Buscar

TRABALHO DE BROMATO

Prévia do material em texto

CLASSIFICAÇÃO DOS AMINOÁCIDOS
- ESSÊNCIAS,
-NÃO ESSENCIAIS
-CONDICIONALMENTE ESSENCIAIS.
-DOENÇAS PATOLÓGICAS RELACIONADA A CADA UM DELES.
Aminoácidos não essenciais
• Aminoácidos Não Essenciais: são aqueles que o organismo humano pode sintetizar: o alanina o asparagina o cisteína o glicina o glutamina o histidina o prolina o tirosina o ácido aspártico (aspartato) o ácido glutâmico (glutamato)
Aminoácidos Essenciais
• Aminoácidos Essenciais: são aqueles que Não podem ser sintetizados pelo organismo humano, portanto, são somente adquiridos pela a ingestão de alimentos: o arginina o fenilanina o isoleucina o leucina o lisina o metionina o serina o treonina o triptofano o valina.
Aminoácidos Condicionalmente Essenciais
• Aminoácidos Condicionalmente Essenciais: são aqueles que tornam-se essenciais em determinadas Situações Patológicas ou em organismos jovens e em desenvolvimento: o arginina o glutamina o glicina o prolina o tirosina o cisteína
PATOLOGIA RELACIONADA A CADA AMINOÁCIDOS CITADO.
(AA) ESSENCIAIS:
- TIROSINEMIA é uma deficiência da atividade de alguma das enzimas envolvidas na rota da degradação da TIROSINA, aminoácido não essencial sintetizado nos animais a partir da FENILALANINA, e é o ponto de partida para a síntese das catecolaminas (epinefrina e dopamina), hormônio tireóide e pigmento de melanina.
-A fenilcetonúria
É uma doença do metabolismo produz a  incapacidade de decompor um aminoácido essencial. Devido à deficiência na enzima fenilalanina hidroxilase (PAH), enzima responsável pela metabolização da fenilalanina, este aminoácido acumula-se em quantidades tóxicas para o organismo. O seu tratamento consiste em fazer uma dieta específica. É uma doença do metabolismo de origem hereditária mais comum. Esta é detectada ao fazer o teste do pezinho logo à nascença nos primeiros 15 dias de vida.
(AA) NÃO ESSENCIAIS:
HOMOCISTINÚRIA
A homocistinúria é causada pela falta da enzima necessária para metabolizar a homocisteína. O distúrbio pode causar diversos sintomas, incluindo redução da visão e anomalias esqueléticas.
As crianças com homocistinúria não são capazes de metabolizar o aminoácido homocisteína, que, juntamente com determinados subprodutos tóxicos, se acumula e pode causar vários sintomas. Os sintomas podem ser leves ou graves, dependendo do tipo específico de defeito enzimático.
(AA) CONDICIONALMENTE ESSENCIAIS:
Isquemia do miocárdio: angina, infarto agudo do miocárdio (IAM) e insuficiência cardíaca
Em estudos clínicos e experimentais, observou-se que a isquemia cardíaca ocasiona rápida depleção de carnitina. Tal depleção, associada ao acúmulo de ésteres de acilcarnitina no miocárdio, pode levar a danos na membrana das células cardíacas e prejuízos na atividade elétrica e contrátil do coração10. Com o fluxo sangüíneo reduzido, o processo de produção de energia é limitado.

Continue navegando