Logo Passei Direto
Buscar

Correção da Avaliação FUNDAMENTOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A BNCC elucida a produção de textos por crianças do Ensino Fundamental. Por essa razão, considera essa uma das práticas de linguagem.
Sobre isso, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa.
( ) Os gêneros textuais de diferentes campos de atuação devem ser explorados tanto na leitura quanto na produção de textos, sendo o texto foco do trabalho no componente curricular Língua Portuguesa.
( ) A centralidade do texto defendida também no processo de alfabetização se justifica pela relevância atribuída pela BNCC ao uso da leitura e da escrita em contextos de produção consonantes com o meio social.
( ) Os campos de atuação dos gêneros discursivos delimitados para os anos iniciais na BNCC são: artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; jornalístico-midiático; e de atuação na vida pública.
( ) Os campos de atuação dos gêneros discursivos delimitados para os anos iniciais na BNCC são: da vida cotidiana; artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; e da vida pública.
( ) Considera-se fundamental o letramento digital, ou seja, expor os estudantes tanto ao ensino explícito de textos escritos quanto ao ensino explícito relativo aos textos digitais.
a) V, V, V, F, V.
b) V, V, V, F, F.
c) F, F, V, F, V.
d) V, F, V, F, V.
e) V, V, F, V, V.

Há, na história da alfabetização, dois grupos de métodos, denominados sintéticos e analíticos. Tanto o primeiro quanto o segundo apresentaram potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, mas também limitações.
A respeito das limitações, indique a alternativa correta.
a) As propostas condizentes com os métodos analíticos apareceram no cenário da alfabetização com as cartilhas, buscando em especial possibilitar a exploração da percepção sonora das letras, com ênfase nas unidades menores da língua.
b) As propostas condizentes com os métodos analíticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos sons. Na sequência, havia a combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Primeiro havia a exploração de palavras com sílabas canônicas e depois com sílabas não canônicas.
c) As propostas não condizentes com os métodos sintéticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos seus sons. Após, havia a exploração da combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Explorava-se primeiro as sílabas não canônicas e, depois, as sílabas canônicas.
d) As propostas condizentes com os métodos sintéticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos seus sons. Na sequência, havia a combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Primeiro havia a exploração de palavras com sílabas canônicas e depois com sílabas não canônicas.
e) Ambos os métodos, sintéticos e analíticos, seguiam uma proposta linear. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos seus sons. Na sequência, havia a combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Primeiro havia a exploração de palavras com sílabas canônicas e depois com sílabas não canônicas.

A Política Nacional de Alfabetização (PNA), de 2019, apresenta indicadores para o trabalho pedagógico com a alfabetização. Segundo esse documento, os professores da Educação Infantil deverão efetuar um trabalho pedagógico que se caracteriza como literacia emergente.
Sobre isso, é correto afirmar que:
a) A PNA defende a alfabetização já na Educação Infantil, uma vez que para essa política as experiências já nessa etapa de escolaridade contribuem para que as crianças possam aprender a ler e a escrever.
b) A PNA defende a exposição das crianças a jogos e brincadeiras, embora seja contrária às experiências relativas à alfabetização na Educação Infantil, uma vez que podem repercutir de modo desfavorável no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
c) A PNA defende que a alfabetização pode ser impulsionada desde a Educação Infantil, no entanto, evidencia que as experiências nessa etapa de escolaridade pouco contribuem para que as crianças possam aprender a ler e a escrever.
d) Para a PNA é importante o desenvolvimento da consciência fonológica após o período da Educação Infantil, já que nessa etapa deve-se enfatizar a ludicidade, ou seja, interações e brincadeiras.
e) A PNA esclarece que a alfabetização precisa se efetivar no 1o ano do Ensino Fundamental, sendo assim, as experiências vivenciadas pelas crianças na Educação Infantil não precisam incluir, por exemplo, o conhecimento do alfabeto.

Em julho de 2012 a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no contexto educacional brasileiro. É um instrumento de avaliação em larga escala que faz parte do Saeb e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes de 3o ano tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.
A ANA visa avaliar as habilidades de leitura, escrita de palavras e produção de textos. Essa avaliação do desempenho dos estudantes é orientada por uma Matriz de Referência. A respeito das habilidades que correspondem ao eixo estruturante de leitura, apresentadas na Matriz de Referência da ANA e da Provinha Brasil, classifique as assertivas a seguir em V para verdadeiro e F para falso.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; e grafar palavras com correspondências regulares diretas.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; e identificar o assunto de um texto.
( ) Ler palavras com estrutura silábica predominante não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; grafar palavras com correspondências regulares diretas; e produzir um texto a partir de uma situação dada.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; grafar palavras com correspondências regulares diretas; grafar palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro; e produzir um texto a partir de uma situação dada.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; e gerar o conteúdo textual de acordo com o gênero solicitado.
a) V, F, V, V, F.
b) V, F, F, V, V.
c) V, V, F, F, V.
d) V, V, F, V, F.
e) F, V, F, F, F.

A PNA, publicada em 2019, apresenta pressupostos para o processo de alfabetização, incluindo recomendações acerca do processo de escrita.
Leia as seguintes assertivas e, depois, assinale a alternativa correta.
I. Para a PNA, a produção escrita refere-se à habilidade de escrever textos, sendo a habilidade de escrever palavras relativa à consciência fonêmica.
II. A produção escrita para as crianças mais novas, segundo a PNA, contribui para a consciência fonêmica e a instrução fônica.
III. A produção escrita para as crianças mais velhas, segundo a PNA, contribui tanto para a consciência fonêmica e a instrução fônica quanto para o entendimento acerca dos gêneros textuais.
IV. O processo de alfabetização, conforme preconiza a PNA, deve focalizar a consciência fonêmica, a instrução fônica sistemática, a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de textos e a produção escrita.
V. Conforme preconiza a PNA, crianças em processo de alfabetização não devem ser expostas às atividades que mobilizam a consciência fonológica e a instrução fônica, já trabalhadas na Educação Infantil.
a) Apenas as assertivas III e V estão corretas.
b) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e V estão corretas.
d) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
e) Todas as assertivas estão corretas.

Leia o enunciado a seguir e selecione a alternativa cujos termos se inserem nas lacunas.
a) Metatextual; fonológicas; consciente; estrutura; coesão; coerência
b) Fonológica; metalinguísticas; consciente; estrutura; coesão; coerência
c) Metatextual; metalinguísticas; inconsciente; estrutura; coesão; coerência
d) Metatextual; metalinguísticas; consciente; estrutura; coesão; coerência
e) Metatextual; metalinguísticas; consciente; estrutura; fonema; morfema

A BNCC defende a escrita compartilhada e a escrita autônoma nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, recomenda em que ano de escolaridade cada estratégia deve ser adotada.
Relacione as informações a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Escrita compartilhada em todos os campos de atuação, de modo a beneficiar a aprendizagem da escrita.
( ) Escrita compartilhada de gêneros textuais que estão nos campos de atuação da vida cotidiana, vida pública e artístico-literário.
( ) Escrita espontânea de histórias orais e escritas, bem como reconto de histórias tendo o professor como escriba.
a) 1, 2, 3.
b) 2, 3, 1.
c) 3, 1, 2.
d) 1, 3, 2.
e) 2, 1, 3.

Leia as afirmativas sobre as contribuições da teoria da psicogênese da língua escrita para os processos de ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Os estudantes em processo de alfabetização são sujeitos que pensam sobre a escrita e possuem conhecimentos prévios que precisam ser valorizados.
II. A alfabetização é um processo, portanto os alfabetizandos perpassam diferentes fases durante a construção do conhecimento da escrita.
III. O método passa a ser relevante na alfabetização, uma vez que o estudante passa a ser o centro desse processo.
a) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
b) As assertivas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
e) Apenas a assertiva II está correta.

