Logo Passei Direto
Buscar

ESTUDO DIRIGIDO auditoria e gestao de qualidade

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

7 – As profissões da saúde tiveram grande evolução nos últimos anos, surgindo, portanto, profissões que agregam valor aos cuidados da saúde contemporânea. Devido a expansão de tecnologias voltadas a saúde, podemos evidenciar o surgimento de novas frentes de trabalho e especialidades nas últimas décadas. O surgimento de Políticas Públicas, tais como o SUS e os programas de internação domiciliar, levaram as empresas privadas prestadoras de serviços domiciliares, planos, seguradoras e operadoras de serviços de saúde, a propiciarem condições que atendam as demandas e que passem a criar um novo mercado de consumo: a saúde. Para atender a esta expectativa, surge a figura do profissional auditor. Exercer auditoria envolve, além de capacitação específica, um profissional atento as novas exigências de mercado. São características fundamentais que um auditor deve possuir para desenvolver eticamente seu trabalho:
I – O profissional auditor, em sua prática profissional, somente deverá aceitar trabalhos que julgue estar capacitado totalmente de recursos para desenvolve-los.
II – O profissional deverá ser parcial, manter sigilo, ser tendencioso, deve ser impessoal, justo e ter veracidade como lema principal de condutas.
III – O auditor deverá emitir parecer de fatores que julgue conhecedor e informado concretamente, punindo, portanto, as partes que não estiveram de acordo contratualmente.
IV – Estar em consonância com o código de ética que regula a profissão, manter a relação direta da empresa, cumprindo fielmente suas normas e regras institucionais, e respeitando a cultura organizacional.
R: Apenas as frases I e IV estão corretas.

Proposta entre elas. I. As auditorias externas de segunda parte são aquelas auditorias executadas pelos funcionários da empresa auditada. Pois: II. Seu foco é verificar se não existem desvios nos processos, ou seja, se o que está acontecendo na prática está conforme o especificado. R: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

34 - A busca da qualidade, independentemente do setor, é grande devido à exigência do consumidor que vem crescendo cada dia mais. Porém, quando tratamos de instituições hospitalares, além de o cliente exigir qualidade, existe a obrigação dessa organização em cuidar e zelar por seus pacientes da melhor forma possível. Sobre a qualidade em instituições hospitalares, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Quando há uma evolução do ambiente externo, essa evolução possui impacto significativo dentro dos hospitais, que, por sua vez, precisam se moldar a essas alterações. Porque: II. O setor hospitalar é uma instituição de sistema aberto, nas quais mudanças que acontecem fora dela impactam diretamente a organização. A seguir, assinale a alternativa correta: R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
35 - Leia o excerto a seguir: “[...] verifica-se que a função da auditoria não é somente a detecção de erros ou fraudes, mas sua atividade deve ser vista como de assessoramento a administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa mediante os objetivos por ela definidos.” CONGRESSO DE CONTABILIDADE, 2015. Importância e Benefícios da Auditoria Interna : uma Análise da Percepção de Auditados Brasileiros e Venezuelanos . Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015, p. 3. Disponível em: http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso_internacional/anais/6CCF/46_17.pdf. Acesso em: 17 dez. 2019. Considerando o excerto apresentado, sobre as funções da auditoria, analise as afirmativas a seguir: I. Uma das possíveis funções da auditoria é identificar o público-alvo da empresa. II. Entre as funções da auditoria encontra-se a identificação dos pontos para tomada de decisão. III. Durante a auditoria é preciso identificar oportunidades para melhorar o sistema de qualidade. IV. Uma das funções da auditoria é de determinar a conformidade ou não conformidade dos elementos. Está correto o que se afirma em: R: II, III e IV, apenas.
36 - Quando uma organização conclui um processo de auditoria significa que elas atenderam aos requisitos do sistema de gestão que foi auditado. Mas existem três formas de uma empresa ser auditada. Uma delas são auditorias executadas por organizações externas de auditoria independente, tais como organizações que proveem certificados ou registros de conformidade. ança para não se deixar influenciar pelas pressões do auditado ou de terceiros, que possam afetar seu julgamento. ( ) Não deve deixar situações pessoais interferirem no seu trabalho, procurando abster-se de auditar casos em que ocorram conflitos de interesse. ( ) Tratar todas as pessoas com o devido respeito, mesmo quando as opiniões são divergentes. ( ) Precisa conseguir se afastar suficientemente da situação para questionar e julgar com precisão e profissionalismo. ( ) Não revelar ou utilizar em seu proveito, ou de terceiros, os dados obtidos por meio da execução de seu trabalho. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. R: III, I, II, VI, IV, V.
40 - O trabalho dos profissionais da saúde é regido por normas éticas, morais e deontológicas que conferem humanização e legalidade aos serviços prestados. O que seria dos pacientes se a sua saúde fosse deixada somente aos interesses do mercado? Infelizmente, o mercado da saúde envolve atividades altamente lucrativas e, se não limitados por normas legais e humanitárias, acaba por influenciar negativamente a atividade de empresas e profissionais. Nesse contexto, sobre a auditoria hospitalar podemos afirmar que: I. Á ética deve reger o trabalho dos auditores hospitalares devido ao importante aspecto social da prestação de serviços em saúde e de seu grande impacto na vida das pessoas. PORQUE II. O auditor pode sofrer pressões dos mais variados tipos, de colaboradores e diretores das organizações, na tentativa de influenciar o resultado de seu trabalho. No contexto da ética aplicada à auditoria, analise a relação proposta entre as duas asserções acima e assinale a opção correta. R: As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
41 - Leia o excerto a seguir. “Ô churrasquinho difícil!!! Auditando um hospital, recebemos um convite do chefe de medicina para um churrasco. Ao descobrirmos irregularidades nas contas hospitalares, respondemos que só após a auditoria aceitaríamos o convite. Até hoje aguardamos o churrasco. O médico foi demitido do serviço público e condenado a dois anos de prisão.” BRASIL. Histórias de auditor. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Ministério da Saúde. Disponível em: < http://sna.saude.gov.br/historias.cfm >. Acesso em: 26/12/2018. O relato apresentado acima nos leva à reflexão sobre as habilidades, competências e, principalmente, o comportamento adequado aos componentes de uma equipe auditora. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente os adjetivos ideais de um auditor, que se relacionam diretamente com o texto. R: Ético, independente, zeloso e cortês.
42 - De acordo com seus objetivos e formato, a auditoria pode ser classificada em diferentes tipos. Essas classificações, além de didáticas, também são norteadoras do tipo de atividade que será desenvolvida na empresa ou hospital, alterando suas etapas, recursos e critérios. Considere que um hospital deseja realizar uma auditoria externa para verificar: • a execução das atividades; • os resultados obtidos; • a regularidade das contas; • a prestações de contas; • o adequado cumprimento dos contratos e convênios firmados. Que tipo de auditoria este hospital deve contratar? R: De gestão.
43 - A gestão hospitalar qualificada se utiliza de análises na tomada de decisão, uma vez que se fazem indispensáveis no planejamento adequado dos limitados recursos financeiros disponíveis para a execução dos serviços prestados aos pacientes. Essa otimização gerencial deve seguir critérios importantes no delineamento da quantidade e da qualidade do cuidado em saúde ofertado por essas organizações, sendo importante para a busca da manutenção dessas empresas no complexo cenário atual do mercado da saúde. Nesse contexto, analise as afirmacoes a seguir sobre a gestão hospitalar qualificada. I. A gestão hospitalar qualificada busca a excelência hospitalar por envolver a eficácia e a eficiência. II. Uma eficiente gestão de custos deve ser aliada à qualidade do serviço prestado. III. O aspecto financeiro deve ser priorizado em detrimento da qualidade assistencial, muitas vezes extremamente onerosa. IV. O fator assistencial é o único a ser gerenciado em hospitais por se tratar da missão dessas organizações. V. Abrange a avaliação dos aspectos ligados aos custos operacionais do cuidado (margens por procedimento, recursos humanos, espaços e serviços ociosos etc.). Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas. R: I, II e V.
44 - Os princípios finalísticos do SUS dizem respeito à ideologia arraigada à constituição do sistema. Demonstram toda a preocupação social por trás do planejamento desse sistema, criado como resultado de muita luta e mobilização social. Um desses princípios prega o atendimento a todos os usuários, de acordo com as suas reais necessidades, considerando fatores sociais, individuais e vulnerabilidades, equalizando os recursos disponíveis de maneira a sanar os problemas de saúde da população. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse princípio finalístico. R: Equidade.
45 - No mundo atual, a sobrevivência no mercado competitivo é o grande desafio enfrentado por organizações de qualquer natureza, inclusive no setor de prestação de serviços em saúde. A necessidade de desenvolver maior competitividade, atrair e fidelizar clientes têm feito com que as organizações atualizem suas práticas gerenciais, implantando modernas ferramentas e instrumentos baseados nas normas e metodologias contidos nas diretrizes, que visam um sistema orientado para a qualidade. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta que se caracteriza pela utilização da concorrência como referência na elaboração de metas internas. R: Benchmarking.
46 - Um processo de auditoria deve ser composto por etapas fundamentais para que surta o resultado esperado, maximizando seus ganhos para o processo auditado e a organização, como um todo. No âmbito hospitalar, de acordo com Viana et al. (2016), a operacionalização da auditoria permite que a equipe auditora visualize in loco, nos diversos setores da instituição, a qualidade do atendimento prestado ao paciente, constatando não-conformidades assistenciais e administrativas. Dessa forma, elas podem ser analisadas criticamente e corrigidas, na busca da melhoria contínua da qualidade. VIANA, C. D. et al
afirmacoes

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

7 – As profissões da saúde tiveram grande evolução nos últimos anos, surgindo, portanto, profissões que agregam valor aos cuidados da saúde contemporânea. Devido a expansão de tecnologias voltadas a saúde, podemos evidenciar o surgimento de novas frentes de trabalho e especialidades nas últimas décadas. O surgimento de Políticas Públicas, tais como o SUS e os programas de internação domiciliar, levaram as empresas privadas prestadoras de serviços domiciliares, planos, seguradoras e operadoras de serviços de saúde, a propiciarem condições que atendam as demandas e que passem a criar um novo mercado de consumo: a saúde. Para atender a esta expectativa, surge a figura do profissional auditor. Exercer auditoria envolve, além de capacitação específica, um profissional atento as novas exigências de mercado. São características fundamentais que um auditor deve possuir para desenvolver eticamente seu trabalho:
I – O profissional auditor, em sua prática profissional, somente deverá aceitar trabalhos que julgue estar capacitado totalmente de recursos para desenvolve-los.
II – O profissional deverá ser parcial, manter sigilo, ser tendencioso, deve ser impessoal, justo e ter veracidade como lema principal de condutas.
III – O auditor deverá emitir parecer de fatores que julgue conhecedor e informado concretamente, punindo, portanto, as partes que não estiveram de acordo contratualmente.
IV – Estar em consonância com o código de ética que regula a profissão, manter a relação direta da empresa, cumprindo fielmente suas normas e regras institucionais, e respeitando a cultura organizacional.
R: Apenas as frases I e IV estão corretas.

Proposta entre elas. I. As auditorias externas de segunda parte são aquelas auditorias executadas pelos funcionários da empresa auditada. Pois: II. Seu foco é verificar se não existem desvios nos processos, ou seja, se o que está acontecendo na prática está conforme o especificado. R: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

