Buscar

Estudo dirigido 1 - respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Através de suas ligações intermoleculares (pontes de hidrogênio), sua geometria molecular e sua polaridade.
2) Pontes de hidrogênio são ligações formadas entre moléculas que possuam H ligado a átomos eletronegativos (F,O.N). Só ocorrem em moléculas polarizadas.
3) propanona; etanal; etanol
propanona, etanal e etanol fazem ponte com a água.
4) São soluções formadas por um ácido fraco e sua base conjugada capaz de resistir a grandes variações de pH quando adicionadas a ela pequenas quantidade de ácido ou base.
H² PO4 perde 2H+ formando PO4²- + 2H+
Ácido Fosfórico perde 2 prótons liberando 2H+ na solução. Sua base conjugada PO4-2 reage com o H+ mantendo o pH da solução constante.
*** 5) Para diferenciação entre as moléculas e para facilitar a interação entre elas, a medida que as características podem mudar ao mudar-se os grupos substituintes.
6) Em pH entre 9 e 10, o átomo de oxigênio da carboxila (carregado negativamente) puxam os eletrons para longe do grupo amino reduzindo seu pKa.
7) 
8) 
9) São aminoácidos que possuem C*, nele estão ligados 4 grupos diferentes: -COO-, -NH3+, -H e –R. Formam todas as proteínas encontrada nos seres vivos e são opticamente ativos.
10) Proteínas são polímeros de Aminoácidos, ou seja, são formada por inúmeros destes. Desempenham função estrutural (citoesqueleto celular), de defesa (anticorpos), além de ação hormonal e metabólica (enzimas).
 
11) As proteínas são formada pelos 20 aminoácidos existentes, como o número de combinações possíveis é enorme, a variedade de funções também é.
12) São conformações espaciais que as proteínas assumem através de ligações formadas entre os aminoácidos de uma mesma cadeia ou de várias.
Primária é a sequencia de aminoácidos em um único plano, não permite rotações.
Secundária forma ligações entre aminoácidos de uma mesma cadeia assumindo 2 conformações mais estáveis conhecidas como Alfa-hélice e Folha Beta Pregueada, estabilizadas por ligações de hidrogênio.
Terciária se dá através da aproximação de grupos laterais dos resíduos que interagem a partir de ligações não-covalentes.
Quaternaria descreve associação de duas ou mais cadeias pepitídicas através de ligações não-covalentes.
Participam dessas estruturas: ligações de hidrogênio, interações hidrofóbicas, ligações eletrostáticas ou iônicas e pontes de di-sulfeto.
13) São Proteínas especializadas na catálise de reações biológicas.
E + S (( [ES] (( E + P
Os complexos intermediários são formados a partir da junção E e S, que tem uma Energia de ativação ligeiramente menor que o S isolado, sua formação leva ao estado de transição.
14) A catálise enzimática ocorre de forma bastante específica, cada enzima é responsável pela catálise de apenas um substrato. Ela participa diminuindo a Energia de ativação da reação, aumentando sua velocidade. Não participam da reação com Reagente ou Produto.
15) A curva para uma enzima hiperbólica é crescente e acompanha o aumento da [S] até atingir a Vmax. O Km é o ponto em que a V é a metade da Vmax.
Vo = Vmax x [S]/ Km + [S]
***16)
 
17) Efetores são moduladores alostéricos que regulam a ação enzimática. Se ligam em sítios específicos e causam mudanças na conformação espacial da enzima, alterando sua afinidade com seus substratos. Podem ser +, quando ativam a enzima ou – quando inibem sua ação. É comum que o próprio produto da reação modular a enzima que a catalisa (modelo feed-back)
18) a) temperatura
Quanto maior a temperatura, maior a energia interna e portanto menor será a energia de ativação necessária para a reação, aumentando também a velocidade a velocidade.
b) pH
Existe um pH ótimo onde a distribuição de cargas elétricas da molécula da enzima, e em especial do sítio catalítico, é ideal para a catálise.
19) São compostos químicos formados por C, H e O. Formula geral [C(H2O)]n. São classificados de acordo com o numero de moléculas em sua estrutura em monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Exercem diversas funções como reserva energética, fonte de energia, função estrutural e como matéria prima para a biossintese de outras biomoléculas.
20) Pentoses [C(H2O)]5 e Hexoses [C(H2O)]6. / Riboses e Desoxirriboses. 
***21) O grupo carbonila C1 se liga a Hidroxila do C5 formando uma estrutura fechada na qual o C6 fica de fora e no plano superior da molécula. O resultado desse processo é a formação da ALFA-D-glicose e BETA-D-glicose que se diferenciam através da posição da hidroxila com relação ao C6 da molécula. Se estiverem no mesmo plano será BETA se estiverem em planos opostos ALFA.
22) Porque nosso organismo não possui enzimas capazes de digerir a celulose, portanto, ela passa intacta pelo nosso intestino. Já para o amido, temos uma enzima específica capaz de degrada-lo, podendo assim ser absorvidas.
23) São compostos orgânicos indispensáveis para algumas reações metabólicas específicas, agindo como coenzimas ou como parte de enzimas influenciando no metabolismo. 
24) Uma vela queimando e um formigueiro.
25) Equilibrio químico = ocorre em sistemas fechados, no momento em que o fluxo se torna constante.
Estado estacionário = ocorre em sistemas abertos, as concentrações mantem-se constantes com entrada e saída de matéria ou energia do sistema.

Outros materiais