Buscar

MODELO DE AVALIAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MODELO DE AVALIAÇÃO
DIREITO CIVIL I
01. Julgue os itens a seguir:
a) Serão anuláveis os negócios jurídicos gratuitos celebrados por devedor insolvente, ainda que a insolvência não se revele notória, ou inexista motivo para ser reconhecida do outro contratante.
b) Se o adquirente dos bens do devedor insolvente ainda não tiver pago o preço e este for, aproximadamente, o corrente, desobrigar-se-á depositando-o em juízo, com a citação de todos os interessados. Delineada assim a situação, é correto afirmar que não houve a consumação de fraude.
c) A legitimidade para o ajuizamento de ação pauliana, também conhecida como ação revocatória, fica restrita aos credores quirografários cuja garantia se tornou insuficiente.
d) A fraude contra credores, diferentemente da fraude a execução, é reconhecida de forma incidental ao processo o qual foi praticada, não sendo exigido o ajuizamento de ação autônoma. Assevere-se ainda que na fraude contra credores, o desfazimento do negócio fraudulento aproveita a todos os credores e não somente ao credor que intentou a medida judicial.
2. Julgue os itens a seguir:
a) Entre os pressupostos de existência do negócio jurídico figuram a idoneidade do objeto (segundo a qual o objeto deve ser lícito, possível, determinado ou determinável) e a finalidade negocial (que consiste na vontade qualificada pelo propósito de criar efeitos jurídicos).
b) Caracterizada a fraude contra credores, a pretensão anulatória do credor deverá ser intentada contra o devedor insolvente e a pessoa que com ele celebrou a estipulação considerada fraudulenta. Acrescente-se ainda que inexiste previsão legal que autorize a inclusão de terceiros como legitimados passivos.
c) Nem sempre o dolo praticado por terceiro tornará anulável o negócio jurídico. Assim também deve ser entendida a coação praticada por terceiro. Mencione-se ainda que, caso reste anulado o negócio, a disciplina jurídica dispensada pelo Código Civil aos referidos vícios revela-se diferente.
d) Entre os requisitos de validade do negócio jurídico, está a capacidade do agente. Sendo assim, não pode o incapaz figurar como parte de um contrato.
3. Julgue os itens a seguir:
a) O erro acidental não compromete a validade do negócio jurídico. Tal raciocínio também é empregado em relação ao dolo acidental. Entretanto, diferentemente do que ocorre em relação ao erro acidental, a parte enganada no dolo acidental pode requerer indenização pelas perdas e danos suportadas.
b) De acordo com o previsto no Código Civil, se ambas as partes procederem com dolo, nenhuma pode alega-lo para anular o negócio, e nem pleitear indenização.
c) Entre os elementos obrigatórios para a caracterização do estado de perigo está a assunção de obrigação excessivamente onerosa. Acrescente-se ainda que o estado de perigo pode ocorrer tanto em negócios jurídicos unilaterais como em negócios jurídicos bilaterais.
d) Considera-se condição a cláusula que, introduzida no negócio pela vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto. Acrescente-se que a condição figura entre os elementos acidentais do negócio.
4. Julgue os itens a seguir:
a) São consumíveis de fato (ou naturalmente consumíveis) tanto os bens móveis cujo uso importa destruição imediata da própria substância, como os destinados à alienação.
b) A possibilidade de fracionamento sem alteração na sua substância ou prejuízo do uso a que se destinam, não é, segundo o Código Civil, o único aspecto que deve ser considerado para a caracterização da divisibilidade dos bens.
c) A classificação de um bem como imóvel não depende apenas da sua natureza. Idêntico raciocínio pode ser empregado em relação aos bens fungíveis.
d) Consideram-se imóveis para os efeitos legais as energias que tenham valor econômico; os direitos reais sobre objetos imóveis e as ações correspondentes; bem como os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações.
5. Mesmo devidamente caracterizada a lesão, é possível, de acordo com o previsto no Código Civil, que o negócio jurídico não seja anulado. Explique a presente afirmativa.

Outros materiais