34 - A busca da qualidade, independentemente do setor, é grande devido à exigência do consumidor que vem crescendo cada dia mais. Porém, quando tratamos de instituições hospitalares, além de o cliente exigir qualidade, existe a obrigação dessa organização em cuidar e zelar por seus pacientes da melhor forma possível. Sobre a qualidade em instituições hospitalares, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Quando há uma evolução do ambiente externo, essa evolução possui impacto significativo dentro dos hospitais, que, por sua vez, precisam se moldar a essas alterações. Porque: II. O setor hospitalar é uma instituição de sistema aberto, nas quais mudanças que acontecem fora dela impactam diretamente a organização. A seguir, assinale a alternativa correta: R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
35 - Leia o excerto a seguir: “[...] verifica-se que a função da auditoria não é somente a detecção de erros ou fraudes, mas sua atividade deve ser vista como de assessoramento a administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa mediante os objetivos por ela definidos.” CONGRESSO DE CONTABILIDADE, 2015. Importância e Benefícios da Auditoria Interna : uma Análise da Percepção de Auditados Brasileiros e Venezuelanos . Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015, p. 3. Disponível em: http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso_internacional/anais/6CCF/46_17.pdf. Acesso em: 17 dez. 2019. Considerando o excerto apresentado, sobre as funções da auditoria, analise as afirmativas a seguir: I. Uma das possíveis funções da auditoria é identificar o público-alvo da empresa. II. Entre as funções da auditoria encontra-se a identificação dos pontos para tomada de decisão. III. Durante a auditoria é preciso identificar oportunidades para melhorar o sistema de qualidade. IV. Uma das funções da auditoria é de determinar a conformidade ou não conformidade dos elementos. Está correto o que se afirma em: R: II, III e IV, apenas.
36 - Quando uma organização conclui um processo de auditoria significa que elas atenderam aos requisitos do sistema de gestão que foi auditado. Mas existem três formas de uma empresa ser auditada. Uma delas são auditorias executadas por organizações externas de auditoria independente, tais como organizações que proveem certificados ou registros de conformidade. ança para não se deixar influenciar pelas pressões do auditado ou de terceiros, que possam afetar seu julgamento. ( ) Não deve deixar situações pessoais interferirem no seu trabalho, procurando abster-se de auditar casos em que ocorram conflitos de interesse. ( ) Tratar todas as pessoas com o devido respeito, mesmo quando as opiniões são divergentes. ( ) Precisa conseguir se afastar suficientemente da situação para questionar e julgar com precisão e profissionalismo. ( ) Não revelar ou utilizar em seu proveito, ou de terceiros, os dados obtidos por meio da execução de seu trabalho. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. R: III, I, II, VI, IV, V.
40 - O trabalho dos profissionais da saúde é regido por normas éticas, morais e deontológicas que conferem humanização e legalidade aos serviços prestados. O que seria dos pacientes se a sua saúde fosse deixada somente aos interesses do mercado? Infelizmente, o mercado da saúde envolve atividades altamente lucrativas e, se não limitados por normas legais e humanitárias, acaba por influenciar negativamente a atividade de empresas e profissionais. Nesse contexto, sobre a auditoria hospitalar podemos afirmar que: I. Á ética deve reger o trabalho dos auditores hospitalares devido ao importante aspecto social da prestação de serviços em saúde e de seu grande impacto na vida das pessoas. PORQUE II. O auditor pode sofrer pressões dos mais variados tipos, de colaboradores e diretores das organizações, na tentativa de influenciar o resultado de seu trabalho. No contexto da ética aplicada à auditoria, analise a relação proposta entre as duas asserções acima e assinale a opção correta. R: As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
41 - Leia o excerto a seguir. “Ô churrasquinho difícil!!! Auditando um hospital, recebemos um convite do chefe de medicina para um churrasco. Ao descobrirmos irregularidades nas contas hospitalares, respondemos que só após a auditoria aceitaríamos o convite. Até hoje aguardamos o churrasco. O médico foi demitido do serviço público e condenado a dois anos de prisão.” BRASIL. Histórias de auditor. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Ministério da Saúde. Disponível em: < http://sna.saude.gov.br/historias.cfm >. Acesso em: 26/12/2018. O relato apresentado acima nos leva à reflexão sobre as habilidades, competências e, principalmente, o comportamento adequado aos componentes de uma equipe auditora. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente os adjetivos ideais de um auditor, que se relacionam diretamente com o texto. R: Ético, independente, zeloso e cortês.
42 - De acordo com seus objetivos e formato, a auditoria pode ser classificada em diferentes tipos. Essas classificações, além de didáticas, também são norteadoras do tipo de atividade que será desenvolvida na empresa ou hospital, alterando suas etapas, recursos e critérios. Considere que um hospital deseja realizar uma auditoria externa para verificar: • a execução das atividades; • os resultados obtidos; • a regularidade das contas; • a prestações de contas; • o adequado cumprimento dos contratos e convênios firmados. Que tipo de auditoria este hospital deve contratar? R: De gestão.
43 - A gestão hospitalar qualificada se utiliza de análises na tomada de decisão, uma vez que se fazem indispensáveis no planejamento adequado dos limitados recursos financeiros disponíveis para a execução dos serviços prestados aos pacientes. Essa otimização gerencial deve seguir critérios importantes no delineamento da quantidade e da qualidade do cuidado em saúde ofertado por essas organizações, sendo importante para a busca da manutenção dessas empresas no complexo cenário atual do mercado da saúde. Nesse contexto, analise as afirmacoes a seguir sobre a gestão hospitalar qualificada. I. A gestão hospitalar qualificada busca a excelência hospitalar por envolver a eficácia e a eficiência. II. Uma eficiente gestão de custos deve ser aliada à qualidade do serviço prestado. III. O aspecto financeiro deve ser priorizado em detrimento da qualidade assistencial, muitas vezes extremamente onerosa. IV. O fator assistencial é o único a ser gerenciado em hospitais por se tratar da missão dessas organizações. V. Abrange a avaliação dos aspectos ligados aos custos operacionais do cuidado (margens por procedimento, recursos humanos, espaços e serviços ociosos etc.). Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas. R: I, II e V.
44 - Os princípios finalísticos do SUS dizem respeito à ideologia arraigada à constituição do sistema. Demonstram toda a preocupação social por trás do planejamento desse sistema, criado como resultado de muita luta e mobilização social. Um desses princípios prega o atendimento a todos os usuários, de acordo com as suas reais necessidades, considerando fatores sociais, individuais e vulnerabilidades, equalizando os recursos disponíveis de maneira a sanar os problemas de saúde da população. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse princípio finalístico. R: Equidade.
45 - No mundo atual, a sobrevivência no mercado competitivo é o grande desafio enfrentado por organizações de qualquer natureza, inclusive no setor de prestação de serviços em saúde. A necessidade de desenvolver maior competitividade, atrair e fidelizar clientes têm feito com que as organizações atualizem suas práticas gerenciais, implantando modernas ferramentas e instrumentos baseados nas normas e metodologias contidos nas diretrizes, que visam um sistema orientado para a qualidade. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta que se caracteriza pela utilização da concorrência como referência na elaboração de metas internas. R: Benchmarking.
46 - Um processo de auditoria deve ser composto por etapas fundamentais para que surta o resultado esperado, maximizando seus ganhos para o processo auditado e a organização, como um todo. No âmbito hospitalar, de acordo com Viana et al. (2016), a operacionalização da auditoria permite que a equipe auditora visualize in loco, nos diversos setores da instituição, a qualidade do atendimento prestado ao paciente, constatando não-conformidades assistenciais e administrativas. Dessa forma, elas podem ser analisadas criticamente e corrigidas, na busca da melhoria contínua da qualidade. VIANA, C. D. et al
afirmacoes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO AUDITORIA
1 – A qualidade passou a ser um atributo indispensável nas organizações de saúde e um elemento diferenciador no atendimento. Assim, avaliar a qualidade dos serviços de saúde exige planejamento e implantação de uma estrutura organizacional voltada a definir padrões e indicadores de desempenho, instrumentos e métodos para a coleta de dados, análise dos dados e implantação de medidas corretivas. A avaliação de qualidade nada mais é do que parte da função controle dentro do processo administrativo, o controle não é a fase final da gestão da qualidade, pois de maneira cíclica, possibilita o aprimoramento contínuo. Assim, o processo de controle de qualidade envolve quatro etapas. Relacione a etapa com a sua correta definição:
R: A – 3, B -1, C – 4, D – 2
2 - ___________ é denominado aquele cujos leitos se destinam a internações por períodos superior a 45 dias, de pacientes crônicos, convalescentes e terminais, os quais, em sua maioria, são oriundos de Hospitais Gerais e prontos-socorros. São destinados a continuidade do tratamento de pacientes que não tem porque permanecer por mais tempo em leitos de hospitais que, pelas suas características, necessitam ter alta rotatividade. Assinale a alternativa correta que completa a frase, a qual corresponde ao tipo de serviço de atendimento aos usuários de plano de saúde.
R: Hospital de retaguarda.
3 – Pesquisas mundiais demonstram que a segurança do paciente é uma prioridade nos países desenvolvidos. A cultura de segurança está intimamente relacionada ao processo de acreditação. O processo de acreditação conduz a organização rumo à cultura de segurança e, portanto, segurança passa a permear todas as atitudes no trabalho.
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para Falso.
( ) o processo de acreditação conduz a organização rumo à cultura de segurança e, portanto, segurança passa a permear todas as atitudes no trabalho, porque se quer, continuamente, aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados.
( ) Estabelecer uma cultura de segurança depende da comunicação eficaz, confiança entre profissionais, prática colaborativa e capacidade de aprendizado de mudança.