Após a vigência das propostas que compunham os métodos sintéticos, surgiram as que contribuíram para repensar a alfabetização. Considerando essas contribuições, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Propiciar a dialogicidade, o diálogo entre os educandos e educadores no processo de alfabetização.
( ) Considerar a alfabetização como instrumento de conscientização, possibilitando a atuação crítica do sujeito como leitor e escritor autônomo.
( ) Explorar palavras significativas, ou seja, geradoras, presentes no cotidiano dos educandos e, portanto, relacionadas ao contexto deles.
( ) Promover o diálogo entre educadores e educandos, considerando fundamental a exploração de gêneros textuais presentes no contexto social.
( ) Possibilitar a exploração de gêneros textuais como objeto de reflexão, propiciando a exploração de palavras geradoras e a contextualização no processo de alfabetização.
a) V, V, F, V, F.
b) V, V, V, F, F.
c) V, F, F, V, V.
d) V, F, V, V, F.
e) V, V, V, V, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A BNCC elucida a produção de textos por crianças do Ensino Fundamental. Por essa razão, considera essa uma das práticas de linguagem.
Sobre isso, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa.
( ) Os gêneros textuais de diferentes campos de atuação devem ser explorados tanto na leitura quanto na produção de textos, sendo o texto foco do trabalho no componente curricular Língua Portuguesa.
( ) A centralidade do texto defendida também no processo de alfabetização se justifica pela relevância atribuída pela BNCC ao uso da leitura e da escrita em contextos de produção consonantes com o meio social.
( ) Os campos de atuação dos gêneros discursivos delimitados para os anos iniciais na BNCC são: artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; jornalístico-midiático; e de atuação na vida pública.
( ) Os campos de atuação dos gêneros discursivos delimitados para os anos iniciais na BNCC são: da vida cotidiana; artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; e da vida pública.
( ) Considera-se fundamental o letramento digital, ou seja, expor os estudantes tanto ao ensino explícito de textos escritos quanto ao ensino explícito relativo aos textos digitais.
a) V, V, V, F, V.
b) V, V, V, F, F.
c) F, F, V, F, V.
d) V, F, V, F, V.
e) V, V, F, V, V.

Há, na história da alfabetização, dois grupos de métodos, denominados sintéticos e analíticos. Tanto o primeiro quanto o segundo apresentaram potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, mas também limitações.
A respeito das limitações, indique a alternativa correta.
a) As propostas condizentes com os métodos analíticos apareceram no cenário da alfabetização com as cartilhas, buscando em especial possibilitar a exploração da percepção sonora das letras, com ênfase nas unidades menores da língua.
b) As propostas condizentes com os métodos analíticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos sons. Na sequência, havia a combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Primeiro havia a exploração de palavras com sílabas canônicas e depois com sílabas não canônicas.
c) As propostas não condizentes com os métodos sintéticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos seus sons. Após, havia a exploração da combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Explorava-se primeiro as sílabas não canônicas e, depois, as sílabas canônicas.
d) As propostas condizentes com os métodos sintéticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos seus sons. Na sequência, havia a combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Primeiro havia a exploração de palavras com sílabas canônicas e depois com sílabas não canônicas.
e) Ambos os métodos, sintéticos e analíticos, seguiam uma proposta linear. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos seus sons. Na sequência, havia a combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Primeiro havia a exploração de palavras com sílabas canônicas e depois com sílabas não canônicas.

A Política Nacional de Alfabetização (PNA), de 2019, apresenta indicadores para o trabalho pedagógico com a alfabetização. Segundo esse documento, os professores da Educação Infantil deverão efetuar um trabalho pedagógico que se caracteriza como literacia emergente.
Sobre isso, é correto afirmar que:
a) A PNA defende a alfabetização já na Educação Infantil, uma vez que para essa política as experiências já nessa etapa de escolaridade contribuem para que as crianças possam aprender a ler e a escrever.
b) A PNA defende a exposição das crianças a jogos e brincadeiras, embora seja contrária às experiências relativas à alfabetização na Educação Infantil, uma vez que podem repercutir de modo desfavorável no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
c) A PNA defende que a alfabetização pode ser impulsionada desde a Educação Infantil, no entanto, evidencia que as experiências nessa etapa de escolaridade pouco contribuem para que as crianças possam aprender a ler e a escrever.
d) Para a PNA é importante o desenvolvimento da consciência fonológica após o período da Educação Infantil, já que nessa etapa deve-se enfatizar a ludicidade, ou seja, interações e brincadeiras.
e) A PNA esclarece que a alfabetização precisa se efetivar no 1o ano do Ensino Fundamental, sendo assim, as experiências vivenciadas pelas crianças na Educação Infantil não precisam incluir, por exemplo, o conhecimento do alfabeto.

Em julho de 2012 a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no contexto educacional brasileiro. É um instrumento de avaliação em larga escala que faz parte do Saeb e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes de 3o ano tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.
A ANA visa avaliar as habilidades de leitura, escrita de palavras e produção de textos. Essa avaliação do desempenho dos estudantes é orientada por uma Matriz de Referência. A respeito das habilidades que correspondem ao eixo estruturante de leitura, apresentadas na Matriz de Referência da ANA e da Provinha Brasil, classifique as assertivas a seguir em V para verdadeiro e F para falso.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; e grafar palavras com correspondências regulares diretas.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; e identificar o assunto de um texto.
( ) Ler palavras com estrutura silábica predominante não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; grafar palavras com correspondências regulares diretas; e produzir um texto a partir de uma situação dada.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; grafar palavras com correspondências regulares diretas; grafar palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro; e produzir um texto a partir de uma situação dada.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; e gerar o conteúdo textual de acordo com o gênero solicitado.
a) V, F, V, V, F.
b) V, F, F, V, V.
c) V, V, F, F, V.
d) V, V, F, V, F.
e) F, V, F, F, F.

A PNA, publicada em 2019, apresenta pressupostos para o processo de alfabetização, incluindo recomendações acerca do processo de escrita.
Leia as seguintes assertivas e, depois, assinale a alternativa correta.
I. Para a PNA, a produção escrita refere-se à habilidade de escrever textos, sendo a habilidade de escrever palavras relativa à consciência fonêmica.
II. A produção escrita para as crianças mais novas, segundo a PNA, contribui para a consciência fonêmica e a instrução fônica.
III. A produção escrita para as crianças mais velhas, segundo a PNA, contribui tanto para a consciência fonêmica e a instrução fônica quanto para o entendimento acerca dos gêneros textuais.
IV. O processo de alfabetização, conforme preconiza a PNA, deve focalizar a consciência fonêmica, a instrução fônica sistemática, a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de textos e a produção escrita.
V. Conforme preconiza a PNA, crianças em processo de alfabetização não devem ser expostas às atividades que mobilizam a consciência fonológica e a instrução fônica, já trabalhadas na Educação Infantil.
a) Apenas as assertivas III e V estão corretas.
b) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e V estão corretas.
d) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
e) Todas as assertivas estão corretas.

Leia o enunciado a seguir e selecione a alternativa cujos termos se inserem nas lacunas.
a) Metatextual; fonológicas; consciente; estrutura; coesão; coerência
b) Fonológica; metalinguísticas; consciente; estrutura; coesão; coerência
c) Metatextual; metalinguísticas; inconsciente; estrutura; coesão; coerência
d) Metatextual; metalinguísticas; consciente; estrutura; coesão; coerência
e) Metatextual; metalinguísticas; consciente; estrutura; fonema; morfema

A BNCC defende a escrita compartilhada e a escrita autônoma nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, recomenda em que ano de escolaridade cada estratégia deve ser adotada.
Relacione as informações a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Escrita compartilhada em todos os campos de atuação, de modo a beneficiar a aprendizagem da escrita.
( ) Escrita compartilhada de gêneros textuais que estão nos campos de atuação da vida cotidiana, vida pública e artístico-literário.
( ) Escrita espontânea de histórias orais e escritas, bem como reconto de histórias tendo o professor como escriba.
a) 1, 2, 3.
b) 2, 3, 1.
c) 3, 1, 2.
d) 1, 3, 2.
e) 2, 1, 3.

Leia as afirmativas sobre as contribuições da teoria da psicogênese da língua escrita para os processos de ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Os estudantes em processo de alfabetização são sujeitos que pensam sobre a escrita e possuem conhecimentos prévios que precisam ser valorizados.
II. A alfabetização é um processo, portanto os alfabetizandos perpassam diferentes fases durante a construção do conhecimento da escrita.
III. O método passa a ser relevante na alfabetização, uma vez que o estudante passa a ser o centro desse processo.
a) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
b) As assertivas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
e) Apenas a assertiva II está correta.

Após a vigência das propostas que compunham os métodos sintéticos, surgiram as que contribuíram para repensar a alfabetização. Considerando essas contribuições, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Propiciar a dialogicidade, o diálogo entre os educandos e educadores no processo de alfabetização.
( ) Considerar a alfabetização como instrumento de conscientização, possibilitando a atuação crítica do sujeito como leitor e escritor autônomo.
( ) Explorar palavras significativas, ou seja, geradoras, presentes no cotidiano dos educandos e, portanto, relacionadas ao contexto deles.
( ) Promover o diálogo entre educadores e educandos, considerando fundamental a exploração de gêneros textuais presentes no contexto social.
( ) Possibilitar a exploração de gêneros textuais como objeto de reflexão, propiciando a exploração de palavras geradoras e a contextualização no processo de alfabetização.
a) V, V, F, V, F.
b) V, V, V, F, F.
c) V, F, F, V, V.
d) V, F, V, V, F.
e) V, V, V, V, F.

Prévia do material em texto

Correção da Avaliação: FUNDAMENTOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
keyboard_return Voltar
Nota Máxima: 10,00
Nota Apurada: 5,00
2ª Tentativa
Quantidade de Questões: 10
Parte superior do formulário
1ª) A BNCC elucida a produção de textos por crianças do Ensino Fundamental. Por essa razão, considera essa uma das práticas de linguagem. Sobre isso, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa.
( ) Os gêneros textuais de diferentes campos de atuação devem ser explorados tanto na leitura quanto na produção de textos, sendo o texto foco do trabalho no componente curricular Língua Portuguesa.
( ) A centralidade do texto defendida também no processo de alfabetização se justifica pela relevância atribuída pela BNCC ao uso da leitura e da escrita em contextos de produção consonantes com o meio social.
( ) Os campos de atuação dos gêneros discursivos delimitados para os anos iniciais na BNCC são: artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; jornalístico-midiático; e de atuação na vida pública.
( ) Os campos de atuação dos gêneros discursivos delimitados para os anos iniciais na BNCC são: da vida cotidiana; artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; e da vida pública.
( ) Considera-se fundamental o letramento digital, ou seja, expor os estudantes tanto ao ensino explícito de textos escritos quanto ao ensino explícito relativo aos textos digitais.
a) V, V, V, F, V.
b) V, V, V, F, F.
c) F, F, V, F, V.
d) V, F, V, F, V.
e) V, V, F, V, V.
2ª) Há, na história da alfabetização, dois grupos de métodos, denominados sintéticos e analíticos. Tanto o primeiro quanto o segundo apresentaram potencialidades para os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, mas também limitações. A respeito das limitações, indique a alternativa correta.
a) As propostas condizentes com os métodos analíticos apareceram no cenário da alfabetização com as cartilhas, buscando em especial possibilitar a exploração da percepção sonora das letras, com ênfase nas unidades menores da língua.
b) As propostas condizentes com os métodos analíticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos sons. Na sequência, havia a combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Primeiro havia a exploração de palavras com sílabas canônicas e depois com sílabas não canônicas.
c) As propostas não condizentes com os métodos sintéticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos seus sons. Após, havia a exploração da combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Explorava-se primeiro as sílabas não canônicas e, depois, as sílabas canônicas.
d) As propostas condizentes com os métodos sintéticos enfatizavam a linearidade do ensino na alfabetização. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos seus sons. Na sequência, havia a combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Primeiro havia a exploração de palavras com sílabas canônicas e depois com sílabas não canônicas.
e) Ambos os métodos, sintéticos e analíticos, seguiam uma proposta linear. Em primeiro lugar, ensinavam as letras, a começar pelas vogais, depois pelos seus sons. Na sequência, havia a combinatória de letras para a formação de sílabas, e assim seguia-se para a formação de palavras. Primeiro havia a exploração de palavras com sílabas canônicas e depois com sílabas não canônicas.
3ª) A Política Nacional de Alfabetização (PNA), de 2019, apresenta indicadores para o trabalho pedagógico com a alfabetização. Segundo esse documento, os professores da Educação Infantil deverão efetuar um trabalho pedagógico que se caracteriza como literacia emergente. Sobre isso, é correto afirmar que:
a) A PNA defende a alfabetização já na Educação Infantil, uma vez que para essa política as experiências já nessa etapa de escolaridade contribuem para que as crianças possam aprender a ler e a escrever.
b) A PNA defende a exposição das crianças a jogos e brincadeiras, embora seja contrária às experiências relativas à alfabetização na Educação Infantil, uma vez que podem repercutir de modo desfavorável no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
c) A PNA defende que a alfabetização pode ser impulsionada desde a Educação Infantil, no entanto, evidencia que as experiências nessa etapa de escolaridade pouco contribuem para que as crianças possam aprender a ler e a escrever.
d) Para a PNA é importante o desenvolvimento da consciência fonológica após o período da Educação Infantil, já que nessa etapa deve-se enfatizar a ludicidade, ou seja, interações e brincadeiras.
e) A PNA esclarece que a alfabetização precisa se efetivar no 1o ano do Ensino Fundamental, sendo assim, as experiências vivenciadas pelas crianças na Educação Infantil não precisam incluir, por exemplo, o conhecimento do alfabeto.
4ª) Em julho de 2012 a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no contexto educacional brasileiro. É um instrumento de avaliação em larga escala que faz parte do Saeb e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes de 3o ano tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. A ANA visa avaliar as habilidades de leitura, escrita de palavras e produção de textos. Essa avaliação do desempenho dos estudantes é orientada por uma Matriz de Referência. A respeito das habilidades que correspondem ao eixo estruturante de leitura,
apresentadas na Matriz de Referência da ANA e da Provinha Brasil, classifique as assertivas a seguir em V para verdadeiro e F para falso.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; e grafar palavras com correspondências regulares diretas.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; e identificar o assunto de um texto.
( ) Ler palavras com estrutura silábica predominante não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; grafar palavras com correspondências regulares diretas; e produzir um texto a partir de uma situação dada.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; grafar palavras com correspondências regulares diretas; grafar palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro; e produzir um texto a partir de uma situação
dada.
