Buscar

forúm analises hematológicas (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2021/3 - Análises Hematológica e Bioquímica
Mulher, 65 anos, 105 Kg, 1.58 m, deu entrada no PA o Hospital XF, faz 3 horas que está com dor precordial e pressão arterial de 180/140mmHg. A paciente também relatou consumir bebidas alcoólicas diariamente e ser tabagista. O médico solicitou os exames a seguir, obtendo os respectivos resultados:
Sódio: 145
Potássio: 5,2
Creatinina: 1,4
Ureia: 62
Responda:
- Qual suspeita clínica? 
Paciente apresenta uma obesidade grau 3, hipertensão arterial apresentando uma doença renal. 
- Quais os outros exames que o médico deveria ter solicitado?
Após os exames de creatinina e uréia, o exame de urina também é importante solicitar, pois é comum pacientes com doença renal apresentar perdas de proteínas ou sangramento na urina. A ultrassonografia dos ruins também deve ser solicitado, ela mostra a morfologia renal, podendo indicar se os rins têm sinais de atrofia. Os rins são órgãos importantes para garantir a homeostase do organismo, dessa forma a diminuição da função renal causa comprometimento em outros órgãos desestabilizando o equilíbrio do corpo humano, podemos avaliar a função dos rins de acordo com a filtração glomerular (FG) e a sua diminuição é constatada na Doença Renal Crônica (DRC) que está relacionado a perda das funções regulatórias, excretórias e endócrinas do rim.
ALTERAÇÕES RENAIS RELACIONADAS COM DESEQUILÍBRIOS DOS EXAMES BIOQUÍMICOS. Disponível em: < https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2019/12/ALTERA%C3%87%C3%95ES-RENAIS-RELACIONADAS-COM-DESEQUIL%C3%8DBRIOS-DOS-EXAMES-BIOQU%C3%8DMICOS.pdf> Acesso em: 31 de ago. 2021.

Continue navegando