Buscar

Avaliação Institucional (1)

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE IBIÚNA
CURSO DE PEDAGOGIA
ALINE MARIA DA SILVA
DAIANE FÁTIMA DO SANTOS FELIX
IZABELLA DA SILVA ROCHA
MILENA REGINA FERNANDES DE CAMARGO
ROSENILDA INÁCIO DA COSTA
 PROJETO: 
CONSTRUINDO UM AMBIENTE MOTIVADOR
IBIÚNA – SP
2017
ALINE MARIA DA SILVA
DAIANE FÁTIMA DO SANTOS FELIX
IZABELLA DA SILVA ROCHA
MILENA REGINA FERNANDES DE CAMARGO
ROSENILDA INÁCIO DA COSTA
PROJETO: 
CONSTRUINDO UM AMBIENTE MOTIVADOR
Atividade Estruturada apresentada como parte dos requisitos de avaliação da disciplina Avaliação Institucional, sob a orientação da Professora Adriana Ximenez
IBIÚNA - SP
2017
INTRODUÇÃO
A instituição Otacílio Costa, fica localizada na rua Girassol, nº 631, bairro das Flores, é uma escola pública do município de Ibiúna. Na mesma são ofertadas as modalidades de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental, atualmente ela atende 210 alunos. O contexto socioeconômico da comunidade é de baixa renda familiar. Por ser uma escola afastada do centro da cidade, conta com o apoio da comunidade, funcionários e gestores.
Almejando a melhoria educativa e visando a qualidade para atender nossos alunos e a comunidade, constatamos a urgência de reforma em alguns espaços físicos da escola, para melhor atender os alunos e garantir a segurança dos mesmos.
Nossa maior preocupação é propiciar um ambiente agradável para assegurar que nossos alunos obtenham sucesso educacional, preocupando-se com o potencial e a construção de conhecimento.
JUSTIFICATIVA
Para termos uma escola em boas condições devemos contar com um trabalho interno focado nas principais necessidades da escola, observando as potencialidades da instituição, sua organização, administração e seu contexto socioeconômico. O acompanhamento por si só, na maioria das vezes não é suficiente para manter a qualidade do ambiente educacional. Assim, logo se evidencia a importância do processo de Avaliação Institucional, a partir deste, a escola pode construir um conhecimento da sua própria realidade, buscando compreender os problemas e eventualmente estabelecer estratégias para possíveis soluções. 
OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Elaborar instrumento para coletar informações sobre os espaços físicos.
Identificar danos nos matérias e dependências da instituição.
Propor meios financeiros para reformas urgentes
METODOLOGIA
Primeiramente, consideraremos os principais recursos a serem restaurados. Esse processo será feito através da aplicação de questionários abertos (ver anexo), que serão entregues em todas as salas de aula da escola e na elaboração de um portfólio fotográfico das áreas a serem melhoradas na escola. Esses instrumentos estarão disponíveis a todos que os solicitarem, juntamente com cartazes que serão postos fora da escola, com intuito de convidar a comunidade a conhecer e participar das ações da escola, pois acreditamos que através desta avaliação possamos contar com o apoio da mesma.
Após colhermos as informações, iremos analisa-las sistematicamente enfatizando as maiores prioridades destacadas nos questionários e portfólios. Posteriormente, levantaremos orçamentos que serão necessários para a realização de todas as melhorias, os recursos financeiros para a concretização das reformas serão adquiridos, também, através de uma festa promovida pela escola.
Faremos uma distribuição de tarefas entre membros da escola para que todos estejam envolvidos neste projeto: a parte gestora cuidará da elaboração teórica e relatório final do projeto, onde organizará as etapas, tempo necessário para um bom desenvolvimento, organização das prendas arrecadadas e valores que serão necessários para a concretização final; os professores cuidarão da aplicação do questionário, confecções da decoração da festa e preparação dos alunos para apresentações; os alunos ficarão encarregados de espalhar os convites e ajudar na organização da festa de arrecadação. Em uma reunião será feita a distribuição das tarefas para cada membro que possa participar e será aberta a opinião de todos para um resultado ainda melhor.

Continue navegando