Buscar

AOL5 - DIREITO DO TRABALHO

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício
	Enunciado
Carlos, Alessandra e Augusto trabalham na empresa Flor de Lótus Ltda. Luana, por sua vez, acabou de ser dispensada por justa causa. Carlos, trabalhou durante 7 meses e, em seguida, ausentou-se para a apresentação ao serviço militar obrigatório. Já Alessandra, no seu período aquisitivo, se ausentou injustificadamente por 8 dias. Augusto acabou de receber comunicação de concessão de férias. 
Disserte sobre o caso narrado e poste no ambiente de aprendizagem.
Boa prática!!
 
	Há quatro casos a serem analisados e todos, de alguma forma, retratam “ausências do emprego”, que poderíamos chamar de suspensão, interrupção ou extinção do contrato de trabalho. 
 Iniciando-se com a empregada Luana, que foi demitida por justa causa, vemos um caso de extinção de trabalho, em que serão detalhadas no artigo 482 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) as hipóteses, de forma não taxativa, dos motivos de rescisão contratual. Tal rompimento ocorre devido à falta grave do empregado, o que ocasiona perda de algumas verbas rescisórias. 
 Ao analisar a situação de Carlos, encontra-se respaldo na CLT, em seu artigo 472, que afirma que afastamento do empregado devido às exigências do serviço militar obrigatório não constitui motivo de alteração ou rescisão. Muitos doutrinadores, estudiosos do Direito, afirmam que tal exemplo constitui suspensão do contrato de trabalho. Para Ricardo Resende (2020), devido ao fato de não ser remunerado pelo empregador, enquadra-se em hipótese de suspensão contratual. Vale ressaltar que, após o término do serviço militar, o empregado terá direito a retornar a seu emprego, caso deseje. 
 Quanto à Alessandra, devido ao fato de ela ter se ausentado por 8 dias injustificadamente, quando a mesma for sair de férias, terá direito a 24 dias corridos de férias. Tal subtração de dias encontra-se prescrita na CLT em seu artigo 130. Assim, vê-se exemplo claro de interrupção de trabalho, pois as férias são exemplo típico disto, já que há pagamentos de salários e contagem de tempo, diferente dos casos de suspensão em que o empregador está isento dos pagamentos das verbas trabalhistas. 
 Já quanto a Augusto, também há caso típico de interrupção de contrato, pois há a concessão de férias. Não se pode afirmar, com certeza, quantos dias serão, mas, ao sair de férias, o empregado terá seu salário pago e a contagem de tempo de serviço. 
REFERÊNCIAS
RESENDE, Ricardo. Direito do Trabalho. 8 ed. São Paulo: Método, 2020.
 
NADER, Danielle. MP 936/20: Modelo de Suspensão do Contrato de Trabalho. Disponível em: <https://www.contabeis.com.br/noticias/42661/mp-936-20-modelo-de-suspensao-do-contrato-de-trabalho/>. Acesso em 18 março de 2021. 
ALMEIDA, André Luiz Paes de. CLT e Súmulas do TST Comentadas. 14. ed. São Paulo: Rideel, 2015.

Continue navegando