Buscar

Sem título 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Um suposto empregado Manoel ajuíza reclamação trabalhista, pleiteando vínculo de emprego e verbas daí decorrentes, não obstante as atividades funcionais que tenha ocorrido mediante a celebração de contrato verbal, que não formalizou a anotação na CTPS. À luz do princípio da primazia da realidade:
	
	
	 
	o vínculo de emprego poderá ser reconhecido se, da realidade dos fatos, resultarem demonstradas a presença dos requisitos necessários para a configuração do contrato de trabalho.
	 
	prevalece o contrato celebrado entre as partes, por força do princípio intangibilidade
	 
	o vínculo de emprego será sempre reconhecido porque houve uma prestação de trabalho mediante a remuneração.
	 
	prevalece o contrato celebrado entre as partes, a menos que fique demonstrada a presença de coação ou dolo na celebração do contrato de representação de emprego
	 
	o vínculo de emprego será sempre reconhecido, uma vez que os atos visam anular, fraudar ou desvirtuar direitos trabalhistas são nulos de pleno direito, em obediência ao artigo 9º da Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201604197916)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Analise a seguinte assertiva: "Havendo interpretações divergentes em relação à mesma norma jurídica a ser aplicada em determinado caso concreto, será dada preferência àquela interpretação que mais favoreça o empregado". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito do Trabalho denominado:
	
	
	 
	Irrenunciabilidade.
	 
	Proteção.
	 
	"In dubio pro operario"
	 
	Filosófica.
	 
	Da condição mais benéfica.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604198610)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	As atividades de capatazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, vigilância de embarcações e bloco são executadas especificamente pelo trabalhador
	
	
	 
	celetista estrangeiro
	 
	avulso.
	 
	eventual
	 
	temporário
	 
	autônomo
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604198309)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	No tocante ao Poder de Direção ou de Comando do Empregador está correto afirmar:
	
	
	 
	Não existe na organização uma hierarquia, que por sua vez pressupõe o poder de organizar;
	 
	Todas as alternativas estão incorretas;
	 
	Para que este poder seja exercido, é necessário que exista o poder indisciplinar;
	 
	O empregado, ao recusar as condições do contrato de trabalho, concorda com as determinações ou ordens do empregador;
	 
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604197518)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	É correto afirmar que:
I - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito.
II - O contrato de emprego só pode ser celebrado verbalmente.
III - O contrato de emprego só pode ser celebrado por escrito ou verbalmente, não admitindo a forma tácita.
IV - O contrato de emprego pode ser celebrado por escrito, verbalmente ou tacitamente.
V - O contrato de trabalho nunca pode ser verbal.
	
	
	 
	A opção V é a única válida. 
	 
	A opção II é a única válida.
	 
	A opção I é a única válida. 
	 
	A opção IV é a única válida. 
	 
	A opção III é a única válida. 
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201604198193)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Marília deseja fazer uma reforma em sua casa e contratou um arquiteto, profissional liberal, para fazer um projeto. Marília informou o que objetivava em sua obra e a partir do seu desejo, o profissional desenvolveu o trabalho. Foi pactuado um contrato de prestação de serviços, sendo, estabelecido, um prazo para conclusão do trabalho e um valor de pagamento. Neste caso hipotético, o trabalhador caracteriza-se como : 
	
	
	 
	Gratuito
	 
	Voluntário
	 
	Empregador
	 
	Autônomo
	 
	Empregado
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201604197875)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A equiparação salarial exige que o Reclamante e o paradigma tenham, nas mesmas funções diferença de tempo não superior a:
	
	
	 
	5 anos.
	 
	7 anos.
	 
	3 anos.
	 
	2 anos.
	 
	6 anos.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201604198223)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Considerando a afirmativa que: Remuneração é o gênero do qual o Salário é espécie. Assim, todo salário é remuneração, mas nem toda remuneração é salário. Aponte a diferença existente entre essa forma de pagamento ao empregado:
	
	
	 
	É todo pagamento feito de forma abaulado pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	 
	É todo pagamento feito direta pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	 
	É todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	 
	É todo pagamento feito indireta pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	 
	É todo pagamento feito de forma inclinado pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201604197963)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Tratando-se de alteração no contrato de trabalho é correto afirmar: 
	
	
	 
	Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por interesse exclusivo do autor, e ainda assim desde que resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia
	 
	Nos contratos individuais de trabalho o empregador poderá alterá-lo em qualquer hipótese, ainda, que cause prejuízos para o empregador. 
	 
	Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia
	 
	Nos contratos individuais de trabalho nunca é possível alteração do contrato de trabalho. 
	 
	Nos contratos coletivos de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201604198601)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A interrupção e a suspensão são dois institutos que inviabilizam a extinção do contrato de trabalho, contudo, o elemento comum é de que nos dois institutos há a sustação do empregado prestar serviço e de estar à disposição do empregador. No cenário celetista deparamos com inúmeras situações, como, por exemplo: I- férias II - afastamento do empregado por doença até o 15º dia; III - falta injustificada IV - o período de greve abusiva V - Suspensão disciplinar VI- Aposentadoria por invalidez. VII- Participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador VIII- Doação se sangue uma vez no período de 12 meses. Considerando os exemplos acima, quantos são os casos de interrupção do contrato de trabalho? 
	
	
	 
	6
	 
	4
	 
	7
5
	 
	3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais