A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Metrica de RH 6.0

Pré-visualização | Página 1 de 2

http://bquestoes.estacio.br/entrada.asp?p0=9788040&p1=201004002441&p2=1127297&p3=UPO9054&p4=101178&p5=AV1&p6=18/12/2012Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	Fechar
	Avaliação: UPO9054_AV1_201004002441 » MÉTRICAS EM RH
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 201004002441 - DANIELE DO NASCIMENTO GOMES 
	Professor:
	JOSUE JOSE DA SILVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0 Nota do Trabalho: Nota de Participação: 2 Data: 18/12/2012
	
	1a Questão (Cód.: 71463)
	4a sem.: Indicador
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Durante todo o tempo toda a Organização usa indicadores para saber se os negócios estão indo bem. Nas Organizações, as pessoas também têm o seu desempenho avaliado através de um conjunto de métricas. Marque a única alternativa que não corresponde ao texto:
		
	
	competências demonstradas;
	
	quantidade de trabalho realizado;
	
	IDH (Indice de desenvolvimento humano)
	
	Todas estão erradas
	
	qualidade do trabalho
	
	
	2a Questão (Cód.: 95463)
	5a sem.: Indicadores demográficos
	Pontos:0,0 / 0,5 
	Diversas organizações medem a relação entre o número de empregados com posição de comando (chefia, liderança, gestão) e o número de empregados que não desenvolvem o refetido papel. O cálculo que divide o número de empregados, deduzido do no número de "chefes", pelo número de "chefes" - no contexto da nossa disciplina - é chamado de?
		
	
	Suporte de chefias.
	
	Proporção de empregados do sexo masculino.
	
	Quantidade de chefes.
	
	Amplitude de comando.
	
	Suporte de RH.
	
	
	3a Questão (Cód.: 71466)
	4a sem.: Métricas
	Pontos:0,0 / 1,0 
	São exemplos de métricas no esporte e na política respectivamente, exceto:
		
	
	Número de gols e PIB
	
	Numero de vitórias de um clube e número de pobres de um país
	
	Todas acima
	
	Grau de colaboração com outros colegas e taxa de emprego
	
	Numero de pontos por partida e inflação
	
	
	4a Questão (Cód.: 96307)
	2a sem.: Métricas
	Pontos:0,5 / 0,5 
	As áreas de RH e Compras da empresa Alfa possuem respectivamente, 200 e 175 empregados. Qual a diferença absoluta entre esses dois valores.
		
	
	20
	
	37
	
	35
	
	26
	
	25
	
	
	5a Questão (Cód.: 96709)
	4a sem.: Métricas
	Pontos:0,0 / 0,5 
	Qual o tipo de indicador demonstra as características da composição da mão de obra de uma empresa? 
		
	
	Indicador financeiro
	
	Indicador demográfico
	
	Indicador de desempenho
	
	Indicador qualitativo
	
	Indicador pessoal
	
	
	6a Questão (Cód.: 95482)
	5a sem.: Indicadores demográficos
	Pontos:1,0 / 1,0 
	Cresce no Brasil a quantidade de profissionais cujos trabalho são desenvolvidos através de diferentes vínculos contratuais. Temos, por exemplo, empregados, cooperados, consultores (autônomos ou não), temporários, terceirizados, empregados por prazo determinado e afins. São diferentes vínculos contratuais, mas que - de uma forma ou de outra - participam dos desafios de uma determinada Organização. Esses diferentes vínculos afetam, de forma mais efetiva, os indicadores que medem:
		
	
	O suporte de RH e a amplitude de comando.
	
	O índice de entrada (admissão) de empregados.
	
	A rotatividade dos empregados.
	
	A composição da força de trabalho.
	
	O absenteísmo da área operacional.
	
	
	7a Questão (Cód.: 95840)
	5a sem.: Indicadores de Gestão de RH
	Pontos:1,0 / 1,0 
	Indicadores são essenciais na avaliação do passado, no entendimento do presente e na projeção do futuro. Gestores de RH, dentro desse contexto, estão - permanentemente - observando o comportamento histórico de determinado indicador, avaliando sua situação no presente e projetando metas para os próximos meses ou anos. Qual das opções a seguir melhor reflete a essência desta questão?
		
	
	O dono da metalúrgica FAMA está muito preocupado com o nível de absenteísmo deste mês, o que vem criando problemas para a entrega de encomendas. A área de RH, por sua solicitação, irá desenvolver uma pesquisa de clima Organizacional, com urgência. Tal ferramenta de gestão poderá auxiliar na compreensão do nível de satisfação dos empregados e, quam sabe, nos motivos que vêm gerando o absenteísmo.
	
	Para tornar-se uma empresa sustentável, como deseja a diretoria, diversas ações estão sendo tomadas pela diretoria de Recursos Humanos. Uma delas, prevista para o próximo ano, envolverá a criação de um sistema de indicadores de gestão. Tal sistema terá métricas envolvendo custo, tempo, qualidade, quantidade e satisfação dos empregados. A diretoria estará recebendo um relatório a cada dia 05.
	
	O supervisor de Pessoal da GAMA Engenharia & Logística de Materiais, projeta em 30,0% o crescimento da folha de pagamento nos próximos 3 anos. Tal projeção se faz necessária em função de contratos que estão sendo negociados com prefeituras. A área Comercial acredita que tal projeção está superavaliada, razão pela qual solicita uma revisão nos números.
	
	O gerente de RH da empresa ALFA irá apresentar um relatório sobre o absenteísmo dos últimos 36 meses. Observa-se um crescimento do referido indicador em todos os setores da Organização, principalmente os que estão vinculados à atividade de engenharia e de produção. Na média, as referidas áreas atingiram 35%, o que está sendo considerado excessivamente elevado para a continuidade da atividade empresarial.
	
	O diretor de RH da empresa BETA está analisando o turnover dos últimos 5 anos, comparativamente ao turnover calculado para o mês em curso (mês atual). Percebeu que há um declínio médio de 5,0% a cada ano. Para o próximo ano a BETA está projetando uma redução ainda maior, o que irá permitir que a referida Organização alcance um patamar de 3,8%, o que é considerado um bom percentual para o setor.
	
	
	8a Questão (Cód.: 93802)
	4a sem.: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
	Pontos:1,0 / 1,0 
	O indicador usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente, em outras palavras, o intercâmbio de pessoas entre uma organização e seu ambiente; é definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização é chamado de:
		
	
	emporwment.
	
	mobilidade gerencial.
	
	reengenharia.
	
	absenteísmo.
	
	taxa de rotatividade.
	
	
	9a Questão (Cód.: 95909)
	2a sem.: Indicadores de gestão de Recursos Humanos
	Pontos:0,0 / 1,0 
	"Embora no mundo dos negócios o tempo seja uma variável importante, é sempre bom salientar que a redução do tempo de preenchimento das vagas - ou do aumento do índice de preenchimento - não melhora, por si só, a adequação do empregado à vaga, a satisfação do cliente interno ou mesmo a retenção dos candidatos que se tornaram empregados" (ASSIS, Marcelino Tadeu de. Indicadores de Gestão de Recursos Humanos. RJ: Qualitymark. 2005. p.92). Isso permite afirmar que:
		
	
	Ao melhorarmos o tempo de uma atividade, estamos reduzindo o consumo de um fator importante em qualquer processo. Reduzir o tempo significa dotar um processo de um nível maior de eficiëncia. Isso não resolve, por si só, questões relacionadas à qualidade dos resultados.
	
	Ao melhorarmos o tempo de uma atividade, estamos reduzindo o consumo de um fator importante em qualquer processo: o dinheiro (capital ou recursos financeiros). Reduzir o custo significa dotar um processo de um nível maior de eficácia. Isso resolve, por si só, questões relacionadas à qualidade dos resultados.
	
	A melhoria do tempo de uma atividade, reduz o consumo de um fator importante em qualquer processo: a quantidade de pessoas envolvidas. Isso não resolve, por si só, questões relacionadas à qualidade dos resultados, mas pode reduzir os custos associados.
	
	Ao melhorarmos a qualidade de uma atividade, estamos aumentando o consumo de um fator importante em qualquer processo: o tempo. Reduzir a qualidade significa dotar um processo de um nível maior de eficiëncia. Isso não resolve, por si só, questões relacionadas ao tempo dispendido.
	
	Ao melhorarmos a qualidade de um processo estamos, ato continuo, aumentando o tempo de execução. Tempo,