Buscar

equilibrio interno e externo cargos e salarios

Prévia do material em texto

Sistema de remuneração
· O que é remuneração????
· E remuneração variável???
Vamos nos aprofundar nos conceitos?
De onde vêm os recursos necessários para arcar com as despesas de benefícios?
*1º: Da empresa:
A maioria dos benefícios é custeada pelas empresas
*2º: Do empregado:
Alguns benefícios são pagos parcialmente pelos funcionários, embora em algumas empresas o empregado pague integralmente determinados benefícios.
*3º: Do Estado:
Alguns benefícios são pagos pelo Estado, como por exemplo, os benefícios concedidos pela Previdência Social. Outros são subsidiados pelo Estado, como por exemplo, no caso da alimentação, onde o governo participa através do Programa de Alimentação dos Trabalhadores – PAT
De que forma os benefícios são concedidos aos funcionários?
1º: Benefícios legais: 
São aqueles benefícios cuja concessão está obrigada por lei. Exemplo: 13º salário, Vale-Transporte, Seguro-Desemprego etc.
2º: Benefícios concedidos por mera liberalidade da empresa: 
São aqueles benefícios concedidos espontaneamente pelas empresa. Exemplos: Seguro de Vida, Transporte, Assistência Médica.
3º) Benefícios contratuais:
São aqueles benefícios concedidos aos funcionários por força de uma Convenção Coletiva, Acordo Coletivo ou Sentença Normativa. São benefícios negociados entre os Sindicatos Patronais e os Sindicatos dos Empregados, ou entre esses e determinadas empresas. Exemplo: Quinquênio para os funcionários que completam cada 5 anos de serviço; concessão de sacolas de alimentos etc.
REMUNERAÇÃO VARIAVEL
Objetivos da remuneração variável: 
1. Vincular o desempenho e a recompensa de forma a motivar o indivíduo e o 
grupo a buscarem a melhoria contínua e extrapolar níveis clássicos de 
desempenho;
2. Partilhar os bons e maus resultados da empresa;
3. Transformar custo fixo em variável;
4. Comprometer todas as áreas e processos da organização com resultados esperados.
Cada alternativa de remuneração variável dá diferentes ênfases a cada um desses objetivos.
De forma geral, as alternativas podem ser classificadas em dois grandes grupos:
Remuneração variável de curto prazo
A remuneração de curto prazo é um incentivo relacionado ao atingimento de resultados em determinado período, limitado a um ano fiscal. 
Remuneração variável de longo prazo
A remuneração variável de longo prazo é um incentivo relacionado ao atingimento de objetivos que garantam a perenidade do negócio, a valorização da empresa e a retenção de profissionais.
IMPORTÂNCIA - ISONOMIA SALARIAL
 
Atualmente não há legislação trabalhista que trate especificamente da Gestão de Cargos e Salários. No entanto, indiretamente, há princípios que acabam por proteger o trabalhador de certas incoerências ou distorções que possam ocorrer em suas remunerações.
 
A falta do plano de cargos e salários na empresa geralmente traz definições de salários, promoções ou reconhecimentos sem uma adequada avaliação para este reconhecimento.
 
A importância do plano de cargos e salários está justamente na possibilidade de se garantir esta isonomia, através do exercício da avaliação da estrutura funcional separando tarefas e responsabilidades que corresponderão a cada cargo, atribuindo-lhes valores justos e coerentes.
image3.jpg
image1.jpg
image2.jpg
image4.jpg

Continue navegando