Buscar

Estudo Dirigido Fisiopatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Fisiopatologia
Defina encefalopatia e suas causas.
R: É uma perturbação pelo qual a função cerebral deteriora devido ao aumento de substancias toxicas no sangue. Que deveria ter sido eliminado pelo fígado em situações normais. As substancias toxicas podem chegar ao cérebro e afetar seu funcionamento.
O que é esteatose hepática, como trata-la?
R: É o acumulo de gordura nas células do fígado. Podendo ser alcoólicas ou não alcoólicas. Sendo indiciada com sobrepeso, diabetes, má nutrição, sedentarismo. O Tratamento é a reeducação alimentar, atividade física e acompanhamento medico.
Por que se deve imunossuprimir o paciente transplantado o paciente hepático? Quase os riscos e por quê?
R: Por que o sistema imunológico ataca o fígado transplantado em um processo chamado rejeição. Por isso, os pacientes devem receber a medicação para combater a rejeição. Grande risco de infecção devido a imunossupressão.
Para que serve o pâncreas e qual a sua importância para o organismo?
R: O pâncreas ajuda no sistema digestório e produz hormônios como a insulina e glucagon. Ajudando nos níveis de açúcar no sangue. Ele faz a digestão de gorduras e carboidratos usando o suco pancreático.
O que é pancreatite?
R: É a inflamação do pâncreas. Pode ocorrer de forma aguda ou crônica.
Aguda: a inflamação desaparece em poucos dias com o tratamento.
Crônica: a inflamação é permanente e ataca muitas vezes.
Para que serve a Vesícula biliar?
R: Sua função é armazenar a bile, liquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.
O que é colecistite e quais as pessoas mais predispostas ao desenvolvimento desta afecção.
R: A colicistite é uma inflação da vesícula biliar onde é armazenado a bile, produzida no fígado. As pessoas mais predispostas são homens e mulheres acima de 60 anos, idosos, obesos, dentre outros.
Para que serve o fígado?
R: O fígado é um órgão que atua como glândula exócrina (liberando secreções) e endócrinas (liberando substancias no sangue e sistema linfático) de varias funções como, secretar a bile, armazenar glicose, produzir proteínas, desintoxicar o organismo, sintetizar o colesterol e transformar amônia em ureia.
O que é encefalopatia e quais suas variações?
Encefalopatia é um termo geral que significa uma doença cerebral, dano, ou mau funcionamento. O principal sintoma de encefalopatia é um estado mental alterado. As causas da encefalopatia são numerosos e variados; eles incluem infecções, anoxia, problemas metabólicos, toxinas, medicamentos, alterações fisiológicas, trauma, e outras causas. Encefalopatia é muitas vezes considerada uma complicação de um problema principal, tais como a cirrose alcoólica, insuficiência renal, ou anóxia. O tratamento precoce de vários tipos de encefalopatia pode eliminar reduzir, ou parar os sintomas de encefalopatia. Freqüentemente, casos de encefalopatia pode ser evitada, evitando as muitas causas primárias.
 Para que serve os rins e qual a sua unidade morfofuncional?
R: Os rins é um órgão excretor está relacionado com o controle de concentração de substancias no nosso sangue. Ele tem o papel de retirar os produtos do metabolismo celular que se encontra em quantidade alta no organismo.
Disserte sobre IR e seus tipos?
R: A insufiencia renal é a falência dos rins, o mesmo não consegue realizar suas funções de maneira satisfatória.
Ela pode ser aguda ou crônica.
Aguda: É a diminuição rápida da capacidade dos rins de eliminar as substancias toxicas presente no sangue, acarretando o acumula de produtos da degradação metabólica.
São três tipos.
Pré-renal: Quando obstrução ocorre antes dos rins
Renal: Ocorre no rim propriamente dito.
Pós-renal: Quando a obstrução ocorre depois dos rins.
Crônica: é uma deteriorização progressiva e irreversível da função renal, no qual a capacidade do organismo de manter o equilíbrio metabólico falha, resultando em acumulo de substancias degradáveis no organismo.
Qual a importância do pâncreas? Dê suas funções
R: O pâncreas é um órgão pequeno é classifiacado como uma glândula anficrina muito importante para o sistema digestório humano e controle glicêmico no sangue. O pâncreas têm duas funções: a função exócrina, ou seja, a de produzir enzimas que auxiliam a digestão especialmente das gorduras e proteínas, e a função endócrina, isto é, a de produzir hormônios, principalmente a insulina, responsável pela manutenção do metabolismo da glicose.
Para que serve o Glucagon, quem o produz e qual sua importância para o nutricionista?
R: O glucagon é produzido no pâncreas. Ele aumenta o teor sanguíneo de glicose, aumenta a disponibilidade de glicose para a utilização celular.
Para que serve a insulina, quem a produz e qual sua importância para o nutricionista?
R: A insulina é produzida no pâncreas. Ela permite a entrada da glicose nas células para ser transformada em energia.
Por quais veias os nutrientes são transportados do intestino para o fígado?
R: O processo de digestão consiste na quebra dos nutrientes em moléculas cada vez menores, até o ponto delas poderem ser absorvidas pela mucosa dos intestinos e depois lançadas na circulação sanguínea. Toda a circulação sanguínea do trato digestivo drena em direção à veia porta, de forma que nenhum nutriente ou substância ingerida consiga chegar ao resto do organismo sem antes passar pelo fígado.
Qual a Função do Dialisador?
R: Quando os rins deixam de funcionar, a hemodiálise permite remover as toxinas e o excesso de água do seu organismo. Nesta técnica depurativa, uma membrana artificial é o elemento principal pelo dialisador.
Quem pode ser doador de rim?
R: Vivos e falecidos. Os vivos podem ser parentes pai, mãe, irmão. Não sendo da família mais deseja realizar a doação há a necessidade de uma autorização judicial. Os falecidos que podem doar são aqueles que sofreram morte cerebral, onde o cérebro para de funcionar mais coração continua batendo e o sangue circulando.

Continue navegando