Buscar

Legislação e pratica trabalhista 2015.2

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (313607)
Legislação e Prática Trabalhista (CTB01)
Prova: 4018682
QUESTÃO:
1. O Direito do Trabalho no território brasileiro, assim como em nível mundial, possui um contexto histórico de evolução das relações de trabalho, para que houvesse o alcance da realidade que possuímos na atualidade. Certamente é constituído de um processo que teve marcos significativos centrados principalmente nos textos constitucionais e nas leis infraconstitucionais. Diante da lógica apresentada, escreva uma redação com o tema: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO DO TRABALHO, abrangendo como fontes as nossas constituições até a de 1988.
RESPOSTA ESPERADA:
O texto deve conter uma narrativa da história do Direito do Trabalho no Brasil, devendo de forma imprescindível fazer menção a:
1. Escravidão.
2. Constituição de 1824: aboliu as corporações de ofício; Constituição de 1891: Reconheceu a liberdade de associação; Constituição de 1934: Primeira constituição brasileira a tratar especificamente do Direito do Trabalho, com a garantia da liberdade sindical, isonomia salarial, salário mínimo, jornada de oito horas de trabalho, proteção do trabalho das mulheres e menores, repouso semanal, férias anuais remuneradas; Constituição de 1937: Marca uma fase intervencionista do Estado, de cunho eminentemente corporativista, foi instituído o sindicato único imposto por lei, vinculado ao Estado. Estabeleceu-se a competência normativa dos tribunais do Trabalho. A greve e o lockout foram considerados recursos antissociais, nocivos ao trabalho e ao capital; Constituição de 1946: Considerada uma norma democrática, encontramos a participação dos trabalhadores nos lucros, repouso semanal remunerado, estabilidade, direito de greve; Constituição de 1967: Manteve os direitos estabelecidos nas constituições anteriores; Constituição de 1988: Trata dos direitos trabalhistas nos art. 7º a 11, em seu Capítulo II, Dos Direitos Sociais, do Título II, Dos Direitos e Garantias Fundamentais.
2. Avaliação II - Individual e sem Consulta (313608)
Legislação e Prática Trabalhista (CTB01)
Prova: 4018710
X = Questão Cancelada
01	02	03	04	05	06	07	08	09	10
A	D	B	X	C	D	C	C	C	A
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (313609)
Legislação e Prática Trabalhista (CTB01)
Prova: 4019204
QUESTÃO:
1. As férias são um período destinado ao descanso e ao restabelecimento da saúde mental e física do empregado. Dentro do período concessivo, cabe ao empregador definir o melhor período de gozo a ser concedido ao empregado. Existe uma diferença considerável entre as férias individuais e as coletivas. Diante da temática, disserte sobre as peculiaridades existentes nas férias coletivas.
RESPOSTA ESPERADA:
A data de concessão das férias coletivas é definida pelo empregador. O menor gozará das férias coletivas na data imposta pelo empregador, e não nas férias escolares, caso não coincidam. Privação dos membros da mesma família usufruírem férias no mesmo período. Impossibilidade de conversão do período em dinheiro, salvo se constar expresso no acordo coletivo.
QUESTÃO:
2. Maria foi aprovada no processo seletivo para o doutorado, e para que possa cursar as disciplinas, optou por ausentar-se do trabalho, o que lhe foi permitido pela direção da empresa. Diante da narrativa, o contrato de trabalho de Maria será suspenso ou interrompido? Justifique sua resposta.
RESPOSTA ESPERADA:
O contrato de Maria será suspenso, pois ela não prestará o serviço nem receberá salário, pois estará se qualificando profissionalmente.
QUESTÃO:
3. Carla foi aprovada no processo seletivo de uma empresa de grande porte. Para que possa iniciar suas atividades, foram-lhe requisitados a CTPS e o exame admissional. Diante da narrativa, responda quem é o responsável pelo pagamento do exame admissional e qual o prazo que o empregador possui para realizar o registro na CTPS. Ainda, contemple em sua resposta o que é necessário para que Carla tenha direito ao salário-família.
RESPOSTA ESPERADA:
O responsável pelo pagamento do exame admissional é o empregador. O prazo para assinar a CTPS de Carla é de 48 horas. Para ter direito ao salário-família, é necessário ter filho menor de 14 anos ou inválido, além de ser devido apenas aos trabalhadores de baixa renda.
4. Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta (313610)
Legislação e Prática Trabalhista (CTB01)
Prova: 4019694
X = Questão Cancelada
01	02	03	04	05	06	07	08	09	10	11	12
D	C	X	B	D	D	B	A	D	A	B	A
13	14	15
B	A	C

Continue navegando