( ) Cultura de segurança é, na verdade uma percepção compartilhada pelos profissionais de saúde de que a segurança é prioridade para a gerencia da organização.
R: V, V, V
4 – A constituição Federal (1988) definiu que, por insuficiência do setor público, se fez necessária a contratação de serviços privados, que se dará conforme contrato e normas públicas. Destas maneiras, as operadoras de saúde serão de caráter complementar, sendo necessárias, portanto, ações de regulação por meio do Governo para fiscalizar e intervir nas ações disciplinares de funcionamento, mediante a ação da Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Conforme essas condições, assinale a alternativa INCORRETA referente a ANS.
A – Elabora o rol de procedimentos e eventos em saúde e autoriza reajustes de revisões das contraprestações.(v)
B – Promove a defesa do interesse público na assistência suplementar, regulando as operadoras setoriais.(v)
C – A Lei 9.961 criou a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – 2005 (v)
D – Atua em entidades sem fins lucrativos que operam Planos Privados de Assistência a Saúde(f)
E – Autoriza reajustes e revisões das contraprestações pecuniárias dos planos privados.(v)
5 – É caracterizada pela autorização de um procedimento ou tratamento por uma operadora, executando-se os procedimentos que não necessitam de autorização (consultas). Realiza emissão de parecer técnico sobre a solicitação do tratamento para a operadora, recomendando ou não a autorização. E tem como objetivo garantir direito contratual sob a visão do cliente e racionalizar custos sob a visão da operadora.
Assinale a alternativa correta que corresponde a modalidade que compreende a auditoria operacional.
R: Auditoria prospectiva
6 – O gerenciamento em enfermagem nas organizações de saúde envolve diferentes dimensões: unidade, pessoas, assistência. Como podemos perceber, somente esses aspectos já demonstram a complexidade do papel e revelam o desafio de tentar integrá-los. Com a implantação dos programas de qualidade, novos desafios foram agregados nessas dimensões e provocaram uma enorme revolução na mentalidade do enfermeiro-gerente sobre seu papel. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I – Ainda é frequente observarmos a crença de que o enfermeiro é o chefe cuja a função é mandar e os demais membros da equipe são os subordinados, que, por sua vez, devem acatar as ordens dadas e fazer. Consequentemente, as relações de trabalho são rígidas, a comunicação é de cima para baixo e os conflitos são administrados com punições.
II – Estudos desenvolvidos sobre as competências gerenciais exigidas do enfermeiro no mercado de trabalho sugerem que não há descompasso entre estas e aquelas ofertadas na formação acadêmica.
III – Seguindo as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a formação do graduado em Enfermagem prevê um profissional com as seguintes competências e habilidades: atenção a saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente na firmação profissional do enfermeiro.
R: Apenas as afirmativas I e III estão corretas
7 – As profissões da saúde tiveram grande evolução nos últimos anos, surgindo, portanto, profissões que agregam valor aos cuidados da saúde contemporânea. Devido a expansão de tecnologias voltadas a saúde, podemos evidenciar o surgimento de novas frentes de trabalho e especialidades nas últimas décadas. O surgimento de Políticas Públicas, tais como o SUS e os programas de internação domiciliar, levaram as empresas privadas prestadoras de serviços domiciliares, planos, seguradoras e operadoras de serviços de saúde, a propiciarem condições que atendam as demandas e que passem a criar um novo mercado de consumo: a saúde. Para atender a esta expectativa, surge a figura do profissional auditor. Exercer auditoria envolve, além de capacitação específica, um profissional atento as novas exigências de mercado. São características fundamentais que um auditor deve possuir para desenvolver eticamente seu trabalho:
I – O profissional auditor, em sua prática profissional, somente deverá aceitar trabalhos que julgue estar capacitado totalmente de recursos para desenvolve-los.
II – O profissional deverá ser parcial, manter sigilo, ser tendencioso, deve ser impessoal, justo e ter veracidade como lema principal de condutas.
III – O auditor deverá emitir parecer de fatores que julgue conhecedor e informado concretamente, punindo, portanto, as partes que não estiveram de acordo contratualmente.
IV – Estar em consonância com o código de ética que regula a profissão, manter a relação direta da empresa, cumprindo fielmente suas normas e regras institucionais, e respeitando a cultura organizacional.
R: Apenas as frases I e IV estão corretas.
8 – A gestão por competências é um modelo gerencial que analisa as competências dos profissionais e as compara com aquelas necessárias para atingir as metas da organização. Quando há GAP (uma discrepância) entre elas, a gerencia trabalha para diminuí-la, seja recrutando e selecionando novos funcionários, seja treinando os antigos ou direcionando-os para o desempenho adequado. 
Assinale a Alternativa INCORRETA:
A – Para realizar a gestão por competência, o gerente deve buscar das pessoas o máximo que elas poderão dar, pois o desempenho individual determina o organizacional.
B – Ao valorizar os pontos fortes ou talentos individuais, a organização amplia sua capacidade produtiva, o trabalho torna-se desmotivador e a gerencia se enfraquece.
C – Na visão da gestão por competências, um candidato a um cargo não deveria ser analisado quanto a sua personalidade ou iniciativa, mas sim quanto a sua capacidade de desempenho.
D – Para realizar a gestão por competência, o gerente deve concentrar-se no que a pessoa pode fazer extraordinariamente bem, tornando os pontos fracos irrelevantespara a realização de um determinado trabalho.
E – Para realizar a gestão por competência o gerente torna os pontos fortes produtivos na gestão de pessoas, o que implica reconhecer os talentos e as competências individuais e aloca-los na função e no cargo certos
R – B
9 – O período de 1500 até o Primeiro Reinado foi identificado como a fase de utilização de recursos da Terra, o uso de plantas medicinais, simpatias e curandeiros eram fortes práticas de saúde. No Primeiro Reinado a saúde era vista como unitária e centralizada, sendo que a dificuldade de acesso a tratamentos era comum, a falta de comunicação era uma realidade e os recursos eram precários. Apenas dois hospitais serviam a população: Rio de Janeiro e Bahia. A prática de boticários era comum, devido aos seus conhecimentos de ervas medicinais e a sua manipulação. Com a Proclamação da República, iniciou-se o período com enfoque capitalista, a saúde como produto para burguesia e latifundiários, apogeu da medicina da família. O período colonial foi crítico e precário no quesito medicamentos, e os hospitais eram depósitos de doentes, sendo apenas modificados com a vinda da família real ao Brasil em 1808. A criação de Santas Casas de Misericórdia deu-se como alternativa de tratamentos. No século XVIII, nasceram os primeiros hospitais destinados ao atendimento das tropas de guerra, mediante a cobrança de taxas. Com a vinda da Família Real, criaram-se cargos Provedor-mor da Saúde, com a função de controle dos portos, estabelecimentos de quarentenas quando da suspeita de doenças, sendo alterada somente em 1828 com a descentralização para as Câmaras Municipais. A década de 1920 foi marcada pela organização da Diretoria Geral de Saúde Pública e pela figura do médico sanitarista Oswaldo Cruz, o qual implementou estratégias e instituições públicas de higiene e saúde no Brasil. Essa década foi o marco inicial de campanhas de saúde coletiva, principalmente direcionadas as ações de combate a febre amarela, varíola com ações policialescas, porem eficazes – modelo campanhistas. Percorrendo a linha do tempo da Diretoria de Saúde Pública, tivemos a presença marcante do sucessor do médico Oswaldo Cruz. Neste período foi notória a mudança na política da relação, metodologia publicitária e de propaganda de saúde. Estabeleceu-se a Educação Sanitária e a criação de órgãos especializados na luta contra tuberculose, lepra e doenças venéreas. Sob este último aspecto, a qual figura estamos nos referindo?
R: estamos nos referindo a Figura de Carlos Chagas
10 – Os indicadores que expressam as dimensões de qualidade, propostas por Donabedian, se referem a estrutura, processo e resultado do trabalho em saúde. Essa é uma das classificações mais usadas, por ser bastante abrangente e completa. Cite três exemplos de indicadores de qualidade em Enfermagem segundo a Associação Americana de Enfermagem.
R: 
___________________________________________________________________
1 - A responsabilidade, para o profissional da auditoria, vem sendo cobrada pela - sociedade ao passar do tempo, independentemente de sua função social ou administrativa. Assim, o profissional da auditoria deve manter-se ligado à ética de sua profissão, para a transmissão da verdade, sabendo lidar com os possíveis problemas que venham a surgir. Desta maneira, está correto o que se afirma em:
R: Na prática da auditoria, a realização de seu trabalho não deve ser apenas competente, mas embasado em uma conduta responsável e respeitável, por constituir o seu maior patrimônio.
2 - O auditor deve ter como requisitos prioritários para seu trabalho condições éticas, intelectuais e legais, que são caracterizadas como de foro pessoal e intransferível, podendo ser citadas:
I) Como condições morais de ordem geral: cobrar honorários justos, ser pertinente nas ações, ter caráter ilibado.
II) Como requisitos morais: ter integridade, idoneidade, justiça e imparcialidade.
III) Como requisitos de conduta profissional: capacidade prática, pesquisa permanente, bom senso no procedimento de revisão e sugestão.
Responda qual(is) assertiva(s) é(são) correta(s) sobre essas condições:
R: Apenas III.
3 - No decorrer da Segunda Guerra Mundial, várias atrocidades na área da medicina envolvendo experimentos em pessoas aconteceram. Em 1978 foi promulgado o Relatório de Belmont, que estabelecia os princípios éticos básicos: autonomia, beneficência e justiça. Em 1979 foi acrescentado o princípio da não maleficência pelo livro “princípios da ética biomédica”, de Beauchamp. Sobre esses princípios, podemos afirmar que:
I) Segundo o princípio da autonomia, o profissional de saúde deve respeitar a vontade, valores morais, as crenças do paciente ou de seu representante.
II) O princípio da beneficência visa ao bem-estar e aos interesses do paciente por meio da ciência médica e de seus representantes.
III) O princípio da justiça exige equidade na distribuição de bens e benefícios na área da saúde.
IV) O princípio da autonomia prevê o respeito às pessoas, tanto por suas escolhas, como por seus atos.
Estão corretas:
R: I, II, III e IV
4 - Avalie as frases a seguir e assinale a alternativa correta.
 
