Buscar

Exercícios Competência gerenciais de 1 á 10

Prévia do material em texto

Exercícios Competência gerenciais de 1 á 10
1. Sobre o processo de Comunicação: I-	A recepção da mensagem não garante sua compreensão, por isso o receptor deverá compartilhar do mesmo referencial no qual a mensagem do emissor está baseada. II-	A Mensagem é o objeto da comunicação, ou seja, refere-se ao conteúdo das informações veiculadas. III-	O Canal é o meio de circulação das mensagens, possibilitando algum tipo de contato entre o emissor e o receptor. IV-	O Código constitui-se num conjunto de signos, representa a base na qual a mensagem foi elaborada. Marque a alternativa correta:
R: Todas as alternativas estão corretas.
2. Segundo o que estudamos na aula 1, dentre as inúmeras competências que podem ser consideradas importantes para a organização, assinale nas opções de resposta a seguir oferecidas, aquela que aponta corretamente uma das mais necessárias.
R: Comunicação
3. Existem quatro componentes que define comunicação. Assinale a alternativa que apresenta o componente que NÃO faz parte do processo.
R: Codificador
4 Jonas e Lucas são gerentes em uma empresa do ramo alimentício e estão trocando ideias sobre a seguinte definição: a comunicação entre pessoas é um processo interativo pelo qual indivíduos trocam símbolos verbais e não verbais que contém significados e expectativas alimentadas por suas experiências de vida. Aponte o tema da conversa:
R: comunicação interpessoal.
5 A mensagem pode ser dividida em duas categorias. Quais são ela?
R: Símbolos e Comportamentos: Palavra, escrita desenho, código, gestos, contato visual e linguagem corporal.
6. Um gestor para ter sucesso em suas comunicações deve aprimorar constantemente sua capacidade de comunicação. Com relação ao canal de comunicação, deve:
R: Utilizar diferentes canais de comunicação.
7. Segundo o que estudamos nesta disciplina, qual competência é considerada como condição necessária para o convívio e a colaboração entre os indivíduos? Assinale a resposta certa
R: Comunicação
8 O processo de comunicação pode ser definido como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Sendo assim, o objetivo da comunicação eficaz entre pessoas é:
R: o entendimento ou interpretação corretas das mensagens transmitidas.
1 O que podemos entender por Desindividuação?
R: Tendência do individuo se perder na multidão, e agir de forma impulsiva. Ocorre um afrouxamento das restrições normais ao comportamento do individuo quando este se encontra no meio da multidão.
2 Mateus é Gerente de uma empresa de grande porte e, no momento, está conduzindo uma situação na qual, os objetivos da administração da empresa e, do sindicato, são incompatíveis. Há discordâncias no que se refere a salários e condições de trabalho. Assinale a qual situação nos referimos:
R: Conflito.
3. Há situações em que a presença de outros faz com que a pessoa, em grupo, diminua os esforços individuais porque estes não podem ser observados e avalidos facilmente. Esta situação ocorre quando a presença de outros relaxa o indivíduo e é denominada:
R: Indolência social
4. Quando um gestor, dentro de uma situação de trabalho, constata a ocorrência de um conflito, ele deve utilizar uma forma de comunicação entre lados opostos, possibilitando que sejam feitas ofertas e contraofertas e, assim, buscar uma solução que possibilite um acordo entre as duas partes. Podemos entender essa forma de comunicação como:
R: Negociação.
5 A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias, entre as quais podemos citar: o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar a partir do parâmetro da velocidade do seu membro mais lento. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tarefa descrita:
R: Conjuntiva.
6 O processo que ocorre com um indivíduo que está em um grupo e sucede um afrouxamento das restrições normais ao seu comportamento, fazendo com que aja de forma impulsiva e desviante, é chamado de:
R: Desindividuação.
7 Podemos afirmar que a principal característica dos grupos sociais é a:
R: Interação.
8. Um grupo de colaboradores da empresa Sol Ltda. mora em bairros próximos e resolveram contratar uma van para o transporte de ida e volta ao trabalho. Tendo como referência a teoria dos grupos sociais, podemos afirmar que eles constituíram um:
R: Grupo informal.
1 chamamos o relacionamento intenso, de longo prazo, entre uma pessoa mais graduada e mais experiente e outra menos graduada e menos experiente de:
R: Mentoria
2. Segundo estudos realizados e apontados por Bruce Tulgan, bons gerentes apresentam cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho, de acordo com esta explanação, marque a opção incorreta:
R: Não estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por essas metas.
