: 
Diminui os custos de compras emergenciais.
Quanto maior o estoque, menor o custo de armazenamento.
O consumo médio indica o momento de uma nova compra.
Previne falhas do planejamento..
Possibilita previsões de produção.
As recomendações de ingestão diária de alimentos foram elaboradas com o objetivo de representar um conjunto de valores de referência para ingestão de nutrientes, sendo dividida em conceitos diferentes. Marque a alternativa correta.
Requerimento médio estimado – Valor de ingestão de um nutriente suficiente para garantir as necessidades de 90% dos indivíduos saudáveis conforme faixa etária, estado fisiológico e sexo.
Nível de ingestão mínima tolerável – Representa um nível de ingestão recomendável, é utilizado para avaliar uma possível ingestão excessiva de determinado nutriente.
Nível de ingestão máxima tolerável – nível de ingestão de um nutriente empregado como base, caso as evidências científicas não sejam suficientes para definir a cota diária recomendada.
Cota diária recomendada - Nível de ingestão dietética capaz de suprir as necessidades de praticamente todos os indivíduos saudáveis em determinada faixa etária, estado fisiológico e sexo.
Ingestão adequada - O mais alto nível de ingestão diária de nutrientes sem risco de efeitos adversos à saúde para a grande maioria da população.
Existem vários tipos de dietas hospitalares e cada uma delas é prescrita de acordo com as necessidades do paciente no momento. É importante que essa dieta seja seguida à risca, pois ela é pensada visando à melhor recuperação e contribuir para diminuir o tempo de internação. Nesses pontos é importante ficar atento a todos os tipos de dietas e ter opções de qualidade, já que ninguém quer ouvir reclamações em relação às refeições do hospital. Associe a coluna da direita com a da esquerda, considerando os tipos de dietas hospitalares.
1.Dieta normal
2.Dieta branda
3.Dieta pastosa
4.Dieta semilíquida
5.Dieta líquida
( ) Orientada para pacientes com problemas mecânicos de ingestão e digestão, o que ocorre em alguns pós-operatórios. Apresenta consistência modificada por ação mecânica ou cocção do tecido conectivo e celulose sendo excluídos alimentos como pães, leite, especiarias, frituras e etc.
( ) Para pacientes que não precisam de alteração em nutrientes e consistência. Esta dieta inclui todos os tipos de alimentos, sendo dividida em cinco ou seis refeições.
( ) Orientada para pacientes com problemas de ingestão e digestão, dificuldades de mastigação e deglutição, preparo para exames e cirurgias e em pós-operatório. Envolve a restrição de diversos alimentos.
( ) Utilizadas para pacientes com dificuldades de mastigação e deglutição, em alguns pós-operatórios e casos neurológicos. As carnes são batidas e trituradas.
( ) Prescrita para pacientes com problemas de mastigação e deglutição, afecções do trato digestivo, preparo de exames, pré e pós-operatórios. Empregam-se alimentos que produzam pouco resíduos e de fácil absorção orientada por um período muito breve.
Marque a sequência correta.
4-5-2-3-1.
1-2-3-4-5.
2-1-4-3-5.
5-4-3-2-1.
3-1-2-5-4.
Os alimentos processados são aqueles fabricados pela indústria em um processo que envolve a adição de sal, açúcar ou outra substância a alimentos in natura. O objetivo é torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. São produtos derivados diretamente de alimentos e podem ser considerados como uma versão do produto original. Marque a alternativa que apresenta um alimento processado:
Extrato de tomate.
Iogurte de morango.
Biscoito recheado de chocolate.
Mortadela.
Milho em conserva.
Uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é aqui considerada um local que desempenha atividades relativas à produção de refeições cujo objetivo é o fornecimento de uma refeição equilibrada nutricionalmente, que apresente bom nível de sanidade e que seja adequada ao comensal. No planejamento de cardápio para UAN podem ser gerenciados diversas informações, EXCETO:
Previsão de compras
Quantidade de Recursos Humanos
Preferências alimentares
Perdas de partes não comestíveis 
Matérias primas alimentares
Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras. Marque a alternativa incorreta sobre os alimentos funcionais:
O ômega 3 encontrado no arroz e macarrão ajuda na prevenção de doenças do coração
Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) o planejamento dos cardápios deve ser realizado por nutricionistas com a finalidade de planejar refeições adequadas, que atendam a pré-requisitos como hábitos alimentares dos clientes, valorizando as características nutricionais dos alimentandos, qualidade higiênico-sanitária, adequação ao mercado de abastecimento e à capacidade de produção. Sobre as preparações que devem ser apresentadas em um cardápio institucional, marque a alternativa CORRETA:
SALADA: Na preparação de salada deve-se ficar atento, pois para melhor aproveitamento e redução das sobras é recomendado utilizar os mesmos legumes da salada cozinhada do almoço, na sopa de legumes do jantar.
A coordenação das ações de alimentação escolar, sob a responsabilidade dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das escolas federais, será realizada por nutricionista habilitado, que deverá assumir a responsabilidade técnica do programa. Em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e as atribuições do nutricionista, marque (V) paras as verdadeiras e (F) para as falsas.
( V ) Compete ao nutricionista responsável técnico pelo Programa e aos demais nutricionistas lotados no setor de alimentação escolar realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos estudantes.
( F ) Os cardápios da alimentação escolar deverão ser elaborados com utilização de gêneros alimentícios básicos, de modo a respeitar as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se apenas na sazonalidade. 
( V ) Cabe ao nutricionista responsável técnico a definição do horário e do alimento adequado a cada tipo de refeição, respeitada a cultura alimentar. 
( F ) A porção ofertada deverá ser calculada a partir da maior faixa etária dos alunos atendidos, conforme as necessidades nutricionais estabelecidas. 
Na elaboração do cardápio para o PNAE, diversos fatores devem ser levados em consideração além da sazonalidade dos alimentos. Para o cálculo das necessidades nutricionais e, consequentemente, das porções dos alimentos, devem ser obedecidos as recomendações inerentes aos grupos de escolaridade, como educação infantil ensino integral, dentre outros.
Em uma determinada Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) com 400 comensais, tem-se disponíveis 30 Kg de peso líquido de um tipo de carne bovina. Considerando que o fator de correção deste alimento é de 1,3 e o fator de cocção é 0,6, a porção em gramas do peso bruto a ser oferecida a cada um dos comensais é de: 
162,5g
Cardápio é uma lista de preparações culinárias disponíveis para o consumo, e também pode ser chamado de menu. Quando se trata de bebidas pode ser chamado de carta, e em ambiente hospitalar de dieta. Marque a alternativa INCORRETA a respeito do cardápio.
Identifica apenas a necessidade de matéria prima para a produçãode refeições.

Continue navegando