Buscar

Análise Sensorial do Café


Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Bom Jesus da Lapa.
Curso Técnico em Agroecologia.
Análise sensorial do café
			Aluna: Wêsda Mariana de Souza Zetóles
				Docentes: Clélia Gomes, Manoel Xavier
 Bom Jesus da Lapa- 03/05/2023
Agradecimentos.
 Agradeço a professora Clélia Gomes e ao professor Manoel Xavier, por ofertar a oportunidade de analisarmos os diferentes tipos de café e entender os diferentes gostos, aromas, e tudo o que pode ser feito com o mesmo.
Resumo.
A análise sensorial do café, tem como objetivo identificar na bebida, as propriedades dela, como o gosto, aroma, aparência entre outros aspectos. A aula realizada nos proporcionou conhecer tipos diferente de café, o sabor específico de cada um, além do seu cheiro. 
 Além disso, o momento trouxe uma descontração, e uma maneira de observar as preferências dos alunos, onde alguns preferiam um determinado tipo de café, enquanto outros optaram por outro sabor. 
Introdução.
O Café é uma bebida feita a partir das sementes do fruto do cafeeiro, cultivado em diversas regiões do mundo. É a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, atrás somente da água, pertence ao gênero Coffea, e nos dias atuais, se tem conhecimento de 103 espécies da planta. 
 O Brasil, é o maior produtor e exportador de café do tipo “Arábica”, porém, a sua relação com o mesmo ultrapassa os limites de produção. O café é um elemento de grande importância na história do Brasil, seu cultivo teve início do século XVIII, e no século seguinte, o produto se tornava o principal na exportação, atuando fortemente na economia brasileira, o que garantiu as divisas necessárias para a sustentação do império brasileiro e também da República Velha.
 Suas principais características são classificadas em fragrância, aroma, acidez, amargor, sabor, corpo e resíduo.
Objetivo Geral.
 Analisar os sabores, aromas, características de vários tipos de cafés.
Metodologia.
 No dia 26 de abril de 2023, na sala do terceiro ano de agroecologia, do Instituto Federal – Campus Bom Jesus da Lapa, foi realizado uma aula prática com os docentes, Clélia Gomes e Manoel Xavier, onde analisamos os sabores de cinco tipos de cafés, sendo eles o Café Rigano, Café Gourmet, Café Solúvel, Café Pilão e Cevada (a Cevada é uma opção para substituir o café, onde os grãos são também torrados e moídos).
 A sala foi dividida em quatro grupos, e foi feito um rodízio, para facilitar na hora de experimentar os cafés. O primeiro café, foi o café Rigano, com um aroma não muito forte, assim como sua coloração, possui um sabor amargo, porém não muito forte.
 Já o café Gourmet, possui uma coloração parecida com a do Rigano, porém seu cheiro é forte, aparentando o café torrado, o gosto se parece com chá, também não muito forte.
 O café solúvel, tem o cheiro forte, que se aparenta a milho assado, o gosto é forte, um pouco amargo, porém, possui um bom sabor, sua coloração é mais escura, e não tem a textura de pó, como os outros, sendo mais fácil de ser preparado.
 O café Pilão, é o mais conhecido dentre os outros tipos de cafés, sua cor é muito forte e o sabor, extremamente amargo, apesar de ser muito forte, o cheiro é a sua parte mais agradável, por ser muito marcante e bem característico, se aparentando ao aroma de café queimado.
 A Cevada foi a última a ser experimentada por todos os grupos, sua coloração é muito clara, o cheiro possui um aroma fraco, que lembra a um chá muito suave, o seu sabor não chega a ser amargo e também não é adocicado, que também lembra um chá não muito agradável.
 É importante lembrar que todos os cafés foram coados da mesma maneira e sem adição de açúcar, para que o real sabor do café não sofresse mudanças.
Considerações finais.
 A análise dos cafés foi de fundamental importância, para que entendêssemos, as características dessa bebida marcante presente nas vidas de muitas pessoas ao redor do mundo, seja pelo consumo, pela história, seja pela arte, pelos benefícios entre tantos outros motivos.
Referências.
https://www.mokaclube.com.br/blog/analise-sensorial-de-cafe/#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20sensorial%20de%20caf%C3%A9,m%C3%A9dia%20e%20por%20a%C3%AD%20vai. 
https://brasilescola.uol.com.br/historia/o-cafe-no-brasil-suas-origens.htm 
https://www.supremoarabica.com.br/tudo-sobre-cafe-desde-o-melhor-grao-ate-a-forma-de-consumi-lo/
 
 
image1.jpeg
image2.jpeg
image3.jpeg