Buscar

Resumo Fundamentos de Comércio Exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Fundamentos de Comércio Exterior
Assuntos abordados:
Definição de Comércio Internacional e Comércio Exterior
Rota da Seda
Relação com outras disciplinas
Teorias do Comércio Exterior
Comércio internacional e Comércio Exterior
Definido como relações econômicas entre os diferentes países, através da importação e exportação de produtos. Presente desde muito tempo na história da humanidade. Devido à importância tornou-se assunto frequente, devido ao seu contexto social e político, visando à proteção do mercado e a economia dos países. A política de protecionismo fez surgir acordos e regulamentos como a OMC - Organização Mundial do Comércio (1995) e Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (1964), atuando na promoção do equilíbrio do comércio Global.
Rota da Seda
Diversas rotas entre a Ásia do sul e o Oriente Médio para comercialização da seda. As embarcações oceânicas foram fundamentais para a descoberta do caminho marítimo para a Índia. 
Influência do Comércio Exterior nas outras disciplinas (abrangência)
O comércio Exterior influencia e impacta em diversas disciplinas como é o caso da engenharia através da industrialização. Aplicação de sistemas e tecnologias de informação. Administração de recursos e sua aplicabilidade, entre outros. 
Teorias do comércio Exterior
Principais:
Teoria das Vantagens absolutas
A base da teoria é maior produtividade-menor custo, ou seja, cada país deveria especializar-se nos produtos que tem vantagem absoluta em termos de produtividade, ou seja, em que o número de horas de trabalho requerido para a produção é menor. O principal objetivo de Adam Smith, ao propor a livre troca, era a abertura dos mercados internacionais aos produtos industriais ingleses.
Teoria das Vantagens Comparativas ou Vantagens Relativas
A Teoria das Vantagens Comparativas foi formulada por David Ricardo em 1817. O Princípio sugere que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Esta será, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior (cuja produção é relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especialização dos países na produção de bens diferentes, a partir da qual se concretiza o processo de troca entre eles.
Conceitos de Comércio Exterior – Ricardo e Porter
Segundo Ricardo o único fator de produção é o trabalho. Economia estática.
Porter considera vários fatores de produção. Economia dinâmica, considerando a criação da produtividade através de melhorias e inovações. Acredita no domínio de mercado e a manutenção dele através da qualidade do produto.
Liberalismo
Defende a não intervenção do estado, e dinâmica da produção através da lei da oferta e procura. Criado por Adam Smith. Acreditava que a livre competição seria o suficiente para a queda de preços das mercadorias.
Neoliberalismo
Redefinição do liberalismo clássico é a crise do capitalismo, decorrente da intervenção do estado. Os princípios básicos são: 
Globalização, pouca intervenção do estado, privatização, abertura da economia, desburocratização do estado, livre circulação de capitais internacionais e mínima participação de estatal na economia do país.

Outros materiais