Buscar

EXERCICIO DA AULA 9 SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DA AULA 9 - SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
		
		Na formação dos grupos de estudos na escola, Placco e Souza (2008) sugerem algumas dimensões a serem trabalhadas pelo Supervisor pedagógico, são elas:
		
	
	
	
	Competências pessoais, competências sociais e conhecimentos.
	
	
	
	
	
		2.
		Observe a frase: "A organização dos grupos de estudo não é o único canal para investir na formação, mas é um meio para estudar de forma sistematizada." O que significa dizer:
		
	
	
	
	
	Que essa é a única forma de estudar os problemas do cotidiano da escola.
	
	
	Que serão propostos estudos tal e qual na formação inicial. 
	
	
	Organização de competências para levantar lideranças. 
	
	
	Que o estudo do grupo vai possibilitar certa organização, trabalhando as questões que estão presentes no cotidiano daqueles professores.
	
	
	Empreender um processo de formação. 
	
	
	
		3.
		Marque V para alternativa verdadeira e F para a falsa: a) Estudar em grupo significa aproximar-se de outras vozes, de outros textos, de outros intérpretes, fazendo um ir e vir de questões, reelaborações e sínteses. b) A organização dos grupos de estudo é o único canal para investir na formação, é o meio para estudar de forma sistematizada. c) A autobiografia é a escrita reflexiva de nós mesmos, onde identificamos as opções passadas, compondo os projetos do amanhã. d) Na sequência das reuniões de formação é necessário construir uma documentação sistematizando o vivido pelo grupo. e) Os registros das atividades desenvolvidas no grupo servirão como referência para os momentos de descontração. Escolha a sequência correta: 
		
	
	
	
	
	FVVVF
	
	
	VVVFF
	
	
	FFFVV
	
	
	VFVFF
	
	
	VFVVF
	
	
	
		4.
		De acordo com Vera Candau (2000):
"Nas sociedades atuais, muitas são as formas de acesso ao conhecimento, não se podendo atribuir à escola a quase exclusividade desta função. O impacto dos meios de comunicação de massa e, particularmente, da informática, está revolucionando as formas de construir conhecimento. E estas formas estão chamadas a se multiplicar nos próximos anos". 
Nesse sentido, é possível se depreender que os professores, em geral, estão chamados a enfrentar questões colocadas pela diversidade de informações que o aluno recebe, pela agilidade dessa informação, pelo interesse despertado pela comunicação via web, pela mutação cultural que hoje ocorre. Para enfrentar tal desafio, o Supervisor Escolar precisa estimular e garantir espaço e tempo de estudo aos professores, valorizando o processo de formação continuada do corpo docente da escola. Nesse sentido, ele deve priorizar, especialmente, a análise de questões sobre: 
		
	
	
	
	
	o reconhecimento da dimensão histórica e social do conhecimento, da ciência e da tecnologia, e sua necessária articulação na sala de aula 
	
	
	a problemática da desvalorização do profissional da educação.
	
	
	o desenvolvimento da indústria cultural e a produção dos bens/ou produtos culturais.
	
	
	a cultura escolar impregnada pela perspectiva do aluno padrão, do ¿aqui todos são iguais¿
	
	
	os conteúdos disciplinares e os procedimentos de avaliação a serem adotados no contexto escolar. 
	
	
	
		5.
		3. Compreender a Supervisão Escolar em suas possibilidades de intervenção no processo pedagógico, cujo principal objeto é o processo ensino aprendizagem, implica compreender o papel do Supervisor Escolar principalmente como:
		
	
	
	
	
	Mediador do processo de integração família, escola e comunidade para perceber no processo ensino¬ aprendizagem as inúmeras relações que podem influir para que o aluno aprenda. 
	
	
	Responsável em assistir os alunos nas questões que envolvem problemas de relacionamento que interferem no processo ensino aprendizagem. 
	
	
	Investigador da realidade para oferecer às famílias subsídios que as orientem e as façam compreender os princípios subjacentes à tarefa de educar os filhos. 
	
	
	Centralizador das ações que garantem qualidade no processo ensino aprendizagem.
	
	
	Articulador crítico e construtivo do processo educacional e responsável por diretrizes, integração e organização do processo ensino aprendizagem no âmbito escolar o qual inclui: Currículo, programas, planejamento, métodos de ensino, avaliação, e encontros de formação continuada. 
	
		. Heloísa Lück (2008) descreve os principais papéis desempenhados pelos diferentes profissionais da educação: diretor, orientador e supervisor. É papel do supervisor escolar, segundo Lück,
		
	
	
	
	
	somar esforços e ações desencadeados com o sentido de promover a melhoria do processo ensino aprendizagem, voltando-se prioritariamente ao trabalho docente.

Continue navegando