A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
apol gestao e mapeamento de processos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
No ciclo de vida do Business Process Modeling (BPM), há uma de suas fases que tem as seguintes finalidades: (1) entender os atuais processos organizacionais no contexto das metas e objetivos desejados; (2) obter e entender as informações oriundas de planos estratégicos, modelos de processos, medições de desempenho e mudanças nos ambientes externos; e (3) entender completamente os processos de negócio da organização no escopo considerado. Nesse caso, assinale, dentre as alternativas abaixo, o nome da fase do ciclo de vida do BPM que tem tais finalidades.
Nota: 20.0
	
	A
	 Análise de Processos de Negócio
Você acertou!
Antes de iniciar um mapeamento de processos, faz-se necessário passar pela fase de “Analise de Processos do Negócio”, que é a base para início do trabalho de desenho e modelagem de processos.
	
	B
	Desenho e Modelagem de Processos de Negócio.
	
	C
	 Implementação de Processos
	
	D
	 Monitoramento e Controle de Processos.
	
	E
	 Refinamento de Processos
Questão 2/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Para definição de como iniciar um trabalho de mapeamento dentro de uma empresa, dois principais modos de abordagem podem ser utilizados. Tanto um como outro, cumpre o objetivo de ser uma alternativa de trabalho. Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	a) ( ) Efeito bidê (bottom-up ou de baixo para cima): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, brainstorm com a direção ou determinação de executivos.
	
	B
	b) (  )  Abordagem direta (bottom-up):  É a abordagem mais comum e a mais utilizada na condução de mapeamentos, através de fluxogramas.
	
	C
	c) (  ) Efeito chuveiro (top-down ou de cima para baixo): nesta abordagem, são definidos quais são os processos organizacionais por meio de reuniões, workshops, brainstorm ou por determinação de executivos.
Você acertou!
Justificativa: Conforme descrito na rota, existem 2 critérios para abordagem para mapeamento de processos, sendo que a alternativa “c” menciona com exatidão a abordagem denominada “Efeito Chuveiro (top-down ou de cima para baixo)”, que deve ser realizada a partir do nível estratégico ou tático.
	
	D
	d) ( ) Abordagem baseada em gestão por processos (top-down), sem interferência hierárquica.
Questão 3/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Considerando o seguinte conceito existente no Business Process Modeling (BPM): "conjunto de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas". Essas atividades e comportamentos são disparados por eventos específicos e compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas, que solucionam uma questão específica. Nesse caso, esse conceito, no BPM, refere-se ao termo:
Nota: 20.0
	
	A
	Mapeamento de Processos
	
	B
	 Visão Sistêmica
	
	C
	 Processo
Você acertou!
algumas vezes ocorre uma mistura de conceitos referentes a processos e mapeamento de processos. Um conjunto de atividades e tarefas são elementos que compõem um processo e o mapeamento é uma ferramenta gerencial e de comunicação que proporcionará uma leitura da condição atual dos processos para que se possa propor as melhorias necessárias.
 
	
	D
	Modelagem;
Questão 4/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A priori, mapear processos através de fluxogramas ou outro tipo de notação, parece ser algo relativamente fácil, mas não é bem assim. Processos mal mapeados não irão traduzir a realidade da empresa estudada. Para evitar falhas no mapeamento de processos, alguns passos (ou regras) devem ser seguidos (utilizados) como referência. Entre esses passos podemos destacar:
Nota: 20.0
	
	A
	a) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas, clientes e fornecedores do processo e elaborar fluxograma de raias.
	
	B
	b) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas e clientes do processo e criar um fluxo de processos baseado no SIPOC.
	
	C
	c) (  ) Identificar objetivos, entradas, saídas, fornecedores e clientes do processo e documentar estados atual e futuro.
Você acertou!
c) ( x ) Identificar objetivos, entradas, saídas, fornecedores e clientes do processo e documentar estados atual e futuro.
Justificativa: São 10 os principais passos para se realizar um mapeamento. A alternativa menciona 7 deles.
As outras alternativas são incorretas devido:
Alternativa “a”: Elaborar fluxograma não é um passo para o mapeamento, e sim uma ferramenta, que não precisa ser necessariamente o de raias.
Alternativa “b”: O SIPOC é uma das notações que se pode utilizar e não um passo do mapeamento.
Alternativa “d”: A análise de negócio deve anteceder ao início do mapeamento.
	
	D
	d) ( ) Identificar a análise do negócio, clientes e entradas e saídas do processo.
Questão 5/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
 
 
A figura acima apresenta os fluxos de processos que podem ocorrer dentro das empresas. Baseado no que já foi visto nos parágrafos anteriores, a principal mensagem desta ilustração é:
I. Mostrar a importância do cliente em conhecer os fluxos de processo da empresa da qual pretende adquirir um produto;
II. Definir que o centro da mudança organizacional está no foco da empresa;
III. Mostrar que o macro fluxo de processo horizontal na ilustração representa a organização por processos;
IV. Salientar que a estrutura funcional deve ser conduzida através da integração entre cliente, departamentos e hierarquia vertical.
Nota: 20.0
	
	A
	 II e III estão corretas;
	
	B
	Apenas a afirmativa II é correta;
	
	C
	 I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas a afirmativa III está correta;
Você acertou!
O grande desafio para gestão das empresas está na dificuldade de romper barreiras entre um modelo tradicional de estrutura funcional (visão vertical da empresa) para um modelo de organização por processos (visão horizontal).