Buscar

Higiene na Indústria de Alimentos

Prévia do material em texto

HIGIENE
	1a Questão (Ref.: 201503884454)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Existem determinados requisitos para o sucesso da implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que foram baseados em pesquisas, legislações e documentados para a utilização das indústrias, como forma de garantir a inocuidade dos alimentos. Dos princípios listados abaixo, marque a opção CORRETA:
		
	
	Estabelecer procedimentos de verificação do sistema e os limites de confiança, por serem mais seguros que os limites críticos.
	 
	Estabelecer ações corretivas para o caso de desvio dos limites críticos estabelecidos.
	 
	Estabelecer um sistema de registro para controlar todas as etapas do processo, e garantir um alimento seguro.
	
	Efetuar uma análise de risco e identificar as respectivas medidas corretivas
	
	Identificar cada ponto crítico de controle e assim para eliminar a etapa na sequência  do processo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503992492)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em estudo realizado em 2012, com o objetivo de se analisar a eficácia do Codex Alimentarius no mercado mundial de alimentos, foi definido que, sob a ótica da qualidade, a segurança alimentar significa garantir ao consumidor a aquisição de alimentos com propriedades nutricionais e sanitárias adequadas às suas necessidades.
O gráfico apresentado abaixo indica o número de notificações por assunto apresentadas à Organização Mundial do Comércio (OMC), no período de 2007 a 2011, de acordo com o Registro Central de Notificações da OMC (2011).
Com base nas informações do texto e do gráfico, avalie as afirmações a seguir.
I. Os alimentos com ¿propriedades nutricionais e sanitárias adequadas às suas necessidades¿ correspondem a alimentos de boa qualidade, livres de contaminação de natureza química, biológica ou física, ou de qualquer outra substância que possa acarretar problemas à saúde do consumidor. 
II. As notificações demonstradas no gráfico corroboram um dos objetivos do Codex Alimentarius, que é proteger a saúde do consumidor.
III. As notificações relacionadas à proteção da saúde humana e à inocuidade dos alimentos de 2010, quando comparadas às de 2011, indicam, respectivamente, aumento e redução importantes. 
IV. A inocuidade do alimento representa o somatório dos fatores relacionados à sanidade animal, proteção da saúde humana, preservação dos vegetais e outras preocupações, tais como estado de decomposição, contaminação, descoloração e odores desagradáveis.
É correto apenas o que se afirma em
		
	 
	I e II.
	
	I e III.
	
	II, III e IV.
	
	I, II e IV.
	
	III e IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504027203)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O texto abaixo foi publicado na revista Exame.com no dia 4/03/2013: "A Unilever anunciou nesta manhã que deverá retirar do mercado as 96 unidades do Ades Maçã de 1,5 litro contendo um produto de limpeza. Segundo a empresa, os produtos alterados foram distribuídos em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O problema aconteceu devido a uma falha no processo de higienização da máquina, que resultou no envase de embalagens contendo a solução de limpeza. Segundo a Unilever, os produtos remanescentes nos estoques da companhia foram retidos e os que já foram ao mercado estão sendo recolhidos". Tendo em vista o texto acima, como deveria ser classificada a contaminação do alimento:
		
	
	Microbiológica.
	
	Química e Biológica
	 
	Química.
	
	Física.
	
	Biológia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504029381)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Eduardo, cozinheiro renomado de um restaurante, apresentou-se ao serviço com tosse e corrimento nasal. Assinale a alternativa que apresenta as providências que a nutricionista deve adotar, com relação a essa situação.
		
	
	Fornecer medicamento antigripal para o cozinheiro e permitir que inicie suas atividades, a fim de não atrasar o serviço.
	
	Basta somente orientar a colocação de máscara.
	
	Fornecer ao funcionário lenços de papel para que seja evitado o contato direto das mãos com o nariz. Dessa forma, reduz-se a necessidade de higienização das mãos, tornando o trabalho mais eficiente.
	
	Orientá-lo para que evite tossir sobre os alimentos e que, ao tocar o nariz ou a boca, higienize imediatamente as mãos.
	 
	Afastá-lo da atividade de preparação de alimentos enquanto persistirem essas condições de saúde.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503884575)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de normas empregadas em produtos, processos, serviços e edificações, visando à promoção e à certificação da qualidade e da segurança do alimento. Com relação às BPF, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	No recebimento de matéria-prima devem ser realizadas inspeções de rotina e os resultados obtidos devem ser confrontados com as especificações internas do produto e das embalagens. 
	
	Pessoas afetadas por qualquer enfermidade que possa contaminar a matéria-prima, os ingredientes, o ambiente, outros funcionários ou visitantes não devem participar do processo produtivo, devendo entrar de férias e fazer o tratamento de sua doença.
	
	Procedimentos operacionais padrão devem ser elaborados na etapa final do processo e devem contemplar os resultados esperados, as principais atividades e ações corretivas.
	
	Embalagens de insumos e outros produtos devem também ser utilizados para fins diferentes daqueles que foram originariamente destinados, a fim de reduzir a quantidade de lixo.
	 
	As mãos dos manipuladores de alimentos devem ser higienizadas antes do início do trabalho, após uso dos sanitários, após manipulação de material cru ou contaminado e sempre que for necessário.

Continue navegando