Buscar

Processos de Ensino e Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questao 1
Pode-se considerar que “[...] é na sala de aula e os processos que nela ocorrem entre o professor e os alunos, como o âmbito que em maior medida explica o êxito ou o fracasso dos estudantes”.
(MARCHESI, MARTIN, Qualidade do ensino em tempos de mudança, Porto Alegre/RS: Artmed, 2003, p.183.)
As afirmativas, a seguir, pretendem explicar o contexto apresentado no texto acima, exceto:
a)
A simplicidade dos elementos da sala de aula garante a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que o ensino é tarefa do professor e a aprendizagem do aluno, dois movimentos independentes.
b)
O ensino e a aprendizagem podem ser considerados dois aspectos de um mesmo processo, sendo assim, complementares e interdependentes e precisam estar integrados para a análise da realidade da sala de aula.
c)
Há uma complexidade que caracteriza os processos de ensino e aprendizagem, e os resultados do trabalho em sala de aula devem ser analisados na sua inter-relação.
d)
Existe uma relação pedagógica na sala de aula, que engloba o conjunto de interações que se estabelecem entre o professor, os alunos e o conhecimento, que não pode ser interpretada de modo restrito.
e)
O professor que deseja alcançar o êxito de seus alunos, preocupa-se com o tratamento didático adequado ao conteúdo que está em jogo e leva em consideração a realidade de aprendizagem dos seus alunos, além de outros fatores que podem influenciar no processo.
Questao 2
O estudo dos conceitos de Zona de Desenvolvimento Real (ZDR) e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), desenvolvidos por Vygotsky levou a algumas formulações para a prática do ensino sobre fornecer uma ajuda ajustada.
Veja o que afirma Onrubia (2006):
“[...] o ensino como ajuda ajustada sempre pretende, a partir da realização, compartilhada ou apoiada, de tarefas, incrementar a capacidade de compreensão e atuação autônoma do aluno. Isto é, seu objetivo é que os instrumentos e recursos de apoio utilizados pelo professor para que o aluno possa, com sua ajuda, ir além do que seria capaz individualmente, possam em um determinado momento ser progressivamente retirados até desaparecerem completamente, de modo que as modificações nos esquemas de conhecimento realizadas pelo aluno sejam suficientemente profundas e permanentes para que possa enfrentar situações similares, graças a elas, adequadamente e sozinho”.
Fonte: ONRUBIA, J. Ensinar, criar Zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir. In: Coll, C.; Solé, I. (Org.). O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006. 
A aplicação do conceito de ZDP ao processo de alfabetização significa:
a)
Apresentar ao aluno a escrita de palavras desconhecidas, sendo que é desnecessário que a ajuda oferecida esteja conectada com os esquemas de conhecimento do aluno.
b)
Os professores que desejam que seus alunos dominem o código alfabético devem ajustar suas propostas de escrita regularmente, porém é conveniente que sejam sempre estruturadas, nunca abertas.
c)
Criar situações didáticas envolvendo a leitura e a escrita que levem em consideração o nível de partida dos alunos e um nível de abordagem com maior complexidade de forma que a utilização de instrumentos de apoio e suporte, da ajuda de pares ou adultos, possibilitem que esses alunos conquistem vias de acesso a realização da tarefa.
d)
Apresentar situações de leitura em que os textos sejam antes de tudo, bem familiares, com o total domínio do vocabulário e das habilidades de leitura já asseguradas.
e)
Numa situação de produção escrita, colocar os alunos no papel de distantes de uma narrativa, cujo escrevente é o professor que deve conformar-se com o que os alunos são capazes de produzir, sem mediação.
Questao 3
A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo; a educação é motor para o desenvolvimento, considerado globalmente, e isso também supõe incluir as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras. Ela também parte de um consenso já bastante arraigado em relação ao caráter ativo da aprendizagem, o que leva a aceitar que esta é fruto de uma construção pessoal, mas na qual não intervém apenas o sujeito que aprende; os “outros” significativos, os agentes culturais, são peças imprescindíveis para essa construção.
(COLL, Cesar, et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006, p. 19.)
Escolha o complemento que traz a melhor conceituação para a frase a seguir.
A concepção construtivista…
a)
é entendida como um processo de modificação, ampliação e enriquecimento de esquemas de conhecimento do aluno como consequência da atividade mental que o ensino estimula.
b)
pode ser entendida como um método que orienta passo a passo como deve ser a evolução da escrita da criança.
c)
é uma concepção na qual a interatividade é fundamentada na transmissão de conhecimentos do professor para o aluno.
d)
é um processo de ensino e aprendizagem que desafia o aluno ao estimular a repetição e a memorização.
e)
pode ser compreendida como aquela prática cuja importância maior do processo de aprendizagem está centrada nos conteúdos. 
Questao 4
Na prática do professor, encontram-se subjacentes um modelo de educação e um modelo de escola, fundamentados em determinadas teorias do conhecimento. Ao mesmo tempo em que o modelo educacional é influenciado pelo paradigma da ciência, aquele também o determina. A atuação do professor traduz sua visão de educação. É impossível separar uma coisa da outra. A teoria de aprendizagem que fundamenta sua ação contém as explicações de como ele crê que o indivíduo aprende e determina o modelo pedagógico adotado pela escola.
(MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997, p.18.)
Enquanto o paradigma tradicional como referencial educacional caracteriza-se por uma visão mecanicista e fragmentada da realidade, o novo paradigma tem uma visão mais integradora do universo e do conhecimento humano.
Qual dos itens descritos, a seguir, indica um professor cuja prática está sustentada por concepções de ensino e aprendizagem do paradigma tradicional?
a)
O professor vivencia com os alunos atividades de investigação, elaboração de hipóteses, solução de problemas.
b)
O professor atua no contexto da pedagogia da transmissão e visa a mudança comportamental do aluno, utilizando com eficiência materiais estruturados.
c)
O professor realiza uma prática que procura dar significado às experiências dos alunos, envolvendo-os no processo de aprendizagem.
d)
O professor planeja situações didáticas que garantam um nível alto de interação entre o professor e criança, entre criança e criança, entre criança e objeto de conhecimento.
e)
O professor realiza uma avaliação centrada nos processos e na análise reflexiva da criança sobre suas aquisições.
Questao 5
A ……………………….. e a  ………………………………. são princípios metodológicos que o professor alfabetizador não pode ignorar.
Marque a alternativa que completa adequadamente a afirmativa.
a)
fixação - avaliação
b)
reflexão - conscientização
c)
memorização - codificação
d)
decodificação - compreensão
e)
oralização - repetição