Buscar

RESPOSTAS ED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS ED – TECNICA DIETETICA UNIP 
1 – B 
A perda de nutrientes dos alimentos tem início já nos campos de produção e continua na longa jornada até as nossas casas. Dependendo da forma como utilizamos estes alimentos, tanto no pré-preparo como no preparo, pode estar se acentuando ainda mais esta perda. Por exemplo, verduras e legumes podem perder até 50% de suas vitaminas (complexo B e vitamina C) quando picados e cozidos. Isto porque alguns desses nutrientes se dissolvem na água, a qual geralmente não é reaproveitada, ou são inativados pelo calor empregado durante o cozimento. Para tanto, existem algumas dicas e técnicas para preservá-los, como a quantidade de água utilizada para o cozimento, o modo de preparo (vapor, imersão, frituras, grelhados e assados), a forma de congelamento e de descongelamento, os cortes, o tempo para o consumo, entre outros. Estes cuidados servem não somente para a preservação dos nutrientes, como também para garantir um melhor aproveitamento dos alimentos, melhorar seu sabor e favorecer sua apresentação.
2 – D
Economia apenas de tempo de preparo.
Economia não somente no tempo de preparo, mas desde o início quando iremos fazer aquisição do alimento.
 
3 – A
R: Alimentos tem cascas e resíduos de diferentes pesos e espessuras, outros são totalmente comestíveis, levando em contas esses fatores percebe-se que cada alimento tem sua constante.
4 - B
R: Não somente para armazenamento e vida de prateleira, o alimento só é bem aceito com características sensoriais positivas de forma que venha agradar o consumidor em todos aspectos (Aparência, odor, textura).
5 – E
II incorreta: O caroteno não se altera com adição de substâncias ácidas. 
 IV incorreta: Os agentes ácidos e básicos em alimentos ricos em antocianinas "são" solúveis em água.
6- A
O açúcar comum, conhecido como sacarose, é composto de moléculas de dois outros açucares mais simples: a glicose e a frutose. Quando a sacarose é misturada com água, ocorre uma reação química chamada hidrólise, que separa os dois açúcares. “Esse açúcar decomposto é chamado açúcar invertido”, explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo. O açúcar invertido, ás vezes, aparece entre os ingredientes de biscoitos e bolos porque, quando a massa á aquecida, ocorre a hidrólise da sacarose presente nela. O nome açúcar invertido não tem nada a ver com as propriedades nutricionais ou referentes ao paladar, e sim com as físico-químicas. Ele recebe denominação porque tem propriedade de girar a direção da propagação da luz polarizada atravessa um copo de água com sacarose, sofre um desvio para a direita, e, quando a mistura é de água com açúcar invertido, o desvio é para a esquerda.
7 – B
Seria o Fator de correção necessário para que assim seja efetuado o cálculo do peso bruto.
8 – C
LETRA C 
PB= 1,25 X 50 = 62,5 
62,5 X 200 (CONSIDERA-SE 200 POIS SERÁ CONSUMIDO 2 VEZES NA SEMANA) = 12,5 (arredondando para 13 kg)
9 – B
Conhecer a clientela, qual a população alvo que você quer atender, conhecer os costumes do local, escolher alimentos da época pela sazonalidade pra baratear os custos, elaborar ficha técnica de cada preparação pra evitar desperdícios. 
10 – E
Os principais objetivos da preparação técnica dos alimentos na cozinha são: 
Nutricionais
Higiênicos
Digestivos
Sensoriais
Econômicos

Outros materiais