Buscar

Avaliação de Pesquisa I (Tópicos Avançados em Recursos Humanos)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos Avançados em Recursos Humanos
Aluno (a): 
Data: / /
Atividade de Pesquisa I
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa I" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Explique as principais diferenças para a gestão entre uma estrutura organizacional vertical e uma horizontal. R: A gestão horizontal é um modelo organizacional em que empresas estruturam seus processos com base em decisões de grupo. Já a gestão vertical é caracterizada pela figura de um chefe que centraliza o poder de decidir, sem levar em consideração a opinião ou necessidades dos demais colaboradores de sua equipe.
2. Qual a ligação entre downsizing e planejamento estratégico?
R: o downsizing consiste em um planejamento estratégico para a racionalização do negócio, tendo como meta principal a estruturação de uma empresa mais eficiente e de melhores resultados sem que grandes gastos que não estejam no orçamento sejam necessários.
3. Relacione três formas de racionalizar recursos trazidos pelo downsizing.
R: 1- Estratégia de redução na força de trabalho é caracterizada, principalmente, pela eliminação ou enxugamento do número de empregados no quadro funcional. O período para a implementação dessa estratégia pode ser de curto prazo.
 2- Estratégia de redesenho organizacional, o foco principal é a realização de cortes no próprio trabalho, eliminando-se, por exemplo, funções, níveis hierárquicos, grupos ou divisões e produtos, ao invés de reduzir apenas o número de trabalhadores. O redesenho organizacional é uma estratégia de médio prazo.
 3- Estratégia sistemática o seu foco está na modificação da cultura, atitudes e valores dos empregados, envolvendo a adoção do downsizing como um modo de pensar e não como apenas um programa ou um alvo a ser atingido. O tempo necessário para a implementação dessa estratégia é o longo prazo.
4. Defina porque o projeto de downsizing deve ter o cliente como foco?
R: De uma maneira geral, portanto, tornar a empresa enxuta por meio do downsizing é uma opção para reduzir custos e, desse modo, melhorar a eficiência organizacional e recuperar a competitividade e sustentabilidade futuras. Além disso, existem outros motivos que fazem a empresa passar por esse processo, como veremos a seguir.
5. Por que após o downsizing a empresa consegue fazer mais e melhor com menos pessoas?
R: A redução da força de trabalho garante redução de custos, comunicação com menos ruídos, e desburocratização de processos decisivos. Com a implementação de novas tecnologias, os processos são otimizados, aumentando a performance. Com isso, a empresa consegue focar com mais força no seu principal recurso: seus clientes.
6. Explique as principais diferenças entre downsizing e resizing.
R: Enquanto o downsizing tem o foco na redução de custos através da diminuição da força de trabalho, o rightsizing é uma estratégia que visa a readaptação das organizações de acordo com as necessidades e tendências dos mercados que estão inseridas.
7. Por que o processo de mudança pode trazer uma queda no desempenho das empresas antes da sua melhoria? O primeiro passo desse processo é entender se a sua empresa precisa ou não de mudanças. Alguns sinais que revelam essa necessidade são a perda de market share ou a insatisfação dos clientes. O maior sinal de todos com certeza é a diminuição da lucratividade. Por isso, entenda se o seu negócio está precisando de mudanças antes dessa queda de desempenho. É de suma importância que você conte com diferenciais capazes de se destacar frente à concorrência.
8. Quais os riscos da terceirização?
R: Um dos maiores riscos da terceirização é a falta de controle sobre os terceiros. Um processo que foi previamente executado pela equipe interna, quando passa a ser terceirizado, resulta em pouco ou nenhum controle sobre eles. E quando mal gerenciado, pode afetar a qualidade do serviço terceirizado.
9. Por que a terceirização não deve buscar apenas a redução de custos?
R: Dentro de uma estratégia de gestão, a terceirização não deve ser pensada como uma tentativa de reduzir seus custos. Especialmente agora, com a possibilidade de terceirizar a atividade-fim, cresce o risco de comprometer sua marca e trajetória por algo que foge do seu controle: o trabalho de terceiros.
10. Por que downsizing não é simplesmente um corte de custos e pessoas na organização?
R: A técnica de downsizing é uma ferramenta de gestão complexa. Por esse motivo, ela não deve ser aplicada com o objetivo simplista de apenas reduzir custos. Ainda, o downsizing exige planejamento minucioso do início ao fim. Sua implementação demanda estratégia, análise e acompanhamento.
11. Defina o conceito de empowerment. Por que o empowerment estimula a criatividade?
R: Empowerment é uma estratégia utilizada nas empresas, pelos líderes e gestores, para um melhor aproveitamento de pessoal. A estratégia consiste em capacitar os funcionários e assim dar autonomia na tomada de decisões de suas funções e tarefas. Tem um papel vital para ajudar a fazer com que as pessoas de uma equipe se sintam, novamente, capazes de cumprir tarefas criativas que elas não se consideram aptas a realizar.
12. Qual a diferença entre chefe e líder?
R: Os chefes têm um estilo de gestão mais autoritário, centralizador e hierarquizado. Enquanto isso, os líderes orientam seus subordinados por meio de atitudes inspiradoras e de um modelo de gestão mais horizontal. Essas características de cada perfil de gestão fazem toda a diferença no ambiente e resultados corporativos.
Avaliação de Pesquisa I: Tópicos Avançados em Recursos Humanos

Continue navegando