Buscar

A importãncia de um lider Multicultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância de um líder multicultural
Graziele Zwielewski
Apesar de estarmos vivendo em tempos de crise, enquanto algumas empresas se retraem para garantir a sobrevivência, outras aproveitam o momento de crise como oportunidade para inovar e crescer. A internacionalização tem sido uma das estratégias de crescimento ao mesmo tempo em que é considerada uma forma de inovação, pela interação dos componentes da empresa de forma sistêmica. 
Enquanto as empresas optam pela internacionalização e alguns funcionários fazem questão de mostrar interesse pela carreira internacional, outros preferem a estabilidade e a segurança nacional, já que muitas vezes possuem objetivos realizáveis ainda no país de origem. 
Qualquer que seja a natureza da operação de internacionalização: um fornecedor externo (importação); um cliente externo (exportação); parcerias no mercado externo; abertura de filiais; troca ou intercâmbio profissional; serviços; ou até mesmo um profissional de cultura diferente dentro da equipe nacional; qualquer uma delas, exige um entendimento mínimo sobre a cultura do país em questão para que a internacionalização tenha êxito. 
Hoje, é comum vermos estudantes alemães migrarem para o Brasil por um período determinado de tempo para aquisição de conhecimento técnico em uma empresa parceira. Técnicos que migram para o Brasil apenas para aprenderem uma tecnologia nova a ser implantada lá fora. Ou nos depararmos com empresas nacionais que trabalham com parceiros estrangeiros. Esses estrangeiros, mesmo que temporariamente, precisam ser inseridos dentro de uma equipe que precisa acolhê-los. 
Para isso, a equipe nacional precisa estar pronta para receber o novo membro (mesmo que temporário) e pronta para enfrentar mudanças na forma de trabalho que são inevitáveis a partir da inserção de uma nova pessoa, com cultura diferente, onde os processos de simbolização, valorização e valores morais são diferentes dos processos culturais nacionais. 
Os profissionais atualmente, precisam estar prontos para lidar com culturas diferentes. É falso dizer que por não almejarem uma carreira internacional, não precisam falar outras linguas e estudar sobre culturas diferentes. Lidar com a diferença cultural tem se tornado comum no dia a dia de profissionais estratégicos que precisam ser capazes de integrar culturas. 
Não basta apenas estudar e aprender sobre o país, pois, além das diferenças explicitas, a forma de simbolização e os valores morais são diferentes. É preciso que como líder, o profissional de hoje, saiba integrar e aceitar culturas diferentes, lidando de uma forma natural, porém respeitosa; aceitando as particularidades das culturas e aprendendo a lidar com o diferente.
O RH que atua de forma estratégica dentro da empresa, sabe que erros no mercado externo são fatais e cuidar com a cultura é essencial já que os profissionais acabam sendo o cartão de visita das empresas lá fora. Faz-se então necessário preparar os lideres para que possam lidar com determinantes culturais diferentes, durante a integração cultural. RH que se preocupa em formar líderes multiculturais cumpre sua função estratégica já que atende e prepara seus colaboradores para o perfil profissional atual e para as demandas futuras, vindas das constantes mutações que a empresa e o mercado sofrem.
Fonte: http://www.rhcentral.com.br/artigos

Continue navegando