Para que o paciente seja considerado como apto para procedimento cirúrgico em um hospital dia, ele deverá estar hígido, com ausência de comprometimento sistêmico.
                                            PORQUE
Ele deverá estar lúcido no momento da alta, além de ter a capacidade de ingerir líquidos.
R: As duas frases estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
5 - (FCC 2018/ Câmara legislativa do DF/ Enfermeiro) A equipe de auditoria, após constatar irregularidade em uma conta hospitalar de um paciente X, verifica que há motivo para a aplicação de glosa total. De acordo com o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) Federal, um dos motivos para glosa total é:
R: Pacientes com registros de internados, porém não encontrados no hospital.
6 - Segundo as normas do Tribunal de Contas da União, a auditoria é um processo sistemático, documentado e independente, de se avaliar objetivamente uma situação ou condição para determinar a extensão na qual critérios são atendidos, obter evidências quanto a esse atendimento e relatar os resultados dessa avaliação a um destinatário. Desta maneira, podemos afirmar corretamente que:
R: Evidências são elementos de comprovação da discrepância entre a situação encontrada e o critério de auditoria.
7 - A qualidade de um relatório de auditoria dependerá da qualidade das constatações, evidências e conclusões obtidas, resultado de uma boa execução, que forneceu evidências necessárias e suficientes. Assim, é possível afirmar corretamente sobre o relatório de auditoria.
I) Que o relatório consiste da exposição completa, objetiva e clara das constatações, evidências e conclusões obtidas.
II) Que o relatório deve explicitar apenas a situação encontrada e o conjunto de evidências, mas não os critérios utilizados.
III) Que a metodologia utilizada para a realização da auditoria não precisa ser explicitada no relatório final.
IV) Que o relatório deve ser objetivo, de maneira a conduzir o leitor a chegar às mesmas conclusões que o auditor.
Estão corretas:
R: Apenas I e IV
8 - (2015, Instituto AOCP, Administração Hospitalar) A auditoria de enfermagem é um processo do serviço de enfermagem para promover o controle de qualidade do serviço de enfermagem. Assinale a alternativa que apresenta algumas das atividades da auditoria de enfermagem.
R: Análise da conta hospitalar; verificação da qualidade da assistência de enfermagem e participação em negociações de contratos.
9 - A auditoria, no âmbito do SUS, é realizada pelo Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA) como instrumento de qualificação da gestão para o fortalecimento do SUS, por meio de recomendações e orientação para a alocação e utilização adequada dos recursos, a garantia do acesso e a qualidade da atenção à saúde oferecida aos cidadãos. Desta maneira, é correto afirmar que:
R: A auditoria é vista como um meio para ampliar o diálogo com as políticas públicas, de modoa melhorar os indicadores epidemiológicos e de bem-estar social.
10 - De acordo com a Resolução COFEN nº 266/2001, que dispõe sobre as atividades do Enfermeiro Auditor, é correto afirmar ser de sua competência, EXCETO:
R: É privativo ao enfermeiro atuar na elaboração de medidas de prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados aos pacientes durante a assistência de enfermagem.
11 - (2010/FGV/Fiocruz) Com relação ao Sistema de Gestão da Qualidade, analise as afirmativas:
I. Gestão da Qualidade engloba atividades coordenadas para dirigir, controlar e melhorar uma organização quer seja por processos de gestão, produção, marketing, gestão de pessoal, faturamento, cobrança ou outros.
II. Controle da Qualidade é a parte da gestão da qualidade que coordena ações relacionadas à medição da qualidade, para diagnosticar se os requisitos são respeitados e se os objetivos da empresa estão sendo atingidos.
III. Garantia da Qualidade é a parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos.
Assinale:
R: Se todas as afirmativas estiverem corretas.
12 - Enquanto o século XX foi conhecido como o “século da produtividade”, o século XXI deve ficar conhecido como “o século da qualidade”. Atualmente, qualquer país pode alcançar vantagem competitiva em qualidade, tendo em vista que as ferramentas, os métodos e o know-how
estão disponíveis. É esperado que em todos os setores haja uma busca incessante da perfeição, por meio da excelência do desempenho (JURAN, 2015).
Com base nesse contexto, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
R: Faça uma renovação do seu comprometimento com a qualidade, buscando elevá-la sempre para a satisfação do seu cliente.
13 - (2013/CESPE/TCE-CE - adaptado) Gerenciamento da Qualidade Total é um conceito desenvolvido por W. Edward Deming (1900 1993) que coloca o cliente no centro do processo de produção de um produto ou serviço, buscando o alcance de metas de qualidade sempre mais elevadas. O lema é “fazer as coisas certas já da primeira vez”. Uma organização pautada nos princípios propostos por Deming deve privilegiar:
R: A independência de processos de inspeção para a obtenção da qualidade.
14 - A literatura aponta o modelo de avaliação de qualidade de Donabedian, da década de 1960, como precursor de metodologias de avaliação da qualidade, sendo hoje considerado um clássico, sobre o qual diversos outros foram criados. Nesse modelo, a qualidade é avaliada em três dimensões fundamentais: estrutura, processo e resultados. Analise as frases a seguir:
I – A dimensão estrutura contempla aspectos referentes à quantidade e à qualificação dos profissionais, aos recursos materiais e ao tempo de espera para consultas e atendimentos.
II – A dimensão processos contempla quantidade de encaminhamentos feitos por um especialista, assertividade e agilidade de um tratamento.
III – A dimensão resultados contempla a taxa de infecção hospitalar, melhora no estado de saúde das pessoas, índice de sucesso de cirurgias.
Está(ão) correta(s):
R: II e III.
15 - O modelo de gestão adotado pelo CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar) preconiza a análise de dados relativos ao desempenho da organização diante das melhores práticas disponíveis no setor, gestão de informações comparativas, o que é coerente com a visão de necessidade de validação externa e busca de referenciais de excelência (benchmarking). A seleção de indicadores foi fundamentada na metodologia Balanced Scorecard (BSC), na qual critérios específicos foram definidos a partir das dimensões do BSC (finanças, clientes e mercado, processos internos do negócio e aprendizado/crescimento organizacional). Analise as frases e identifique a que contém corretamente exemplos dessas dimensões:
R: Aprendizado e crescimento: disponibilidade e acesso ao sistema de informações, e taxa de acidentes de trabalho.
16 - (2017/IBFC/Enfermeiro – Auditoria e Pesquisa) No Brasil, na década de 1990, instituições de saúde e governos começaram a se preocupar fortemente com a avaliação dos serviços oferecidos à população. Foi nesse período que surgiram as primeiras iniciativas regionais de acreditação. Sobre o processo de acreditação:
I – A Organização Nacional de Acreditação (ONA) coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em prol da segurança do paciente e da melhoria do atendimento.
II – Considera o processo de acreditação um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.
III – Tem um caráter eminentemente fiscalizador, voltado para a melhoria contínua, com finalidade de controle oficial/governamental.
IV – O processo de acreditação é pautado em três princípios fundamentais: voluntário, periódico e reservado.
Está(ão) correta(s):
R: I, II e IV.
17 - Falhas na administração da medicação são problemas frequentes em diversos centros hospitalares. Uma das falhas principais está envolvida na administração do medicamento. O envolvimento de cada categoria profissional é a chave para torná-la mais segura e com menor risco para o usuário do sistema de saúde. Com base no exposto, é correto afirmar que o texto define o que chamamos na área da gestão da qualidade de:
R: Monitoramento da qualidade do processo.
18 - “A compreensão de que sistemas falham e permitem que as falhas dos profissionais se propaguem, atingindo os pacientes e causando eventos adversos, permite a organização hospitalar rever os seus processos, estudar e reforçar suas barreiras de defesa e as falhas latentes, que estão presentes nos locais de trabalho e que tornam o sistema frágil e suscetível a erros” (SILVA, A.E.B.C. Segurança do paciente: desafios para a prática e a investigação em Enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2010;12(3):422).
Considerando a investigação para a melhoria da segurança do paciente, estão corretas como condutas a serem executadas:
R: Identificar o dano, compreender as causas do dano e realizar treinamento com o profissional.
19 - Algumas ferramentas da qualidade têm relação com as fases do ciclo do PDCA. Considerando que você tenha como problema a resolver identificar fontes de infecção hospitalar na fase de planejamento, é necessário identificar as causas-raiz do problema. Podemos utilizar neste momento qual ferramenta de qualidade?
R: Diagrama de Ishikawa.
20 - O PDCA, conhecido também como ciclo de melhoria contínua, tem por objetivo identificar e organizar as atividades de um processo de solução de problemas de forma a garantir, de maneira eficaz, o desenvolvimento de uma atividade planejada. Assim, a falta de planejamento e definição de metas faz com que a empresa não tenha uma base sólida (LOBO, 2010). Faça a correlação correta de cada fase do PDCA com sua definição:
1 – Planejar	( ) Quando identificados desvios, é necessário definir as soluções que eliminem suas causas.
2 – Executar	( ) Definição de metas a serem alcançadas, definindo método para o alcance das metas propostas.
3 – Checar	( ) Conferir se o executado está conforme o planejado, dentro do método definido.
4 – Atuar	( ) Momento essencial de educação e treinamento no trabalho, coletando dados que serão utilizados na próxima etapa.
R: 4, 1, 3, 2.
21 - Sabendo que a ética deve permear o exercício de todo profissional da saúde, incluindo o auditor, assinale a alternativa que descreve uma atividade permitida ao auditor:
R: Consultar o prontuário do paciente sem a autorização do mesmo.
1. 22 - Assinale a alternativa incorreta:
a. A auditoria de contas tem como objetivo avaliar a compatibilidade entre os procedimentos realizados e a cobrança que compõe contas hospitalares.
b. A auditoria de liberação busca verificar se há alguma irregularidade na solicitação do procedimento.
c. A auditoria de acompanhamento busca confirmar a efetividade das ações corretivas e/ou saneadoras implementadas.
d. A auditoria de qualidade na enfermagem tem nos registros da assistência importante fonte de dados.
e. A auditoria de controlepode advertir ou suspender um profissional que não esteja realizando adequadamente os procedimentos.
R: e.
1. 23 - No relatório da auditoria não deve constar:
R: O responsável pela irregularidade
24 - Sobre a auditoria da qualidade em enfermagem, qual a alternativa incorreta?
R: Avalia a assistência interdisciplinar oferecida ao paciente.
25 – São componentes da qualidade em saúde, EXCETO:
R: Judicialização
26 - Sobre os indicadores, assinale a alternativa correta:
 
