Buscar

atividade_resenha

Prévia do material em texto

Alimentos ultraprocessados
Referências: https://ojoioeotrigo.com.br/2021/11/pilulas-para-as-suas-dores-corporacoes-se-apropriam-de-afetos-e-necessidades/
https://ojoioeotrigo.com.br/2021/11/estamos-sequestrados-pelo-estomago-ou-pelo-coracao/
Contribua.
Nathalia Lwasawa. 
As duas obras tem por objetivo mostrar para nós oque vivenciamos no dia a dia com o consumo de utraprocessados. Os produtos taxados como alimentos bons acabam com a saúde da população, trazendo riscos de diversas doenças para a sociedade e até mesmo morte, como nos apresentam as fontes de estudos científicos. 
Alimentos ultraprocessados são nutricionalmente desbalanceados e não trazem efeito benéfico nenhum para nossa saúde. E devemos nos apegar no Guia Alimentar da população Brasileira, que nos ensinam os benefícios dos alimentos como um todo.
A recomendação do Guia é que os ingredientes culinários (óleos, gorduras, sal e açúcar) sejam usados em pequenas quantidades para preparações culinárias; já os alimentos processados devem ser consumidos com moderação, enquanto os ultraprocessados devem ser evitados. 
Para sabermos se o alimento é ultraprocessado devemos analisar a lista de ingredientes e a tabela nutricional , quanto mais ingredientes mais o produto é processado, e quanto mais ingredientes com nomes estranhos mais o alimento faz mal. E oque aparece em primeiro lugar na lista de ingredientes é oque tem de maior no produto.
Uma idéia excelente seria se todas as pessoas podessem baixar aplicativos sobre a rotulagem dos alimentos, pois ajudariam muito, somente apontar para o alimento que este mostraria se o alimento é saudável ou não.
Entretanto, “alimentos in natura ou minimamente processados, maior em vegetais, são a base para uma alimentação balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável”. 
Quando pensamos em uma alimentação equilibrada, são esses os alimentos que devem aparecer com maior frequência no prato. “Esses alimentos têm uma quantidade muito menor de açúcar. Além disso, apresentam maior teor de fibra que ajuda a trazer saciedade e melhorar o funcionamento do intestino.
Referência : https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/entenda-o-perigo-de-consumir-alimentos-ultraprocessados/

Continue navegando