Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA N 03 - Relações interpessoais, ética e liderança

Atividade prática sobre relações interpessoais, ética e liderança que apresenta definição e importância da liderança, as cinco dimensões de confiança segundo Fiorelli (integridade, competência, consistência, lealdade, abertura) e descreve lideranças autocrática, democrática e liberal.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA Nº 03
DISCIPLINA: Relações Interpessoais, ética e liderança 
ALUNO:
Professor: Yago Martins Cardoso de Brito
Data de entrega: Até 03/07
As organizações vivenciam, atualmente, um cenário de profunda competitividade. Concorrer em busca de clientes para os mais diversos produtos e de usuários para os serviços prestados passou a ser a lógica cotidiana, uma vez que, assim, pode-se atingir os resultados projetados. Para alcançar resultados, porém, são necessárias pessoas, ou melhor dizendo, colaboradores que possuam conhecimentos e habilidades requeridas para manter e alavancar o crescimento organizacional. Isso acentua a importância da liderança exercida nos grupos e equipes existentes.
Uma vez que a liderança é compreendida como “[...] a capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente” (FIORELLI, 2006, p. 200), podemos afirmar que ela é fundamental para que as equipes atinjam seu desempenho máximo, contribuindo diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos das organizações. A liderança envolve certo tipo de poder, que influencia as pessoas a seguirem determinada conduta, principalmente a partir do envolvimento de suas emoções na identificação desse líder a quem seguem.
No entanto, um líder não nasce pronto. Para se tornar um, o indivíduo deve se treinar e se desenvolver ao longo de sua vida, aperfeiçoando um conjunto de habilidades que façam com que suas atitudes sejam vistas como atributos de sua liderança. Desse modo, a pessoa gera confiança em sua equipe e proporciona engajamento. Ao definir como se desenvolve a confiança da equipe sobre o líder, Fiorelli (2006, p. 74) destaca cinco dimensões básicas e necessárias: “integridade, competência, consistência, lealdade e abertura”. O líder precisa ter uma conduta moral apropriada, ser honesto na forma como atua e se relaciona, precisa possuir um conjunto de competências específicas, técnicas e interpessoais, que o legitimem nessa condição, ser consistente em seus julgamentos e na tomada de decisões de 
forma segura, estar disposto a proteger e defender a equipe e estar aberto a ouvir o outro em todas as situações.
FIORELLI, J. O. Psicologia para administradores: integrando teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Descreva, pelo menos, três tipos de liderança:
Liderança autocrática: A liderança autocrática caracterizada por concentração total de poder na mão do líder, o líder toma as decisões sem a participação de seus empregados. Criando assim um ambiente de medo ,níveis de pressão e medo de uma possível demissão.
Alguns aspectos da liderança autocrática, rapidez em tomadas de decisões, foco concentrado em superação de metas, aspectos negativos são o pouco espaço de criatividade ou inovação. 
Liderança democrática: O estilo democrático ou participativo é uma forma de liderança que promove o ambiente de confiança e colaboração, onde cada membro da equipe é incentivado, assim contribuindo com sugestões e ideias. 
Liderança liberal: O líder permite a total liberdade da tomada de decisão individual e em grupo . A liderança se baseia na equipe,porque o líder entendeu que os profissionais em sua equipe estão aptos a tomar decisões. 
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina