Buscar

Analise e dê seu entendimento acerca da economia brasileira fazendo uma comparação com a chinesa acerca do comércio exterior entre ambos e em relação ao mundo.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Boa noite Professora , em respostas dos seguintes tópicos..
Wallace Cardoso
Administração Geral
Analise e dê seu entendimento acerca da economia brasileira fazendo uma comparação com a chinesa acerca do comércio exterior entre ambos e em relação ao mundo.
Entre os anos 1969 e 1973, nossa enconomia brasileira foi impulsionada pela exportação da alimentação de soja, fazendo com que o PIB aumentar em taxas elevadas de até 14% aa.Infelizmente com a crise do petróleo na década de 70, nós passamos por um grande período de instabilidade monetária e de recessão com grandes índices de inflação, e a partir dos anos 90 a nossa economia começou um processo de abertura e de lá para cá, o Brasil tem atuado de forma madura e intensiva na política econômica, procurando seu espaço juntamente ao mercado e a grandes economias mundiais como um todo.Após estar colocada como uma das primeiras na listagem da Economia mundial, perde-se para os países de primeiro mundo, com economias estáveis e com altos padrões de vida.Em relação a Economia Chinesa,. Entre os séculos XIX e início do XX, a mesma passou por uma guerra civil, na qual ocasionou perdas de militares, ocupação estrangeira, escassez de alimentos e má condição de vida da sua população. No final dos anos 70, sua economia mudou de um sistema central para uma economia aberta e voltada para ao comércio internacional.Nisso se resulta em um rápido crescimento do setor privado e sua inserção na economia global,como por exemplo: liberação dos preços, descentralização fiscal, maior autonomia para as empresas estatais,abertura do comércio externo e investimentos.Pode-se comentar também que, em 2008, aumentou seu poder de compra e mostrou-se como a segunda maior economia do mundo atrás dos Estados Unidos. Os investimentos diretos de capital estrangeiro subiram muito, cerca de 7.000 empresas domésticas chinesas atingiram uma elevada soma e passaram a atuar em mais de 173 países e regiões ao redor do mundo. As províncias costeiras têm seu desenvolvimento econômico mais acelerado que as do interior, mais de 200 milhões de trabalhadores rurais e seus dependentes foram redistribuídos em zonas urbanas para estimular o emprego. O Governo chinês intensificou seus esforços para melhorar as condições ambientais, criar de uma política nacional para alterações climáticas, pretendendo ainda adicionar a capacidade de produção energética a partir de outras fontes de energia. No final de 2008, a China comemorou o 30° aniversário de reformas econômicas, com a procura de acordos e novos parceiros, para a exportação de seus produtos.
Como você analisa a intervenção da legislação nos procedimentos operacionais do comércio exterior brasileiro?
Analiso como um conjunto de:Dados, informações com suas metodologias, ferramentas, inteligência com o conhecimento das necessidades para não haver conflito processuais na operação.
Por que a intervenção das instituições públicas e privadas no Comércio Exterior Brasileiro e no Comércio Internacional é importante?
É muito significativo devido sua aplicação no que se refere ao gerenciamento e a participação nas configurações econômicas globais, autorizando um contato e uma expansão das fronteiras econômicas.
Como você examina as normas administrativas, fiscais e cambiais do comércio exterior brasileiro?
Na norma Cambial, O CMN é um órgão deliberativo e suas decisões são normatizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN), por meio de suas Resoluções, Circulares e Comunicados.Sendo O BACEN autoriza instituições financeiras a operarem com câmbio.
Ex: Agências de bancos, agências de turismo e casas de câmbio. Essas operadoras de câmbio autorizadas pelo BACEN vinculam suas operações ao SISBACEN (SISTEMA DE OPERAÇÕES E CONTROLE DO BANCO CENTRAL).

Outros materiais