( ) Ler palavras com estrutura silábica canônica; ler palavras com estrutura silábica não canônica; compreender os sentidos de palavras e expressões em textos; identificar o assunto de um texto; e gerar o conteúdo textual de acordo com o gênero solicitado.
a) V, F, V, V, F.
b) V, F, F, V, V.
c) V, V, F, F, V.
d) V, V, F, V, F.
e) F, V, F, F, F.
5ª) A PNA, publicada em 2019, apresenta pressupostos para o processo de alfabetização, incluindo recomendações acerca do processo de escrita. Leia as seguintes assertivas e, depois, assinale a alternativa correta.
I. Para a PNA, a produção escrita refere-se à habilidade de escrever textos, sendo a habilidade de escrever palavras relativa à consciência fonêmica.
II. A produção escrita para as crianças mais novas, segundo a PNA, contribui para a consciência fonêmica e a instrução fônica.
III. A produção escrita para as crianças mais velhas, segundo a PNA, contribui tanto para a consciência fonêmica e a instrução fônica quanto para o entendimento acerca dos gêneros textuais.
IV. O processo de alfabetização, conforme preconiza a PNA, deve focalizara consciência fonêmica, a instrução fônica sistemática, a fluência em leitura oral, o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de textos e a
produção escrita.
V. Conforme preconiza a PNA, crianças em processo de alfabetização não devem ser expostas às atividades que mobilizam a consciência fonológica e a instrução fônica, já trabalhadas na Educação Infantil.
a) Apenas as assertivas III e V estão corretas.
b) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e V estão corretas.
d) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
e) Todas as assertivas estão corretas.
6ª) Leia o enunciado a seguir e selecione a alternativa cujos termos se inserem
nas lacunas.
A consciência _____________________ está entre as habilidades ___________________ que contribuem para o processo de alfabetização, em especial para a consolidação da aprendizagem inicial da leitura e da escrita. É a capacidade de reflexão ____________________ acerca da _________________, ___________________ e ___________________.
a) Metatextual; fonológicas; consciente; estrutura; coesão; coerência
b) Fonológica; metalinguísticas; consciente; estrutura; coesão; coerência
c) Metatextual; metalinguísticas; inconsciente; estrutura; coesão; coerência
d) Metatextual; metalinguísticas; consciente; estrutura; coesão; coerência
e) Metatextual; metalinguísticas; consciente; estrutura; fonema; morfema
7ª) Considerando as orientações da BNCC quanto à produção de textos nas primeiras etapas de escolaridade, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a ordem correta.
( ) A escrita de textos espontâneos na Educação Infantil é defendida pela BNCC.
( ) A BNCC recomenda a escrita espontânea de palavras e valida a produção coletiva de textos por crianças da Educação Infantil.
( ) Planejar a escrita de textos coletivos é uma prerrogativa da BNCC referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que difere da recomendação à Educação Infantil.
( ) Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento referentes à escrita de textos pelas crianças da Educação Infantil compõem o campo de experiência denominado "Escuta, fala, pensamento e imaginação".
( ) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história são objetivos de aprendizagem e desenvolvimento referentes à produção escrita previstos na BNCC.
a) V, V, F, V, V.
b) V, V, V, F, V.
c) V, V, V, F, F.
d) V, V, F, F, V.
e) F, F, V, V, V.
8ª) A BNCC defende a escrita compartilhada e a escrita autônoma nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, recomenda em que ano de escolaridade cada estratégia deve ser adotada. Relacione as informações a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Educação Infantil
2. 1o e 2o ano
3. 3o ao 5o ano
( ) Escrita compartilhada em todos os campos de atuação, de modo a beneficiar a aprendizagem da escrita.
( ) Escrita compartilhada de gêneros textuais que estão nos campos de atuação da vida cotidiana, vida pública e artístico-literário.
( ) Escrita espontânea de histórias orais e escritas, bem como reconto de histórias tendo o professor como escriba.
a) 1, 2, 3.
b) 2, 3, 1.
c) 3, 1, 2.
d) 1, 3, 2.
e) 2, 1, 3.
9ª) Leia as afirmativas sobre as contribuições da teoria da psicogênese da língua escrita para os processos de ensino e aprendizagem no que se refere à alfabetização. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Os estudantes em processo de alfabetização são sujeitos que pensam sobre a escrita e possuem conhecimentos prévios que precisam ser valorizados.
II. A alfabetização é um processo, portanto os alfabetizandos perpassam diferentes fases durante a construção do conhecimento da escrita.
III. O método passa a ser relevante na alfabetização, uma vez que o estudante passa a ser o centro desse processo.
a) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
b) As assertivas I, II e III estão corretas.
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
d) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
e) Apenas a assertiva II está correta.
10ª) Após a vigência das propostas que compunham os métodos sintéticos, surgiram as que contribuíram para repensar a alfabetização. Considerando essas contribuições, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F
quando for falsa. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Propiciar a dialogicidade, o diálogo entre os educandos e educadores no processo de alfabetização.
( ) Considerar a alfabetização como instrumento de conscientização, possibilitando a atuação crítica do sujeito como leitor e escritor autônomo.
( ) Explorar palavras significativas, ou seja, geradoras, presentes no cotidiano dos educandos e, portanto, relacionadas ao contexto deles.
( ) Promover o diálogo entre educadores e educandos, considerando fundamental a exploração de gêneros textuais presentes no contexto social.
( ) Possibilitar a exploração de gêneros textuais como objeto de reflexão, propiciando a exploração de palavras geradoras e a contextualização no processo de alfabetização.
a) V, V, F, V, F.
b) V, V, V, F, F.
c) V, F, F, V, V.
d) V, F, V, V, F.
e) V, V, V, V, F.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina