Buscar

(31)98516-8580-O fluxo de capital estrangeiro aumentou A maior clareza e transparência da comunicação do BCB parecem ter atraído mais capital estrangeiro para o Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(31) 98516-8580
 (31) 98516-8580
QRcode LINK direto!
TEMOS ESSE MAPA DISPONÍVEL! CHAMA NO NÚMERO ACIMA PARA ENVIAR! 
....+....
MAPA - COMEX - PRÁTICAS CAMBIAIS E FINANCEIRAS INTERNACIONAIS - 51/2024
O CONTEXTO ATUAL DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA
 
A política cambial brasileira em 2023 é um tema complexo e multifacetado, com implicações importantes para a economia do país. Este guia abrangente oferece uma análise detalhada das principais características e implicações da política cambial atual, com foco em:
Regime cambial: O regime cambial brasileiro é flutuante, o que significa que o valor da moeda brasileira, o real, é determinado pela oferta e demanda no mercado de câmbio.
Taxa de câmbio: A taxa de câmbio flutua livremente, sem intervenção direta do Banco Central do Brasil (BCB). No entanto, o BCB pode intervir no mercado de câmbio de forma indireta, por meio de instrumentos como swaps cambiais e leilões de dólares.
Mercado de câmbio: O mercado de câmbio brasileiro é o segundo maior da América Latina, com um volume de negociação diário superior a US$ 100 bilhões.
Política monetária: A política monetária brasileira é autônoma e não está diretamente subordinada à política cambial. O BCB utiliza a taxa básica de juros (Selic) como principal instrumento de política monetária para controlar a inflação.
Política fiscal: A política fiscal brasileira também tem um impacto importante na taxa de câmbio. Um déficit fiscal elevado pode levar à depreciação da moeda, enquanto um superávit fiscal pode levar à apreciação da moeda.
Impacto da política cambial: A política cambial brasileira tem um impacto significativo na economia do país. Uma taxa de câmbio apreciada pode beneficiar os consumidores, pois torna os produtos importados mais baratos.
 
No entanto, também pode prejudicar os exportadores, pois torna seus produtos mais caros no mercado internacional. Uma taxa de câmbio depreciada pode beneficiar os exportadores, mas também pode prejudicar os consumidores, pois torna os produtos importados mais caros. Veja 04 fatores principais sobre a política externa brasileira em 2023.
 
Principais Mudanças na Política Cambial em 2023
Em 2023, o governo brasileiro implementou algumas mudanças importantes na política cambial, com o objetivo de:
Reduzir a volatilidade da taxa de câmbio: O BCB ampliou a banda cambial, que é a faixa dentro da qual a taxa de câmbio pode flutuar livremente, sem intervenção do BCB.
Aumentar a liquidez do mercado de câmbio: O BCB criou novos instrumentos cambiais, como swaps cambiais e leilões de dólares, para aumentar a liquidez do mercado de câmbio.
Melhorar a comunicação com o mercado: O BCB passou a comunicar de forma mais clara e transparente suas ações no mercado de câmbio.
 
Impacto das Mudanças na Política Cambial
As mudanças na política cambial implementadas em 2023 ainda são recentes e seu impacto ainda está sendo avaliado. No entanto, algumas análises preliminares indicam que:
A volatilidade da taxa de câmbio diminuiu: A banda cambial mais ampla e a maior liquidez do mercado de câmbio parecem ter contribuído para reduzir a volatilidade da taxa de câmbio.
O fluxo de capital estrangeiro aumentou: A maior clareza e transparência da comunicação do BCB parecem ter atraído mais capital estrangeiro para o Brasil.
A competitividade das empresas brasileiras melhorou: A depreciação do real em 2023 pode ter ajudado a melhorar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional.
 
Desafios da Política Cambial Brasileira
A política cambial brasileira enfrenta alguns desafios importantes, como:
Volatilidade do mercado internacional: O mercado cambial internacional é altamente volátil e eventos externos, como a crise na Ucrânia, podem ter um impacto significativo na taxa de câmbio brasileira.
Inflação: A alta da inflação no Brasil pode levar à depreciação da moeda, pois erode o poder de compra do real.
Déficit fiscal: O déficit fiscal elevado do Brasil pode levar à depreciação da moeda, pois aumenta a demanda por reais no mercado de câmbio.
 
Perspectivas para a Política Cambial Brasileira
As perspectivas para a política cambial brasileira em 2024 e nos próximos anos são incertas e dependem de diversos fatores, como:
Evolução da economia global: A recuperação da economia global pode levar à apreciação do real, enquanto uma recessão global pode levar à depreciação do real.
Política monetária: A política monetária do BCB terá um impacto importante na taxa de câmbio. Uma política monetária mais contracionista pode levar à apreciação do real, enquanto uma política monetária mais expansionista pode levar à depreciação.
 
MAPEANDO A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA
 
O objetivo desta atividade é averiguar os principais aspectos da política externa brasileira, e como pode influenciar a economia e as organizações/empresas brasileiras. O método para levantamento dos dados da pesquisa poderá ser realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com base nas informações disponíveis na web.
Você deverá levar em consideração que os resultados na sua pesquisa deverão conter a sua opinião baseadas na metodologia já descrita. O preenchimento do framework deverá ser feito em detrimento aos 04 aspetos conjunturais sobre o tema, conforme ilustrado no Quadro 1. Utilize o template disponibilizado no material da disciplina para concluir a sua atividade. 
Quadro 1 - AVALIAÇÃO DA POLÍTICA CAMBIAL E COMERCIAL EXTERNA DO BRASIL – UM QUADRO ANALÍTICO
Fonte: O autor (2024).

Outros materiais