Buscar

AD1 CURRÍCULO Micheli Oliviera da Silva Matrícula 13112080043

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia.
Avaliação à Distância 1
Disciplina: Currículo
Aluna: Micheli Oliveira da Silva
Matrícula: 13112080043
Polo: Nova Friburgo
	O presente documento tem por finalidade relacionar o filme “escritores da Liberdade” com o material estudado até o presente momento.
	O filme, baseado em fatos reais, relata a história da professora Erin Gruwell, que toma um grande choque de realidade ao ingressar no Colégio Wilson e assumir a turma 203, uma turma heterogênea, muito difícil, continha mini gangues de alunos de diversas etnias que se envolviam em diversas brigas muito violentas. Essa situação era completamente diferente de tudo o que ela tinha aprendido no curso de formação de professores. 
	Como nos afirma Franklin, os cursos de formação de professores não organizam propostas integradas, dessa forma, os professores vêm despreparados e se deparam com uma realidade completamente diferente do que foi apresentado no curso e ainda se deparam com profissionais “convencidos” pelo sistema de ensino que não vale a pena adequar o currículo à realidade dos alunos.
	Depois de não encontrar apoio por parte da supervisora da escola, dos colegas professores e que a orientou a não perder tempo com os alunos, pois não valeria a pena, que seria mais fácil deixar o tempo passar para que no ano seguinte eles não estivessem mais lá, Erin decidiu então reunir suas próprias forças e desenvolveu um projeto a fim de que seus alunos lessem “O diário de Anne Frank” e montou com eles o seu próprio diário, para que contassem seus problemas, relatassem sua realidade de vida e a partir do que foi produzido pelos alunos, decidiu que não desistiria deles.
	É necessário conhecer a realidade de vida na qual os alunos estão inseridos para que a adequação do currículo seja feita a fim de alcançar resultados positivos, conforme fez a professora que não se deteve a um currículo engessado, mas o adequou à realidade de seus alunos sem medir esforços. 
	Precisamos ser como Erin, que arriscou tudo em uma proposta diferente, olhou para o grupo e mudou a sua prática docente, e como afirma Antonio Flávio, “um currículo flexível, é um currículo que esteja aberto para atender a mudanças ou na sociedade, ou na escola, ou na própria sala de aula; um currículo que proporcione ao aluno uma compreensão mais precisa do mundo em que vive; um currículo que o faça crítico do ambiente cultural em que está inserido, que o ajude a analisar os elementos que o cercam; que o ajude a compreender melhor os artefatos culturais com que ele está habituado a lidar, com os quais ele está familiarizado”.
	É necessário ver o aluno como um ser único e particular, que tem seu tempo e ritmo para aprender e necessita de atenção e valorização. Não podemos fazer do currículo um planejamento a ser cumprido a fim de que não sejam feitas cobranças por parte da direção da escola, mas devemos fazer do currículo um valioso aliado a fim de formar cidadãos conscientes, críticos que saibam se posicionar em qualquer lugar.

Continue navegando