Buscar

UAN 2 - AVALIANDO 2017.2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402613696)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Taxa de Absenteísmo (TA) numa Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é utilizada para avaliar o desempenho do serviço como um todo, refletindo também, a qualidade da administração. Uma UAN com 30 empregados que registrou no mês de abril/2014 uma média de ausência diária de 1,5 apresentou taxa de absenteísmo de:
		
	 
	5%
	
	1%
	
	4%
	
	3%
	
	2%
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403245349)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os aspectos físicos do serviço de alimentação e, em especial, os fatores que interferem diretamente na produção e os que proporcionam condições favoráveis à ambiência do trabalho, julgue as assertivas assinalando (V), se forem verdadeiras e (F), se forem falsas. Justifique as alternativas falsas. ( ) Considerando o efeito negativo do ruído em uma serviço de alimentação, devem-se tomar medidas que visem à redução dos ruídos, e uma delas é incentivar projetos no serviço de alimentação, com formas circulares ou côncavas, pois não concentram o som no ambiente. ( ) A melhor localização do serviço de alimentação, é em andares superiores, pois facilita o acesso de fornecedores e a remoção do lixo, por não estar exposto em áreas abertas, e mantém o ambiente arejado, por ser mais alto. ( ) A cor vermelho é utilizado para identificar perigo, sendo muito utilizado nas áreas de extintores de incêndio.
		
	
	V-V-V
	
	V-F-V
	
	F-V-F
	 
	F-F-V
	
	F-F-F
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403048581)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A montagem de cardápios deve levar em consideração diversos fatores técnicos, socioeconômicos e culturais. Nesse contexto, avalie as alternativas a seguir: I - O planejamento de cardápios leva em consideração a preferência sensoriais dos consumidores, buscando-se também alternativas mais saudáveis, desconsiderando-se os custos. II - Para tornar viável economicamente um serviço de alimentação, os custos devem ser reduzidos e isso pode ser feito baixando-se a qualidade higiênica e nutricional. III - A montagem de cardápios deve considerar, entre outros fatores, carências e excessos nutricionais, hábitos alimentares e satisfação dos consumidores. IV ¿ A composição dos cardápios e refeições interfere em seus custos.
		
	
	III, apenas
	
	I e III
	
	II e III
	
	IV, apenas
	 
	III e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403016190)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o livro Os Serviços de Alimentação - Planejamento e Administração, de Iracema de Barros Mezomo, em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) para coletividades sadias os valores para a taxa de resto ingestão aceitáveis devem ser:
		
	 
	Até 10%
	
	Entre 16 e 20%
	
	Entre 13 e 15%
	
	Não superior à 13%.
	
	Entre 11 e 12%
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403245623)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Guia Alimentar para a População Brasileira afirma que: ¿A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro, harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.¿(BRASIL, 2014, p.8). Pode-se afirmar que para atingir o proposto pelo Guia, quanto a uma alimentação adequada e saudável, considerando as modalidades previstas para a alimentação coletiva, que podem atender ao PAT:
		
	
	Os objetivos do Guia são sugestões para o indivíduo e não tem relação com a execução do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT);
	
	Tanto a modalidade de autogestão quanto concessão (terceirização) com refeição convênio, cartão alimentação garantem o total cumprimento das proposições do Guia Alimentar.
	
	A modalidade de autogestão ou serviço próprio é a única opção;
	
	A modalidade de concessão ou terceirização com refeição convênio garante o propósito do Guia por proporcionar principalmente a harmonia entre a qualidade e quantidade;
	 
	A modalidade de concessão ou terceirização com refeição produzida no local seja através de mandato ou preço fixo (gestão direta) poderá atender aos requisitos do Guia, dependendo do serviço contratado e profissional nutricionista envolvido;

Continue navegando