Buscar

Muito Além Do Peso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Muito Além Do Peso (Way Beyond Weight)
Documentário ● Livre
Direção: Estela Renner
Fotografia: Renata Ursaia
Montagem: Jordana Berg
Música: Jukebox
Produtor: Marcos Nisti, Juliana Borges
Produção: Maria Farinha Filmes
	Colaboração especial de Bárbara Hatzlhoffer Lourenço, nutricionista, doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP
	O documentário "Muito além do peso" (Brasil, 2012), dirigido por Estela Renner e apoiado pelo Instituto Alana. Ao apontar que, devido à epidemia de obesidade infantil, pela primeira vez na história crianças apresentam sintomas de doenças de adultos, como problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2, seus idealizadores propõem elucidar o papel e o envolvimento do governo, dos pais, das escolas e da publicidade na temática.
	Cerca de um terço das crianças brasileiras apresenta excesso de peso, logo a obesidade infantil é um problema de saúde pública que merece uma abordagem ampla e interdisciplinar na discussão de suas causas e consequências. Para dar conta dessa missão nada simples, "Muito além do peso" conta com uma série de depoimentos de especialistas do Brasil e do exterior em variadas áreas do conhecimento, além de uma extensa lista de profissionais consultados para elaboração do material exibido no documentário, e apresenta casos de obesidade infantil provenientes de diversas regiões do nosso país.
	Em resumo, O filme apresenta dados chocantes acerca da interação da saúde do brasileiro com aspectos sociológicos (referentes à mídia, à propaganda, à educação, aos círculos de convivência), nutricionais, entre outros. O choque que o filme pretende causar no espectador é, na verdade, para abrir os olhos em relação ao descaso do povo para com a alimentação, sobretudo, dos filhos. As futuras gerações estão ficando mais obesas do que antigamente (quando havia até mais subnutrição do que obesidade e sobrepeso). Infelizmente, esse comportamento tornou-se comum para muitas pessoas.
	Nós podemos ver por essa produção (a qual não tem medo de encarar grandes marcas de alimentos) que a obesidade e o sobrepeso tornaram-se questão de saúde pública. Não se pode ignorar os dados, como a informação de que aproximadamente um terço da população brasileira está acima do peso. Isso tem levado crianças bem jovens a apresentarem doenças de adultos, como problemas cardiorrespiratórios, diabetes tipo 2, depressão, ansiedade.
	A tarefa dos pais de educar os filhos tem sido diminuída. Isso pode ser explicado pela menor quantidade de tempo que eles têm passado juntos; afinal, o pai – ou os pais – têm de trabalhar para sustentar a casa, e os filhos têm de ir à escola. Entretanto, o papel da educação destes, que antes cabia aos pais e à escola, tem sido delegado também à mídia. A mídia tem feito um trabalho ostensivo a fim de vender mais e mais, estimulando consumismo, mesmo que isso vá contra a saúde da população. As crianças estão expostas a tudo isso, e são mais suscetíveis aos apelos da propaganda. Não podemos subestimar os efeitos disso, já que, segundo o filme, a televisão (meio de difusão da propaganda) é como uma babá formada em Harvard dentro da sua casa.
	Em algumas regiões do país, o acesso à alimentos de qualidade também é precário, ou fica muito longe de onde as pessoas moram. Muitos municípios afastados das grandes cidades encontram-se nessa situação. Enquanto isso, mais e mais alimentos industrializados com pouco valor nutritivo e alto potencial de engordar são comercializados por quase toda parte com a permissão dos órgãos de controle de alimentos.
	Nos EUA, gasta-se muito mais tentando convencer a população de que não é tão ruim comer fast-food do que em campanhas que estimulem estilos de vida saudáveis.
Além disso, as crianças têm praticado menos esportes.  Algumas crianças não têm disciplina de educação física na escola. Há o relato de uma criança que tem educação física, mas apenas teoria. Algumas vezes, existe apenas um dia reservado à disciplina durante a semana, ou poucas horas, ou as duas coisas juntas.
	Enfim, acredito que o filme esteja mais centrado na questão dos fatores da obesidade e do sobrepeso nas crianças, e existem vários… Numa família cujos pais são obesos, por exemplo, a probabilidade de as crianças crescerem obesas é maior. Além disso, a criança pode se sentir excluída dentro da escola se comer coisas diferentes de seus colegas, não basta ter a vontade de mudar a alimentação, de procurar comer alimentos saudáveis. Uma criança pode não estar bem psicologicamente também, ansiosa, e procurar sanar a ansiedade comendo mais.
	Penso que, se fosse criada uma disciplina de educação alimentar na escola, como o documentário sugere, as pessoas teriam mais conhecimento sobre o conteúdo das comidas, e isso poderia ajudar bastante a reduzir os índices de obesidade.
	É isso, podes ver o filme, e conferir os extras também, como a entrevista de Danilo Gentili a Estela Renner (Direção) e Marcos Nisti (Produção Executiva) no programa “Agora é Tarde” da Band.

Outros materiais