Buscar

Café Colonial: Tradição Alemã

Prévia do material em texto

Café Colonial
O café colonial é uma refeição típica das cidades de origem alemã, como Nova Petrópolis, Igrejinha e Santa Cruz do Sul, bem como da maioria das cidades catarinenses e de algumas cidades do Paraná.
Se caracteriza pela mesa farta e por ser uma das mais autênticas tradições da cultura e da culinária alemã. 
Apesar do nome, o café colonial não é exclusivamente uma refeição servida no café da manhã, podendo ser degustada a qualquer momento do dia.
Café Colonial
Café Colonial
Pratos salgados:
Pernil assado em pedaços, calabresa, empadão de frango e de palmito, pão de queijo, polenta frita, mini coxinha, risolis, bolinhas de queijo, patês, torta salgada, quiche de queijo, pizza tradicional, creme de abóbora, creme de macaxeira.
 
Pratos doces:
Bolo de cenoura, bolo de milho especial, bolo de fubá, bolo caseiro, bolo recheado, cheesecake, pudim de leite especial, torta de banana, torta de limão, torta de maracujá, torta alemã, torta de chocolate, pavê de chocolate, torta de coco, bolachas, sequilhos, iogurte natural.
Pães, geléias, e frios:
Pão caseiro, pão integral, salame colonial, queijos artesanais, queijos cremosos, manteiga, geléias de frutas, doce de leite, doce de frutas em compotas, requeijão cremoso.
Bebidas:
Café, leite, cappuccino, café cremoso, achocolatados, sucos naturais, água, chás.
Café Colonial
Café Colonial
Café Colonial
Café Colonial
Tradição dos engenhos à mesa
Guia lançado pela Setur-PE traça roteiro por dezoito localidades da Região Metropolitana do Recife ao interior do estado que resgatam ciclo da cana-de-açúcar.
Engenhos Pernambucanos
Proposta:
Aproveitar o clima do campo e, de quebra, se deliciar com uma mesa farta de delícias que representam bem a identidade culinária pernambucana como o bolo de rolo, Souza Leão, doces de compota, pães caseiros, entre outras pedidas.
Engenhos Pernambucanos
O Guia tem a proposta de aproximar os bons de garfo. Mas também, os pernambucanos de um modo geral da gastronomia e turismo atrelados ao ambiente dos engenhos, cachaçarias, igrejas e outros equipamentos, que remontam ao período colonial brasileiro, fortemente representado pela agricultura da cana em PE. 
Guia Rota Rural
ILLY, Andrea. O Mundo do Café, Ed Valentina. 1 ed., Rio de Janeiro, RJ. 2016.
MOLDVAER, Anette. O Livro do café, Ed Publifolha. São paulo, SP. 2015
TOLEDO, Vera V. e GANCHO, Candida V. Sua majestade, o café. Ed Moderna. 3ª ed. São Paulo, SP. 2013
WOLKE. Robert L., Café e Chá: A ciência na cozinha. Ed Expresso Zahar. 2015
Referência Bibliográfica
image2.png
image3.jpeg
image4.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image7.jpeg
image8.jpeg
image9.jpeg
image10.jpeg
image11.jpeg
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina