Buscar

AV - Competências Gerenciais

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: GST0615_AV_201301251518 » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	HENRIQUE VITERBO FARAH
	Turma: 9010/AC
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial  Data: 14/11/2015 09:33:47
	
	 1a Questão (Ref.: 201301540365)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para se entrevistar um candidato existem dois tipos de entrevistas, não-estruturada e estruturada. Como podemos definir a aplicabilidade de cada uma delas?
		
	
Resposta: A aplicabilidade do modelo de entrevista é decorrente da tipologia para qual é sua finalidade e seu objetivo. Tendo em vista que ambas são utilizadas pois propocionam visões diferenciadas, como por exemplo : Estrutura - fornece um direcionamento quanto ao roteiro, fornecendo uma base para identificação das competências necessárias e padroniza as respostas, garantindo que a mesma cumpra seu papel e seja assertiva. Esse modelo de entrevista é mais utilizada para cargos operacionais. Não estruturada - não fornece um roteiro bem estruturado, todavia possibilita mudanças no curso da entrevista, de modo a investigar pontos essenciais para o cargo ou atividade demandada. Esse modelo é mais utilizado para cargos de gestão e diretoria, por investigar aspectos específicos e por apresentar maior liberdade. e existe também o modelo, semi estruturado, que fornece a assertividade de obter um roteiro e a liberdade de investigar demais aspectos fora do roteiro.
	
Gabarito: Na não estruturada, o entrevistador e o candidato não têm um roteiro prévio. Já na estruturada, o entrevistador sempre segue o mesmo roteiro visando a avaliar os conhecimentos, as habilidades e a capacidades do candidato.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301936164)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os desafios atuais das organizações exigem diferenciar o líder do chefe. Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder. Mas, o que é liderança?
		
	
Resposta: Liderança consiste em direcionar os esforços dos colaboradores, através de atitudes assertivas dos quais criam um tipo de autoridade na relação lider vs liderado. Deste modo o líder ganha credibilidade e confiança dos subordinados, garantindo o bom relacionamento e auxilio em sua liderança. Podemos dizer também que liderar é a capacidade de influenciar as pessoas para realização dos objetivos da organização ou objetivos em comum.
	
Gabarito: Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Liderança é o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302022929)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que é o processo de comunicação? Assinale a resposta certa.
		
	
	A mensagem encaminhada pelo Emissor para o Receptor
	
	A clareza da mensagem encaminhada
	 
	A troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação.
	
	A mensagem recebida pelo Receptor
	
	O conjunto de alternativas de respostaproposto, NÃO atende ao enunciado da questão
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301895510)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nas organizações, sejam de que tipo forem, as relações sociais são preponderantes e essenciais. Independente das competências individuais as relações sociais podem, inclusive, determinar o desempenho do indivíduo em razão das pressões psicológicas e sociais que possa sofrer. Zajonc defende que há três tipos de influências de pessoas que podem determinar o comportamento de outras. Uma delas é descrita como sendo uma tendência do indivíduo de se comportar de forma impulsiva ('se perder na multidão'), consequência do afrouxamento das restrições normais ao comportamento do indivíduo quando em meio à multidão. Esta descrição é denominada de:
		
	 
	Desindividualização
	 
	Indolência social
	
	Individualização
	
	Comportamento social
	
	Facilitação social
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301328349)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O fenômeno do 'subgerenciamento', apontado por Bruce Tulgan, aponta que bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho. Marque a opção que não apresenta um desses aspectos:
		
	 
	Apontar no grupo o culpado pelos erros.
	
	Monitorar e Avaliar o desempenho dos subordinados.
	
	Fazer elogios quando necessário
	
	Fazer declarações claras sobre o desempenho esperado.
	
	Estabelecer metas mensuráveis.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301845816)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Antonio trabalha há apenas 1 ano como analista júnior de sinistros de uma grande seguradora, sendo este seu primeiro emprego aos 20 anos de idade. É a primeira vez que é avaliado e, por isso, não sabe como a avaliação de desempenho pode ajuda-lo. Seu gerente lhe explicou que o 'feedback' irá auxilia-lo no seu aperfeiçoamento profissional, mas Antonio não compreendeu como isso aconteceria. Como você explicaria o conceito de 'feedback' para Antonio?
		
	
	É um tipo de avaliação onde o resultado depende fundamentalmente do julgamento parcial que o gerente faz do seu colaborador, considerando apenas seus conceitos pessoais e particulares, sujeitos às distorções deste tipo de julgamento.
	
	É, na maioria das vezes, um elemento de menor importância no processo de avaliação, pois poucas vezes é realmente utilizado e, quando o é, dificilmente oferece as necessárias respostas ao avaliado que possam auxilia-lo de maneira efetiva.
	 
	É um elemento que surge ao final do processo de avaliação que fornece retorno ao colaborador sobre como está o seu desempenho indicando pontos fortes e fracos que devem ser aprimorados e melhorados, respectivamente.
	
	É o processo que procura identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que auxiliam e melhoram o desempenho do empregado.
	
	É o conjunto de processos gerenciais que possibilitam o empregado a agir de maneira mais específica e efetiva.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301510061)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com a teoria do sociólogo Kurt Lewin, chamada de teoria de campos de força social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos por:
		
	 
	Descongelar; Mudar; Recongelar.
	 
	Congelar; Mudar; Recongelar.
	
	Congelar; Manter; Mudar.
	
	Descongelar; Manter; Recongelar.
	
	Descongelar; Estabelecer; Recongelar.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301515433)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ser individual em um trabalho em equipe só funciona se você for chamado para atuar pontualmente em um trabalho com entrada e saída definida (desde o inicio até a duração da atuação) o que de toda forma, também precisa de seu foco em fazer a interação com as demais partes do processo, porque nunca é uma atuação isolada, sempre integrada.uma vez que:
		
	 
	a coesão não se manifesta nas individualidades porque pressupõe que a atuação é conjunta e observada pelo todo, com precedência e sucessão em tudo que é realizado
	
	a coesão deve permitir atribuir uma tarefa ou dividir o trabalho, em que a equipe deve discutir e concordar com as consequências para os membros
	
	a coesão deixa de ser o momento em que as pessoas são avaliadas e identificadas como os que fazem parte do time ou os que não fazem
	 
	a coesão se dá pela capacidade das pessoas em pensarem nas normas, no resultado e, portanto, sempre com suas habilidades para pensar na solução comuma coesão é o fato de que quanto menor a dificuldade para entrar em um grupo, mais coeso ele normalmente se torna
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301520065)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A teoria do aprendizado social é definida por uma distinção entre conhecimento e manifestação do conhecimento, e pode ser facilitado através de componentes principais por observação, exceto:
		
	
	Motivação
	 
	Retenção
	
	Atenção
	 
	Aplicação
	
	Reprodução
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301897587)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O poder é a base de qualquer liderança. É com o poder que o líder exerce influência sobre as pessoas. Contudo, nem sempre a liderança está apoiada em burocracia. Ela pode ser exercida de diferentes formas. Em nossa aula online aprendemos que existem quatro tipos de poder: de posição, de recompensa e coerção, de especialização e de referência. Identifique a seguir a única alternativa que apresenta corretamente a descrição do poder de referência:
		
	
	Utilizado pelos líderes com autoridade, diz respeito ao uso de incentivos, punições e ameaças
	 
	Caracterizado pelas habilidades sociais do líder, como o carisma e outros traços de personalidade
	
	Diretamente proporcional a quanto os processos internos dependem do indivíduo ou grupo
	
	Refere se à hierarquia, posição formal e não está necessariamente alinhada às competências do líder
	
	Diretamente relacionada ao conhecimento, sendo vista como a capacidade de utilizar informações, lógica e ferramentas especializadas para influenciar seguidores com menos acesso à mesma tecnologia ou conhecimento
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
Parte inferior do formulário

Continue navegando