Buscar

PROCESSO CIVIL 2 - AULA 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 6
Max adquiriu um notebook, marca Optmus prime, com objetivo para preparar suas aulas de filosofia. No entanto, o computador, com apenas 03 semanas de uso, deu pane no sistema o que levou Max ajuizar a demanda em face do fabricante pleiteando a substituição do note mais indenização pelos transtornos sofridos, vez que não obteve sucesso nas tentativas de solucionar administrativamente o conflito. O juiz, na fase instrutória, distribuiu de forma dinâmica o ônus da prova determinando que o autor produza prova suficiente sobre o alegado na inicial. Diante dessa decisão indaga-se: 
a) O juiz agiu em conformidade com as regras sobre a distribuição do ônus da prova? 
N ão , tendo em vista a relação de consumo presente no caso, quando demonstra uma clara hipossuficiência do consumidor diante do fabricante, devendo ser aplicada a inversão do ônus da prova em favor do consumidor.
b) Considerando a regra geral do ônus da prova, como ordinariamente deve ser distribuído o ônus? 
Pertence ao autor o ônus da prova quanto ao fato constitutivo de seu direito, e ao réu , quanto a existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do Autor.
c) É possível a utilização de prova produzida em outro processo no caso acima? Quais os critérios para utilização dessa espécie de prova?
É possível a utilização da prova produz ida em outro processo, devendo ser verif içado se a prova foi produzida entre as mesmas partes, sob pena de infração ao princípio do contraditório.

Continue navegando