3. Quando em um grupo de trabalho fracionamos as tarefas em diferentes subtarefas e as distribuímos entre os membros individuais do grupo, estamos utilizando as tarefas que são denominadas:
R: Tarefas divisíveis.
4 O processo de rever a atividade produtiva passada para avaliar a contribuição que os indivíduos fizeram para o alcance dos objetivos do sistema administrativo é chamado de:
R: Avaliação de desempenho.
5. Pensando no tema Gerenciamento do Desempenho, marque qual a afirmativa que melhor responde o que é um empregado-problema.
R: Empregado-problema é aquele que mantém desempenho abaixo do esperado e combinado, apesar de repetidas intervenções de retorno.
6. Pelo que os Gerentes são responsáveis nas organizações modernas? Assinale a resposta certa
R: O conjunto das alternativas de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
7 segundo um estudo realizado por Bruce Tulgan, os bons gerentes precisam de alguns aspectos para realizar um bom trabalho. Baseado nesta afirmativa, assinale a resposta que indica corretamente, todos estes aspectos mencionados por Bruce em seu estudo, conforme o enunciado
R: O conjunto das opções de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
8 Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, fala-se na celebração de contrato de desempenho mútuo entre eles, visando formalizar e garantir o comprometimento de ambas as partes com os resultados e com a organização. Estabelecer metas não é suficiente. É necessário que os empregados se vejam comprometidos com essas metas. Parte do contrato de desempenho mencionado envolve as fundações que permitem esse comprometimento. As seguintes técnicas, associadas ao contrato, facilitam esse processo: 1) Publicar as metas: aumenta a responsabilidade e dá uma noção de objetivo comum entre os empregados. 2) Demonstrar apoio: aumenta a autoconfiança dos empregados. 3) Vincular à visão/missão: dá relevância às ações. 4) Estabelecer metas, não ações: deixa o operacional por conta dos empregados, apoiando onde necessário. Pensando nas alternativas acima, marque as que são consideradas verdadeiras.
R: Todas as alternativas estão corretas.
1. Com base em (SOUZA et al., 2006) entre outros autores, analise as seguintes assertivas sobre a importância da avaliação de desempenho: I.	Uma das mais críticas práticas de gestão de pessoas; II.	Mede a contribuição individual e de uma equipe para o alcance dos objetivos organizacionais; III.	Detecta lacunas de competências e permite o desenvolvimento de competências latentes nos colaboradores, melhora a qualidade e a produtividade. Quais estão corretas?
R: Todas estão corretas
2 Dentro dos tipos de avaliação, existem dois tipos que são separadas em objetiva e subjetiva, porém a subjetiva ainda é dividida em duas, quais são os subtipos da avaliação subjetiva:
R: Subjetiva absoluta e relativa
3. Sabemos que as avaliações de desempenho e avaliação de comportamento possuem objetivos distintos. Qual o principal objetivo da Avaliação de Comportamento?
R: Avaliarcomportamentos;
4 Juca, o supervisor de vendas da empresa Mar Azul Ltda., após observar o desempenho de Anselmo, um vendedor de sua equipe, em que ficava evidenciado uma queda significativa na consecução de suas metas do mês, agenda com ele uma reunião em sua sala para conversar. Entre os aspectos abaixo, identifique aquele que Juca estava fazendo e que é apontado por Tulgan como básico para realizar um bom trabalho:
R: Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria.
5 Rinaldo, o gestor de vendas da XPTO Ltda., identificou que um de seus subordinados vinha realizando deficientemente suas tarefas. Uma tarde chamou o subordinado e repassou a forma correta de realizar as tarefas. Nesse momento, Rinaldo utilizou o feedback como uma forma de:
R: Aprimoramento.
6. Qual o nome que se dá ao contrato onde se busca garantir o desempenho de coordenadores e empregados?
R: Contrato de desempenho mútuo;
7. Consideramos empregado-estrela, o colaborador que é reconhecido como talento por apresentar algumas características. Assinale apenas a resposta considerada INCORRETA:
R: Considera a remuneração fator chave para sua retenção dentro da organização.
8 A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado dele. Quais são os dois tipos de avaliação
R: Objetiva e Subjetiva
1. Qual a etapa da estruturação que envolve mobilizar os interessados em que a mudança ocorra para que eles participem desse processo?
R: Chamada para ação.
2. Estruturar um problema de mudança envolve atar duas questões fundamentais. Que questões são essas?
R: Quem é (são) o (s) cliente (s) da mudança? Qual é o escopo da mudança (amplitude e quantidade)?
3 De acordo com o sociólogo Kurt Lewin, chamada de teoria de campo de força social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos por: I - Descongelar II - Mudar III - Recongelar Partindo desta premissa, assinale a opção de resposta correta
R: As alternativas I, II e III estão corretas.
4 kurt Lewin desenvolveu a teoria de campos de força sociais, que define o status quo como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos para serem trabalhados na seguinte sequência:
R: Descongelar; mudar e Recongelar.
5 John Kotter, professor pesquisador de Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. São alguns deles, EXCETO:
R: Diminuir a urgência.
6 John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. Assinale a única alternativa que apresenta alguns destes estágios.
R: Consolidar ganhos, ancorar a mudança em sua cultura.
7 De acordo com Kurt Lewin, em sua Teoria de Campos de Força Social, o status quo é definido como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. E, os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudanças. Assinale a resposta, dentre as afirmativas a seguir que indicam, corretamente, quais são estes estágios mencionados no enunciado, considerando a linearidade da sequência em que eles acontecem
R: Descongelar, Mudar e Recongelar
8. Qual o modelo gerencial de mudança proposto por Lewin;
R: Descongelar-muda-recongelar;
Existem cinco características de equipes, denominadas disciplinas, que favorecem o alto desempenho. Assinale aquela que não faz parte dessas características.
R: Equipes de tamanho médio ou grande
Quando uma equipe esclarece aos membros o que ela pode oferecer e quais as contribuições que serão solicitadas a cada um de seus participantes, no sentido de atender às expectativas geradas inicialmente, ela está passando por uma fase típica do seu desenvolvimento, onde existe familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados. De qual fase estamos nos referindo?
R: 	Formação
Sobre o tema gerenciamento do desempenho, identifique a afirmativa que trata do funcionário-estrela.
R: O chamado empregado-estrela é aquele que possui consistentemente resultados acima das expectativas.
Para que o Gestor possa atuar e obter os melhores resultados da equipe, algumas ações precisarão ser adotadas, segundo o que estudamos nesta disciplina. Assinale a resposta que indica, corretamente, quais são estas ações mencionadas pelo enunciado
R: Revisar e verificar os processos sempre que possível, conhecer o perfil dos membros da equipe, propiciar e valorizar a coesão do grupo, reduzir a ociosidade da equipe.
Para atingir objetivos de alto rendimento, as empresas vinculam pessoas que se integram aos grupos, desenvolvendo uma sinergia própria para transformá-los em equipes de alto desempenho, cumprindo esses objetivos. Enquanto os grupos de trabalho baseiam seus resultados na somatória dos melhores colaboradores para o seu desempenho, as equipes:
R: de alto desempenho buscam produtos de trabalho coletivo que requerem um esforço conjunto
Pode-se considerar que as equipes de trabalho são instâncias inerentes à vida organizacional e a forma como desenvolvem-se interfere no processo produtivo e na qualidade do resultado final alcançado. Neste caso, identificamos a fase de desenvolvimento conhecida como:
R: Desempenho
Na empresa de roupas Vestido Azul, as pessoas passaram a trabalhar em equipes para melhorar o desempenho. Paulo, diretor geral, começou a analisar o desempenho das equipes e percebeu que aquelas com mais de 5 participantes apresentavam mais dificuldade em se organizar e decidir do que aquelas com número menor de membros. A percepção de Paulo encontra apoio em uma das cinco características de equipes, denominadas de disciplinas: pequeno tamanho. Segundo este conceito, o pequeno tamanho é vantajoso para as equipes por que:
R: as pessoas trabalham mais, dedicam-se a uma variedade mais ampla de tarefas, assumem mais responsabilidade pelo desempenho da equipe e sentem-se mais envolvidas.
Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em uma quantidade específica de fases. Assinale a alternativa que indica corretamente, quantas fases envolvem este desenvolvimento mencionado no enunciado da questão.
R: Quatro
Em nosso material didático da disciplina tratamos sobre aprendizagem organizacional e neste contexto temos três níveis de aprendizagem, quais são eles:
R: Nível do indivíduo, nível do grupo e nível da organização
A capacidade de reconhecer rapidamente e com precisão padrões quantitativos e verbais, incluindo a capacidade de adquirir conhecimento e a significativa relação com o foco em soluções de problemas respectivos a limites de tempo - que pode ser verificada por testes como GRE, GMAT, LSAT e outros de aptidão -é uma diferença individual (dentre outras tratadas pelo nosso conteúdo) que pode ser classificada como.
R: Capacidade Cognitiva
A Inteligência cultural é capacidade de agir frente a diferenças, selecionando as indústrias e as atividades relevantes à própria capacidade. Influencia o julgamento de diferenças nos outros e a criação de relacionamentos. Linn van Dyne e Soon Ang a define em quatro quocientes culturais:
Estratégia: interpretando e entendendo experiências interculturais. II. Conhecimento: entendimento de normas de interação, valores estéticos, linguagens e sistemas legais, entre outros.III. Motivação: interessando-se em experimentar e em interagir com outras culturas. IV. Comportamento: não modifica o comportamento verbal e o não-verbal para se adequar a diferentes culturas.
 R: Apenas I, II e III estão corretas
A capacidade de analisar as próprias emoções e as dos outros e de utilizar a informação para uso produtivo é conhecida como
R: Inteligência emocional
O supervisor para ter um bom desempenho gerencial quanto à diferenciaçãoentre indivíduos deve considerar o que uma pessoa é capaz de fazer e os padrões de como a pessoa pensa, age e se comporta. Assim, ele estará avaliando as duas categorias de diferenciação que são chamadas de:	
R: Capacidade e personalidade
O grau de influenciação de um gestor para com sua equipe pode variar de acordo com as circunstâncias que venham a ser seguidas por eles, assim a teoria do aprendizado social pode ser baseada em:
R: Fatores ambientais, cognitivos e comportamentais
O pesquisador Albert Bandura formulou a teoria do aprendizado social através da relação e interação entre três fatores principais. Assinale a alternativa correta:
R: Pessoa, Comportamento, Ambiente.
O pesquisador Albert Bandura formulou a teoria do aprendizado social através da relação e interação entre três fatores principais. Quais são eles?
R: Pessoa, comportamento e ambiente.
1 Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros. Neste caso estamos lidando com:
R: o autoconhecimento
2 Autoeficácia refere-se a quanto a pessoa acredita ser capaz de agir de acordo com os resultados que deseja obter com êxito. A autoeficácia positiva é a convicção de que alguém está apto a ter sucesso em um comportamento, e a autoeficácia negativa pode levar o indivíduo a ser mais propenso a sequer tentar manifestar um comportamento (FRIEDMAN; SCHUSTACK 2004). As Pessoas com baixa autoeficácia acreditam que: I)	São menos capazes de conseguir resultados. II). Não são dependentes de estímulos externos (ações consideradas motivadoras por parte de colegas e gerência). III). Dependem mais da aprovação de colegas e supervisores. IV). Podem ser indivíduos cronicamente satisfeitos com seus trabalhos. Quais estão corretas?
R: Apenas I e III
3 Com relação ao vigor físico, diversos estudos apontam para uma relação direta entre condição física e desenvolvimento mental, assim como capacidade de processar informações. Christopher Neck desenvolveu estudos dessa associação, culminando no livro para o consumidor final Fit to Lead (Em boas condições para liderar), onde isola três elementos da boa condição física:
R: Boa condição do corpo, boa condição de nutrição e boa condição mental.
4 Não são todos os funcionários que desenvolvem sintomas de estresse, mesmo que a quantidade de aborrecimentos diários e eventos estressantes no ambiente de trabalhos sejam distribuídos entre eles. Quais os comportamentos relacionados abaixo estão presentes nos indivíduos com vigor psicológico? I- Perseverando em tempos difíceis, comprometido com resultados. II- Evitando o desespero e falta de esperança. III- Estudando o ambiente que o cerca e suas variações. IV. Considerando problemas como desafios e não como ameaças.
R: Apenas as questões I, II e IV estão corretas.
5 Estudos de Khan e da AT&T na década de 80, isolaram três fatores que estão presentes nos indivíduos com vigor psicológico, segundo o que estudamos na aula 8. Assinale a resposta que indica, corretamente, quais são estes fatores mencionados no enunciado desta questão
R: Comprometimento, Controle e Desafios
6 Sabemos que várias são as situações que podem ser classificadas como favorecedoras ao estresse. Baseado nesta firmativa, assinale a opção de resposta dentre as propostas a seguir, que NÃO SE ADEQUA nesta classificação
R: Boa comunicação
7 Existem muitos estímulos que podem desencadear o estresse, entre eles, estar exposto a condições como:
R: 	falta de recursos materiais, exigência física e psíquica superior ao que corresponde à função
8 Identifique qual das opções NÃO se refere as fontes consideradas de estresse:
R: A prática de atividade física regularmente;
1 É um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais, e pode ser defnida como uma influência interpessoal exercida em uma dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
R: Liderança
2 O poder é a base de qualquer liderança. É com o poder que o líder exerce influência sobre as pessoas. Contudo, nem sempre a liderança está apoiada em burocracia. Ela pode ser exercida de diferentes formas. Em nossa aula online aprendemos que existem quatro tipos de poder: de posição, de recompensa e coerção, de especialização e de referência. Identifique a seguir a única alternativa que apresenta corretamente a descrição do poder de referência:
R: 	caracterizado pelas habilidades sociais do líder, como o carisma e outros traços de personalidade
3 Indique as afirmativas corretas: I: A liderança é a capacidade de influenciar pessoas a atingir metas. II : A teoria dos traços tem por proposta a identificação das características de personalidade, físicas ou intelectuais que líderes bem sucedidos têm em comum. III: Teorias comportamentais objetivam analisar o comportamento de líderes bem sucedidos para, assim, identificar um padrão.
