Buscar

APOL 5 Fase II

Prévia do material em texto

Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Modelos Contemporâneos de Gestão
Material indicado para leitura/consulta: • Aula 6 das duas disciplinas (texto e vídeo-aula) • Capítulo 3 do livro SOBRAL, F.; PECI, A. Administração- Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. (disponível na Biblioteca Virtual) • Capítulo 2 do livro JONES, G. Teoria das Organizações. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. (Disponível na Biblioteca Virtual). • Capítulos 7 do livro MODELOS DE GESTÃO de Elizenda Orlickas; • Consulta às indicações feitas pelos professores nas rotas das disciplinas (artigos, vídeos, sites e capítulos de livros complementares).
Questão 1/5
Governança corporativa é uma má tradução da expressão inglesa "corporate governance". É um sistema que, usando principalmente o "Conselho de Administração" ("Board of Directors" em inglês), também a Auditoria Externa, e às vezes também o Conselho Fiscal (que ao contrário do de Administração não é obrigatório), estabelece regras e poderes para Conselho, seus comitês, e diretoria, evitando os abusos de poder tão comuns no passado. Cria também instrumentos de fiscalização da diretoria. É importante frisar que embora a expressão seja nova (e tenha se transformado num modismo, com muita gente falando bobagem a respeito) a atividade já existia, sem que a gente percebesse quão importante era, e sem que tivesse ganho esse nome. Com base no material estudado na rota e no texto acima é correto afirmar que:
I - Algumas empresas tem o conflito de interesses entre os proprietários e os executivos e esse conflito é explicado pela Teoria da Agência, onde pessoas que estão dentro das corporações não necessariamente agem visando o melhor para os provedores de fundos.
II - Com relação a governança corporativa a questão principal que envolve o conflitos de interesses de uma companhia se dá pela responsabilidade institucional em ternos da governança, das finanças e do contrato de incentivos administrativos.
III - O maior problema da governança é com relação a transição organizacional, entre as práticas da governança e sua eficiência técnica.
IV - As corporações de capital aberto são dirigidas por meio de vários agentes, são eles: externos como conselheiros, auditores, grandes acionistas, credores, sócios e funcionários.
É correto afirmar que:
Apenas as questões I e II estão corretas;
Apenas as questões I, II e III estão corretas;
Apenas as questões II, III e IV estão corretas;
Apenas as questões III e IV estão corretas;
Apenas as alternativas I e IV estão corretas;
Questão 2/5
(IADES/EBSERH/2013) Joseph Juran foi o primeiro a aplicar a qualidade à estratégia empresarial. Para ele, a qualidade se divide em três pontos (trilogia da qualidade): planejamento, controle e melhoria da qualidade. A partir do que foi descrito, avalie as afirmações a seguir e identifique qual é a correta.
A obtenção da qualidade total depende apenas da alta gerência da organização.         
A busca da satisfação do cliente e de todos os stakeholders.
A qualidade total não promove a integração de todas as atividades da organização.
A Gestão da qualidade total visa obter um produto ou serviço perfeito, mesmo que não atenda aos requisitos ou necessidades dos clientes.
Questão 3/5
As práticas de governança corporativa deram maior transparência e proteção às partes interessadas (stakeholders) em relação às Companhias que adotaram esse sistema. São consideradas partes interessadas da Companhia os(as)
diretores, conselheiros e administradores que possuam responsabilidade civil solidária com a sociedade.
indivíduos ou as entidades que assumam algum tipo de risco, em face da sociedade, como os acionistas, empregados, clientes, fornecedores, credores e governos.
acionistas majoritários que possuam maior risco envolvido nas operações financeiras da sociedade.
participantes do mercado financeiro com ações na Bolsa de Valores, interessados em estabelecer negócios com a sociedade.
pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do quadro de acionistas da sociedade.
Questão 4/5
Reunir todo o tipo de informação veiculada nos locais onde tem atuação e armazená-las em um banco de dados foi a estratégia de sucesso adotada pela Petróleo Ipiranga. Desde o final da década de 1990 a empresa tem direcionado esforços para levantar dados que possam ser úteis aos seus analistas. Não há restrição quanto à origem e à importância aparente das notícias coletadas. Até mesmo aquelas sem muita relevância, como uma nota publicada em um jornal do interior, relatando a abertura de um posto concorrente, não eram descartadas. Assim, acredita-se que:
            I- As ferramentas de controle da qualidade total utilizadas nos Postos Ipiranga, e acima mencionadas, levaram à uma estratégia organizacional adequada.
Porque
            II- Dessa forma, ao investir na ferramenta de monitoramento ambiental a empresa conseguiu detectar mais rapidamente os primeiros sinais de mudanças nos fatores que podem de alguma maneira influenciá-la.
Identifique, a seguir, a alternativa correta:
Os itens I e II são verdadeiros, sendo o I a conseqüência do II.
Os itens I e II são falsos, pois a estratégia do caso acima mencionado é de eficiência e eficácia organizacional apenas.
O item I é Falso ao passo que apenas o item II é Verdadeiro.
Os itens I e II são verdadeiros, sendo o II a conseqüência do I.
Questão 5/5
Em 2006 a Vale do Rio Doce se viu sob os holofotes por não conseguir se entender com os índios que viviam próximo a uma reserva em Carajás, no Pará. Dias antes da aquisição da Inco, 200 índios armados com arco e fecha invadiram as instalações da empresa e fizeram 600 funcionários reféns. O impasse não afetou apenas o caixa da empresa, como também arranhou a sua imagem, sobretudo em um momento em que ela ganhava ares de gigante mundial. O caso da Vale do Rio Doce foi um exemplo de:
Atenção e cuidados requeridos com a diversidade étnica e cultural do país.
Violação dos direitos humanos.
Ausência de efetividade das ações, por parte dos indígenas.
Como o bom relacionamento de uma empresa e seus stakeholders é importante.

Continue navegando