Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA 2 Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DISCURSIVA 2 - 2017/2
1
DISCURSIVA 2
Observando-se os estudos dos capítulos:
06. A construção da inteligência: novas tessituras
07. Infância, cultura juvenil, adulto e velho: novos rumos conceituais, apenas?
08. Estudos culturais – problematizando conceitos.
 
Leia o texto.
Era uma vez um jovem curioso e esperto que tinha sua própria forma de pensar sobre as coisas e seu próprio modo de lidar com elas. A escola não tinha muita relevância para ele, já que seus planos eram outros e estava sempre ocupado aprendendo. Por exemplo, colecionava medalhões de cada lugar que visitara. A cada dia, ia à escola com um diferente pendurado no pescoço. Um dia, sua professora disse: “Matthew, amanhã nós iremos fazer um experimento científico com metais. Aposto que você pode aprender algo interessante sobre um de seus colares.” Ele mal podia esperar para contar aos seus pais e passou a maior parte da noite discutindo qual medalhão deveria levar para a escola no dia seguinte. Finalmente, escolheu um com guarnição de prata que trouxe de uma viagem que havia feito com o avô. Pela manhã, estava com pressa para chegar à escola. Ao voltar para casa naquela tarde, compartilhou o seu novo conhecimento científico com os pais: todos os metais transmitem eletricidade em níveis diferentes, e a prata do medalhão o tornava um ótimo condutor. O garoto é bem mais velho hoje, mas ainda lembra do que aprendeu sobre a eletricidade. Também lembra dos sentimentos que tinha – de suas paixões pessoais serem genuinamente interessantes para os outros, de gostar de ajudar as pessoas a aprenderem e de gostar de ser visto. Talvez a professora não lembre daquela aula específica, mas lembra de outras vezes em que fez uma conexão especial – às vezes com um aluno, em outras com um mentor, um pai ou uma mãe, outro educador, ou alguém mais – e saiu mudada da experiência. Todos, sem dúvida, já tiveram experiências semelhantes – quando alguém acendeu sua imaginação com novos conhecimentos ou tocou um acorde profundo em você, abrindo portas que você nem sabia que existiam. Por que experiências como essas são tão poderosas?... A aprendizagem é, ao mesmo tempo, profundamente pessoal e inerentemente social; não apenas nos conecta com o conhecimento no abstrato, mas também uns com os outros.
(Fonte: The Drive to Learn: an Interview with Edward T. Hall, Santa Fe Lifestyle, (O impulso de aprender: uma entrevista com Edward T. Hall) (primavera de 1988), 12-14).
Responda:
Agregando as leituras indicadas ao texto, por que é importante relacionar processos de aprendizagem de vida com a aprendizagem da vida escolar, ao se observar essa conexão entre a vida cotidiana e a aprendizagem escolar na atualidade?
 
Apresente duas justificativas teóricas para sua defesa (a partir das teorias estudadas na disciplina).
 
Apresente texto de sua autoria, evite cópias. Escreva, no máximo, vinte linhas.
Valor: 3 pontos.
 
 
Peso: 3.0
	A aprendizagem de vida está ligada a aprendizagem escolar, pois alunos convivem com a sociedade, com os pais e principalmente com a vida escolar, onde vão obter o conhecimento, mas também á conviver com as diferenças sociais. A relação professor- aluno nas práticas educativas são importantes, pois deve haver uma conexão entre eles. A realidade da escola e seu desenvolvimento é imprescindível no sentido de propiciar condições favoráveis que possibilitem o interesse de professores e alunos. Pois dessa forma poderão conquistar o reconhecimento e a valorização de suas ações por parte de toda a comunidade escolar. Os professores que atuam nas escolas não se dão conta da importante dimensão que tem o seu papel na vida de seus alunos, também é importante a formação do professor e a compreensão que ele deve ter em relação á este assunto. Pois não há uma educação adequada ás necessidades dos alunos sem o comprometimento do professor no processo educativo. Por tanto, é preciso compreender que a tarefa docente tem um papel social e político insubstituível no momento atual, onde muitos fatores não contribuem para essa compreensão. O professor necessita assumir uma postura crítica em relação a sua atuação do ser ¿educador¿. O processo de aprendizagem humana, a interação social e a mediação do outro tem fundamental importância na escola, a interação do professor e do aluno é importante para o sucesso no processo de aprendizagem. O diálogo também é muito importante na constituição do sujeito, pois se torna capaz de mobilizar o refletir e o agir. Assim os avanços conquistados em relação aos alunos será de transformação da realidade, na perspectiva do professor e do aluno ao transmitir o conhecimento e serem capazes de compartilhar experiências, levando-os a refletir sobre seu entorno e assumir um papel mais humanizado em sua prática docente.
	 
	Comentário do professor : 
Prezado(a) aluno(a), sua resposta foi SATISFATÓRIA, pois você conseguiu relacionar processos de aprendizagem de vida com a aprendizagem da vida escolar. Profª Susana Cunha ¿ Tutora Virtual.
	Pontuação : 3

Outros materiais