R: Todas as afirmativas estão corretas.
4 Para White e Lippit, apud Chiavenato (2004, p. 186), existem três tipos de liderança. São elas?
R: autocrática, liberal e democrática
5 Assinale a alternativa incorreta:
R: Todo gestor capaz de elaborar planos de trabalho é um líder.
6 No que se refere à liderança a diferença entre a teoria dos traços e a comportamental é respectivamente:
R: A teoria dos traços acredita o indivíduo apresenta na sua personalidade características que o definem como um líder nato enquanto a teoria comportamental acredita que as características de liderança podem ser adquiridas através de treinamento.
7 Segundo estudos realizados e apontados por Bruce Tulgan, bons gerentes apresentam cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho, de acordo com esta explanação, marque a opção incorreta:
R: Estabelecer metas mensuráveis e não responsabilizar as pessoas por essas metas.
8 A liderança, ou mais propriamente, o estilo de liderança adotado pelos líderes diferencia as organizações.As empresas modernas precisam de líderes que ajudem a estabelecer a visão, que gerenciem pessoas fornecendo feedback constante, que têm um papel de facilitador, onde a equipe analisa os fatos e cria as respostas mais eficazes e inovadoras. No caso, este estilo refere-se a liderança:
R: 	centrada nas pessoas
Dentre as principais atividades dos gestores clássicos, podemos citar:
R: 	. Lidam com complexidade; Planejam e organizam;
2 Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamento real dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais: I - Interpessoal: lidar com relacionamentos. II - Informação: transferir informação. III - Decisão: tomar decisões. Dentre as alternativas propostas, assinale aquela que classifica corretamente estas proposições do enunciado.
R: As alternativas I, II e III estão corretas.
3 Geralmente os líderes utilizam de poder, influência e autoridade para conseguirem persuadir pessoas ou até mesmo grupos a realizar as atividades conforme seu desejo ou necessidade.O mais importante, no entanto para que se exerça a liderança é que o indivíduo tenha conhecimento, informações e segurança sobre o que está fazendo, pois assim certamente seu poder de persuasão será ainda maior. Assim, aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o mesmo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados, seria o:
R: líder democrático
4 Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamentoreal dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais. Assinale a única alternativa que apresenta estes papéis:
R: Interpessoal, Informação e Decisão.
5 A teoria da grade gerencial, desenvolvida por Robert Blake e Jane Mouton na década de 60, enxerga uma distinção importante de prioridades que líderes precisam decidir. Essas prioridades é que vão possibilitar uma série de combinações e graduações de estilos gerenciais. Os dois tipos de prioridades são:
R: De um lado a prioridade nas pessoas, de outro a prioridade nos resultados.
6 Segundo estudos realizados por Bruce Tulgan,da Rainmaker Thinking Inc, bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho. Assinale a única alternativa que não foi contemplada nesses estudos:
R: Definir os gastos do seu centro de custos
7 Eduardo é um consultor de organizações que foi contratado pela Ômega Digital para identificar o comportamento dos seus líderes de equipes. Após alguns dias de pesquisa, Eduardo percebeu que Sergio sabia se dirigir as pessoas e, com facilidade, convencia-as sobre o que fazer. Ana Claudia era bastante técnica, dominava os conceitos e conhecia a maioria dos clientes e suas necessidades. Seus liderados frequentemente procuravam-na para solucionar problemas, para responder perguntas ou para ensinar o que fazer. Por fim, Antonio, no cargo há muitos anos, tinha um perfil mais sóbrio e não hesitava quando sua atuação como líder era exigida. Ele era capaz de orientar e decidir com objetividade. Identifique em quais dos papéis descritos por Henry Mintzberg se enquadram Sergio, Ana Claudia e Antonio, respectivamente:
R: Interpessoal, informacional e decisorial.	
8 Do ponto de vista do desempenho gerencial, existem duas categorias importantes que definem a diferenciação entre indivíduos, são elas:
R: Capacidade e personalidade

Continue navegando