R: Medem os resultados dos processos.
27 - São vantagens da acreditação, exceto:
R: Dificuldade de alguns profissionais em se adaptar às novas formas de trabalho e processos.
28 - Sobre a ONA, aponte a alternativa verdadeira:
R: Certifica as instituições em 3 níveis.
__________________________________________________________________________________________
29 - Leia o excerto a seguir.
“A ISO (International Organization for Standardization) é uma federação mundial dos organismos nacionais de normalização. Começou no campo da eletrotécnica e seu antecessor foi a IEC (International Electrotechnical Commission) que foi criada em 1906”.
MARIANI, E. J. As Normas ISO. Revista Científica Eletrônica de Administração , Garça, ano 6, n. 10, 2006. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/W1EsmW9A6Hxjf4R_2013-4-29-15-27-14.pdf. Acesso em: 7 nov. 2019.
Considerando o excerto apresentado sobre as normas ISO, analise as afirmativas a seguir.
I. A ISO é um conjunto de diretrizes e normas.
II. A ISO é voltada para a criação de normas-padrão.
III. Em geral, as ISO são genéricas de sistema de gestão.
IV. A norma ISO 9000 é específica para um determinado produto.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
R: I e II, apenas
30 – Leia o excerto a seguir:
“Em saúde, a auditoria tem ampliado seu campo de atuação para a análise da assistência prestada, tendo em vista a qualidade e seus envolvidos, que são paciente, hospital e operadora de saúde, conferindo os procedimentos executados com os valores cobrados para garantir um pagamento justo.”
SANTOS, M.P.; ROSA, C.D.P.; Auditoria de contas hospitalares: análise dos principais motivos de glosas em uma instituição privada. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba . Sorocaba, v.15, n.4, p. 125-132, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/view/17653/pdf . Acesso em: 03 jan. /2020.
Considerando o excerto apresentado, sobre a auditoria em hospitais, analise as afirmativas a seguir:
I. Tem como objetivo obter qualidade nas ações e serviços prestados no campo da saúde.
II. Consiste no exame sistemático e independente de uma atividade, elemento ou sistema.
III. É caracterizada por colocar em prática atividades de verificação analítica e operativa.
IV. Acompanha as consultas médicas para analisar se o diagnóstico passado está correto.
Está correto o que se afirma em:
R: I, II e III, apenas.
31 - A auditoria é uma forma muito eficaz de analisar os processos e procedimentos de uma organização que se submete a esse exame. Além disso a auditoria pode ser classificada de algumas maneiras, entre elas; como auditoria interna, que possui objetivo de analisar o processo de gestão; e auditoria externa, que pode ser distribuída em diversas áreas de gestão.
Neste sentido, assinale a alternativa que indique qual é procedimento da auditoria.
R: Registrar como tudo acontece no momento em que acontece.
32 - Uma técnica muito importante para a auditoria nas áreas da saúde é a _____________. Esta fase tem como objetivo verificar o fluxo de entrada e saída de caixa da instituição como um todo e, desta maneira, enxergar possíveis gargalos e identificar inconsistências. Para realizar esta técnica, o auditor precisará confrontar os registros mantidos pela entidade com os elementos recebidos de fontes externas. 
R: Conciliação.
33 - A auditoria externa é caracterizada pelo fato de o auditor ser independente da empresa auditada. Empresas que possuem capital aberto na bolsa de valores podem realizar apenas auditoria desse tipo. De qualquer maneira, a auditoria externa ainda pode ser dividida em: segunda e terceira partes.
Sobre a auditoria externa de segunda parte, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As auditorias externas de segunda parte são aquelas auditorias executadas pelos funcionários da empresa auditada.
Pois:
II. Seu foco é verificar se não existem desvios nos processos, ou seja, se o que está acontecendo na prática está conforme o especificado.
R: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
34 - A busca da qualidade, independentemente do setor, é grande devido à exigência do consumidor que vem crescendo cada dia mais. Porém, quando tratamos de instituições hospitalares, além de o cliente exigir qualidade, existe a obrigação dessa organização em cuidar e zelar por seus pacientes da melhor forma possível. Sobre a qualidade em instituições hospitalares, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando há uma evolução do ambiente externo, essa evolução possui impacto significativo dentro dos hospitais, que, por sua vez, precisam se moldar a essas alterações.
Porque:
II. O setor hospitalar é uma instituição de sistema aberto, nas quais mudanças que acontecem fora dela impactam diretamente a organização.
A seguir, assinale a alternativa correta:			
R: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
35 - Leia o excerto a seguir:
“[...] verifica-se que a função da auditoria não é somente a detecção de erros ou fraudes, mas sua atividade deve ser vista como de assessoramento a administração quanto ao desempenho das atribuições definidas para cada área da empresa mediante os objetivos por ela definidos.”
CONGRESSO DE CONTABILIDADE, 2015. Importância e Benefícios da Auditoria Interna : uma Análise da Percepção de Auditados Brasileiros e Venezuelanos . Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015, p. 3. Disponível em: http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso_internacional/anais/6CCF/46_17.pdf. Acesso em: 17 dez. 2019.
Considerando o excerto apresentado, sobre as funções da auditoria, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma das possíveis funções da auditoria é identificar o público-alvo da empresa.
II. Entre as funções da auditoria encontra-se a identificação dos pontos para tomada de decisão.
III. Durante a auditoria é preciso identificar oportunidades para melhorar o sistema de qualidade.
IV. Uma das funções da auditoria é de determinar a conformidade ou não conformidade dos elementos.
Está correto o que se afirma em:	 
R: II, III e IV, apenas.
36 - Quando uma organização conclui um processo de auditoria significa que elas atenderam aos requisitos do sistema de gestão que foi auditado. Mas existem três formas de uma empresa ser auditada. Uma delas são auditorias executadas por organizações externas de auditoria independente, tais como organizações que proveem certificados ou registros de conformidade.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é este tipo de auditoria.
R: Auditoria de terceira parte.
37 - Analise o trecho a seguir:
Muitas empresas têm dificuldade em adotar a qualidade como algo fundamental, pois alegam que os custos são demasiadamente altos. Porém, quando uma organização adota as práticas de melhoria contínua, é possível uma redução de ____________. Dessa maneira, à medida que a empresa evolui em relação à qualidade, a necessidade de realizar avaliações aos poucos vai se tornando dispensável.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:				 
R: Custos de correções.
38 - Analise o fragmento textual a seguir.
“[...] a qualidade dos serviços de saúde não pode ser reduzida a uma das dimensões identificadas. Somente quando forem integradas reciprocamente, poderão oferecer uma adequada resposta às expectativas e necessidades dos beneficiários dos serviços de saúde”.
SERAPIONI, M. Avaliação da qualidade em saúde. Reflexões teórico-metodológicas para uma abordagem multidimensional.Revista Crítica de Ciências Sociais , Coimbra, p. 65-82, 2009.
Para que a qualidade ocorra em um setor da saúde, alguns autores acreditam que é necessário atender três dimensões. A partir do exposto, associe tais dimensões às suas características.
I. Estrutura
II. Processo
III. Resultado
( ) Inclui todas as atividades desenvolvidas entre profissionais de saúde e pacientes. Ou seja, diz respeito diretamente à assistência e ao momento em que ela está acontecendo.
( ) Refere-se ao produto final da assistência prestada, o qual pode ser mensurado por meio de indicadores assistenciais.
( ) Abrange os aspectos mais estáveis da assistência em saúde, ou seja, descreve o contexto em que os serviços são prestados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.			
R: II, III, I.
39 - Alguns aspectos específicos ao perfil e caráter do auditor vão influenciar muito na execução e resultado da auditoria É importante destacar que o auditor precisa ter, além de habilidade e competências, características inerentes ao trabalho de auditoria e deve demonstrá-las no desenvolvimento dos seus trabalhos, transformando sua forma de agir e dando credibilidade ao resultado da auditoria. Integridade, ética, profissionalismo e outras características individuais devem sempre balizar o trabalho do auditor.
A partir dessas informações associe as características comportamentais de um bom auditor com seus respectivos fundamentos.
I Independência.
II Imparcialidade.
III Objetividade.
IV Distanciamento.
V Capacidade de manter sigilo.
VI Cortesia.
( ) Deve pautar suas opiniões em fundamentações concretas. Suas conclusões devem ser apresentadas com convicção.
( ) Segurança para não se deixar influenciar pelas pressões do auditado ou de terceiros, que possam afetar seu julgamento.
( ) Não deve deixar situações pessoais interferirem no seu trabalho, procurando abster-se de auditar casos em que ocorram conflitos de interesse.
( ) Tratar todas as pessoas com o devido respeito, mesmo quando as opiniões são divergentes.
( ) Precisa conseguir se afastar suficientemente da situação para questionar e julgar com precisão e profissionalismo.
( ) Não revelar ou utilizar em seu proveito, ou de terceiros, os dados obtidos por meio da execução de seu trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.			
R: III, I, II, VI, IV, V.
40 - O trabalho dos profissionais da saúde é regido por normas éticas, morais e deontológicas que conferem humanização e legalidade aos serviços prestados. O que seria dos pacientes se a sua saúde fosse deixada somente aos interesses do mercado? Infelizmente, o mercado da saúde envolve atividades altamente lucrativas e, se não limitados por normas legais e humanitárias, acaba por influenciar negativamente a atividade de empresas e profissionais.
Nesse contexto, sobre a auditoria hospitalar podemos afirmar que:
I. Á ética deve reger o trabalho dos auditores hospitalares devido ao importante aspecto social da prestação de serviços em saúde e de seu grande impacto na vida das pessoas.
PORQUE
II. O auditor pode sofrer pressões dos mais variados tipos, de colaboradores e diretores das organizações, na tentativa de influenciar o resultado de seu trabalho.
No contexto da ética aplicada à auditoria, analise a relação proposta entre as duas asserções acima e assinale a opção correta.			
R: As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
41 - Leia o excerto a seguir.
“Ô churrasquinho difícil!!!
Auditando um hospital, recebemos um convite do chefe de medicina para um churrasco. Ao descobrirmos irregularidades nas contas hospitalares, respondemos que só após a auditoria aceitaríamos o convite. Até hoje aguardamos o churrasco. O médico foi demitido do serviço público e condenado a dois anos de prisão.”
BRASIL. Histórias de auditor. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Ministério da Saúde. Disponível em: < http://sna.saude.gov.br/historias.cfm >. Acesso em: 26/12/2018.
O relato apresentado acima nos leva à reflexão sobre as habilidades, competências e, principalmente, o comportamento adequado aos componentes de uma equipe auditora. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente os adjetivos ideais de um auditor, que se relacionam diretamente com o texto.	
R: Ético, independente, zeloso e cortês.
42 - De acordo com seus objetivos e formato, a auditoria pode ser classificada em diferentes tipos. Essas classificações, além de didáticas, também são norteadoras do tipo de atividade que será desenvolvida na empresa ou hospital, alterando suas etapas, recursos e critérios.
Considere que um hospital deseja realizar uma auditoria externa para verificar: 
•	a execução das atividades;
•	os resultados obtidos;
•	a regularidade das contas;
•	a prestações de contas;
•	o adequado cumprimento dos contratos e convênios firmados.
Que tipo de auditoria este hospital deve contratar?				 
R: De gestão.
43 - A gestão hospitalar qualificada se utiliza de análises na tomada de decisão, uma vez que se fazem indispensáveis no planejamento adequado dos limitados recursos financeiros disponíveis para a execução dos serviços prestados aos pacientes. Essa otimização gerencial deve seguir critérios importantes no delineamento da quantidade e da qualidade do cuidado em saúde ofertado por essas organizações, sendo importante para a busca da manutenção dessas empresas no complexo cenário atual do mercado da saúde.
Nesse contexto, analise as afirmações a seguir sobre a gestão hospitalar qualificada.
I. A gestão hospitalar qualificada busca a excelência hospitalar por envolver a eficácia e a eficiência.
II. Uma eficiente gestão de custos deve ser aliada à qualidade do serviço prestado.
III. O aspecto financeiro deve ser priorizado em detrimento da qualidade assistencial, muitas vezes extremamente onerosa.
IV. O fator assistencial é o único a ser gerenciado em hospitais por se tratar da missão dessas organizações.
V. Abrange a avaliação dos aspectos ligados aos custos operacionais do cuidado (margens por procedimento, recursos humanos, espaços e serviços ociosos etc.).
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.				 
R: I, II e V.
44 - Os princípios finalísticos do SUS dizem respeito à ideologia arraigada à constituição do sistema. Demonstram toda a preocupação social por trás do planejamento desse sistema, criado como resultado de muita luta e mobilização social. Um desses princípios prega o atendimento a todos os usuários, de acordo com as suas reais necessidades, considerando fatores sociais, individuais e vulnerabilidades, equalizando os recursos disponíveis de maneira a sanar os problemas de saúde da população.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse princípio finalístico.				 
R: Equidade.
45 - No mundo atual, a sobrevivência no mercado competitivo é o grande desafio enfrentado por organizações de qualquer natureza, inclusive no setor de prestação de serviços em saúde. A necessidade de desenvolver maior competitividade, atrair e fidelizar clientes têm feito com que as organizações atualizem suas práticas gerenciais, implantando modernas ferramentas e instrumentos baseados nas normas e metodologias contidos nas diretrizes, que visam um sistema orientado para a qualidade. 
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta que se caracteriza pela utilização da concorrência como referência na elaboração de metas internas.			
R: Benchmarking.
46 - Um processo de auditoria deve ser composto por etapas fundamentais para que surta o resultado esperado, maximizando seus ganhos para o processo auditado e a organização, como um todo. No âmbito hospitalar, de acordo com Viana et al.
(2016), a operacionalização da auditoria permite que a equipe auditora visualize in loco, nos diversos setores da instituição, a qualidade do atendimento prestado ao paciente, constatando não-conformidades assistenciais e administrativas. Dessa forma, elas podem ser analisadas criticamente e corrigidas,na busca da melhoria contínua da qualidade.
VIANA, C. D. et al . Implantação da auditoria concorrente de enfermagem: um relato de experiência. Texto Contexto Enferm., Florianópolis , v. 25, n. 1, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000100702&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24/12/2018.
Considere o texto acima e o conteúdo estudado sobre as etapas da auditoria hospitalar e assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas:
( ) Inclui o planejamento dos objetivos da auditoria.
( ) Providencia os recursos necessários.
( ) Produz um exame e uma análise crítica das informações.
( ) Realiza uma manipulação conveniente dos resultados.
( ) Apresenta uma proposta de plano de ação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.			
R: V, V, V, F, V.
47 - Leia o texto abaixo: 
“A palavra auditoria origina-se do latim audire que significa ouvir. No entanto, o termo pode ser melhor explicado pela palavra da língua inglesa audit , que tem o sentido de examinar, corrigir e certificar.”
DIAS, T. C. L. et al . Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Rev. bras. enferm ., Brasília , v. 64, n. 5, p. 931-937, set. /out, 2011, p. 932. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000500020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19/12/2018.
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado, analise as asserções abaixo:
I. Trata-se de um instrumento meramente punitivo.
II. Apresenta caráter educacional junto à organização.
III. Permite o controle de processos, apontando não-conformidades.
IV. Fornece informações aos gestores.
V. Aponta falhas, mas não apresenta soluções.
Agora, assinale a alternativa que traz as afirmativas corretas.			
R: II, III e IV.
48 - Leia o texto a seguir, que diz respeito à Portaria 2616/98.
O Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Para a adequada execução do PCIH, os hospitais deverão constituir a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição e de execução das ações de controle de infecção hospitalar.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 2.616, de 12 de maio de 1998 . Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1998/prt2616_12_05_1998.html >. Acesso em: 14/02/2019.
Sobre o controle de infecção hospitalar, analise as proposições a seguir e a relação entre elas.
I. O controle de infecção hospitalar está presente na legislação sanitária brasileira e deve ser obrigatoriamente implantado, porém não está relacionado às normas de qualidade.
 PORQUE
II. As normas de qualidade certificáveis possuem adesão voluntária, logo não apresentam diretrizes e ações destinadas a ações obrigatórias preconizadas em legislação própria.	 
R: As proposições I e II são falsas.
image1.jpeg
image2.png
ESTUDO DIRIGIDO AUDITORIA
 
1 
–
 
A qualidade passou a ser um atributo indispensável nas organizações de saúde e um elemento diferenciador 
no atendimento. Assim, avaliar a qualidade dos serviços de saúde exige planejamento e implantação de uma 
estrutura 
organizacional voltada a definir padrões e indicadores de desempenho, instrumentos e métodos para a 
coleta de dados, análise dos dados e implantação de medidas corretivas. A avaliação de qualidade nada mais é 
do que parte da função controle dentro do proce
sso administrativo, o controle não é a fase final da gestão da 
qualidade, pois de maneira cíclica, possibilita o aprimoramento contínuo. Assim, o processo de controle de 
qualidade envolve quatro etapas. Relacione a etapa com a sua correta definição:
 
 
R: A
 
–
 
3, B 
-
1, C 
–
 
4, D 
–
 
2
 
 
2 
-
 
___________ é denominado aquele cujos leitos se destinam a internações por períodos superior a 45 dias, de 
pacientes crônicos, convalescentes e terminais, os quais, em sua maioria, são oriundos de Hospitais Gerais e 
prontos
-
so
corros. São destinados a continuidade do tratamento de pacientes que não tem porque permanecer por 
mais tempo em leitos de hospitais que, pelas suas características, necessitam ter alta rotatividade
. Assinale a 
alternativa correta que completa a frase, a q
ual corresponde ao tipo de serviço de atendimento aos usuários de 
plano de saúde.
 
R: Hospital de retaguarda.
 
 
3 
–
 
Pesquisas mundiais demonstram que a segurança do paciente é uma prioridade nos países desenvolvidos. A 
cultura de segurança está intimamente r
elacionada ao processo de acreditação. O processo de acreditação conduz 
a organização rumo à cultura de segurança e, portanto, segurança passa a permear todas as atitudes no trabalho.
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para 
Falso.
 
( ) o processo de acreditação conduz a organização rumo à cultura de segurança e, portanto, segurança passa a 
permear todas as atitudes no trabalho, porque se quer, continuamente, aperfeiçoar a qualidade dos serviços 
prestados.
 
( ) Estabelecer uma
 
cultura de segurança depende da comunicação eficaz, confiança entre profissionais, prática 
colaborativa e capacidade de aprendizado de mudança.
 
( ) Cultura de segurança é, na verdade uma percepção compartilhada pelos profissionais de saúde de que a 
segur
ança é prioridade para a gerencia da organização.
 
R: V, V, V
 
 
4 
–
 
A constituição Federal (1988) definiu que, por insuficiência do setor público, se fez necessária a contratação 
de serviços privados, que se dará conforme contrato e normas públicas. Destas m
aneir
as, as operadoras de saúde 
serã
o de caráter complementar, sendo necessárias, portanto, ações de regulação por meio do Governo para 
fiscalizar e intervir nas ações disciplinares de funcionamento, mediante a ação da Agencia Nacional de Saúde 
Suplementar
 
(ANS). Conforme essas condições, assinale a alternativa 
INCORRETA 
referente a ANS.
 
A 
–
 
Elabora o rol de procedimentos e eventos em saúde e autoriza reajustes de revisões das contraprestações.
(v)
 
B 
–
 
Promove a defesa do interesse público na assistência sup
lementar, regulando as operadoras setoriais.
(v)
 
C 
–
 
A Lei 9.961 criou a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) 
–
 
2005 (v)
 
D 
–
 
Atua em entidades sem fins lucrativos que operam Planos Privados de Assistência a Saúde(f)
 
E 
–
 
Autoriza reajustes e revisões 
das contraprestações pecuniárias dos planos privados.(v)
 
 
5 
–
 
É caracterizada pela autorização de um procedimento ou tratamento por uma operadora, executando
-
se os 
procedimentos que não necessitam de autorização (consultas). Realiza emissão de parecer 
técnico sobre a 
solicitação do tratamento para a operadora, recomendando ou não a autorização. E tem como objetivo garantir 
direito contratual sob a visão do cliente e racionalizar custos sob a visão da operadora.
 
Assinale a alternativa correta que corresp
onde a modalidade que compreende a auditoria operacional.
 
R: Auditoria prospectiva
 
 
ESTUDO DIRIGIDO AUDITORIA 
1 – A qualidade passou a ser um atributo indispensável nas organizações de saúde e um elemento diferenciador 
no atendimento. Assim, avaliar a qualidade dos serviços de saúde exige planejamento e implantação de uma 
estrutura organizacional voltada a definir padrões e indicadores de desempenho, instrumentos e métodos para a 
coleta de dados, análise dos dados e implantação de medidas corretivas. A avaliação de qualidade nada mais é 
do que parte da função controle dentro do processo administrativo, o controle não é a fase finalda gestão da 
qualidade, pois de maneira cíclica, possibilita o aprimoramento contínuo. Assim, o processo de controle de 
qualidade envolve quatro etapas. Relacione a etapa com a sua correta definição: 
 
R: A – 3, B -1, C – 4, D – 2 
 
2 - ___________ é denominado aquele cujos leitos se destinam a internações por períodos superior a 45 dias, de 
pacientes crônicos, convalescentes e terminais, os quais, em sua maioria, são oriundos de Hospitais Gerais e 
prontos-socorros. São destinados a continuidade do tratamento de pacientes que não tem porque permanecer por 
mais tempo em leitos de hospitais que, pelas suas características, necessitam ter alta rotatividade. Assinale a 
alternativa correta que completa a frase, a qual corresponde ao tipo de serviço de atendimento aos usuários de 
plano de saúde. 
R: Hospital de retaguarda. 
 
3 – Pesquisas mundiais demonstram que a segurança do paciente é uma prioridade nos países desenvolvidos. A 
cultura de segurança está intimamente relacionada ao processo de acreditação. O processo de acreditação conduz 
a organização rumo à cultura de segurança e, portanto, segurança passa a permear todas as atitudes no trabalho. 
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro ou F para Falso. 
( ) o processo de acreditação conduz a organização rumo à cultura de segurança e, portanto, segurança passa a 
permear todas as atitudes no trabalho, porque se quer, continuamente, aperfeiçoar a qualidade dos serviços 
prestados. 
( ) Estabelecer uma cultura de segurança depende da comunicação eficaz, confiança entre profissionais, prática 
colaborativa e capacidade de aprendizado de mudança. 
( ) Cultura de segurança é, na verdade uma percepção compartilhada pelos profissionais de saúde de que a 
segurança é prioridade para a gerencia da organização. 
R: V, V, V 
 
4 – A constituição Federal (1988) definiu que, por insuficiência do setor público, se fez necessária a contratação 
de serviços privados, que se dará conforme contrato e normas públicas. Destas maneiras, as operadoras de saúde 
serão de caráter complementar, sendo necessárias, portanto, ações de regulação por meio do Governo para 
fiscalizar e intervir nas ações disciplinares de funcionamento, mediante a ação da Agencia Nacional de Saúde 
Suplementar (ANS). Conforme essas condições, assinale a alternativa INCORRETA referente a ANS. 
A – Elabora o rol de procedimentos e eventos em saúde e autoriza reajustes de revisões das contraprestações.(v) 
B – Promove a defesa do interesse público na assistência suplementar, regulando as operadoras setoriais.(v) 
C – A Lei 9.961 criou a Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – 2005 (v) 
D – Atua em entidades sem fins lucrativos que operam Planos Privados de Assistência a Saúde(f) 
E – Autoriza reajustes e revisões das contraprestações pecuniárias dos planos privados.(v) 
 
5 – É caracterizada pela autorização de um procedimento ou tratamento por uma operadora, executando-se os 
procedimentos que não necessitam de autorização (consultas). Realiza emissão de parecer técnico sobre a 
solicitação do tratamento para a operadora, recomendando ou não a autorização. E tem como objetivo garantir 
direito contratual sob a visão do cliente e racionalizar custos sob a visão da operadora. 
Assinale a alternativa correta que corresponde a modalidade que compreende a auditoria operacional. 
R: Auditoria prospectiva

Mais conteúdos dessa disciplina