Buscar

Bioquimica I, vitaminas.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA
Campus Universitário, Florianópolis, SC - Brasil, 88040-900
Curso de Farmácia – Disciplina de Bioquímica Básica para Farmácia
BQA5123 T03102B - Semestre: 2015-2 - Data: 09/09/2015
Professor: Dr. Rodrigo Bainy Leal
NOMES: ..........................................................................................................................................................
EXERCÍCIOS – VITAMINAS
1) Explique as maneiras de obtenção da vitamina D, sua ativação e seu papel fisiológico.
Vitaminas D2 e D3 obtidas na alimentação e/ou luz solar são transportadas para o fígado, onde são transformadas em calcitriol (25-hidroxivitamina D). O calcidiol é a forma que o corpo armazena a vitamina D. Quando o organismo sente a necessidade de agir sobre os níveis de cálcio no sangue e nos ossos uma parte do calcidiol é levado para os rins, onde sofrerá o processo de metabolização transformando-se na forma ativa da vitamina D, o calcitriol.
2) Micronutrientes como vitamina K e vitamina E não atravessam bem a barreira placentária e as reservas teciduais são baixas nos recém-nascidos. Além disso, o trato gastrointestinal pode não estar completamente desenvolvido levando a problemas de má absorção. A complicação nutricional mais séria parece ser a doença hemorrágica. Recém-nascidos, especialmente prematuros, tem baixas reservas teciduais de vitamina K e não tem a flora intestinal necessária para sintetizar essa vitamina. Leite materno é uma fonte relativamente pobre de vitamina K. Aproximadamente 1 em cada 400 nascidos vivos apresenta sinais de doença hemorrágica, que pode ser evitada por 0,5 a 1mg da vitamina, dada ao nascer. Explique o mecanismo bioquímico de ação da vitamina K em relação a proteção de hemorragia.
Os hepatócitos sintetizam quatro fatores de coagulação: o fator IX, VII, o fator X e o fator II, quando a vitamina K estiver presente. A síntese dos fatores de coagulação dependentes da vitamina K se realiza em dois estágios: 1) os hepatócitos sintetizam os progenitores polipeptídicos de cada fator, um processo que não requer a vitamina. 2) a vitamina K é reduzida a sua forma hidroquinona no fígado, agindo como co-fator para a carboxilase. Essa carboxilase insere um segundo grupo carboxila no carbono de certos resíduos de ácido glutâmico (Glu) nas cadeias polipeptídicas. Esses resíduos específicos de ác. glutâmico tricarboxilico servem como pontos de união aos íons de cálcio necessários para transformar os fatores dependentes de vitamina K em seus estados enzimaticamentes ativos. Durante a carboxilação, a vitamina K reduzida é oxidada para uma forma epóxido da qual a vitamina K é então regenerada por redução enzimática 
3) A.B.C. tem 15 anos e foi acometida por toxoplasmose, uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. A paciente apresentou lesões oculares na forma de corioretinite tendo sido tratada imediatamente com: pirimetamina (nome comercial: Daraprim), sulfadiazina e corticosteroides. A pirimetamina é um inibidor da enzima diidrofolato redutase. Um dos efeitos colaterais (de toxicidade) desse fármaco é neutropenia e prejuízo na formação de eritrócitos (depressão da medula óssea). Portanto também é associado ao tratamento o ácido folínico. 
A) Ácido folínico é também chamado de ácido fólico? Explique.
B) Baseado no papel e metabolismo do ácido fólico, explique a toxicidade da pirimetamina e a recomendação do ácido folínico nesse tratamento?
4) Cite duas funções metabólicas importantes da Vitamina B12.
Metabolismo dos aminoácidos e eritropoiese.
5) Muitos pacientes alcoólatras desenvolvem deficiência de tiamina. Por que isso ocorre? Qual o principal resultado desta deficiência?
Consumo crônico de álcool está relacionado à baixa absorção de tiamina pelas células intestinais, bem como à menor fosforilação da mesma, em sua forma ativa, e diminuição do estoque hepático de tiamina. Uma diminuição da oxidação do piruvato, resultante da diminuição da atividade das desidrogenases dependentes de tiamina. Com o acúmulo de lactato nos neurônios, há uma alteração de pH (acidose), gerando morte celular. A Síndrome de Wernicke Korsakoff (SWK) é uma complicação potencialmente fatal associada à deficiência de tiamina (vit B1).
6) O escorbuto é doença causada pela deficiência vitamina C que causa degeneração do tecido conjuntivo, levando a sangramento da gengiva, perda dos dentes e outras manifestações clínicas graves. A vitamina C é essencial para que ocorram modificações importantes em alguns resíduos de aminoácidos, que são essenciais para a formação do colágeno. Descreva quais são essas modificações e o papel delas na estrutura do colágeno.
A Vitamina C, também conhecida como Ácido Ascórbico (AA),é importante para o ser humano, pois é vital para a produção de colágeno, que é importante para o crescimento e reparo dos tecidos do corpo. A vitamina C é ativa dentro da célula, onde hidroxila (adiciona hidrogênio e oxigênio) dois aminoácidos: a prolina e a lisina. Isso ajuda a formar uma molécula precursora chamada pro colágeno, que mais tarde torna-se colágeno, fora da célula. Sem vitamina C, a formação do colágeno é interrompida, causando uma série de problemas em todo o corpo.

Outros materiais